EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sábado, 21 de agosto de 2010

A importância do voluntariado



Nas cidades, nos bairros, nas ONGs, nos grupos de auto-ajuda e nos clubes, nas associações culturais e esportivas, nas instituições e nas empresas, milhões de pessoas ajudam umas às outras, ajudam a quem está em situação mais difícil e realizam atividades que beneficiam sua comunidade, seu país e nosso planeta. Muitas vezes essas pessoas nem sabem que são voluntárias. Como saber se são?

Duas definições:

  • Voluntário é aquele que dedica seu tempo, trabalho e talento, espontaneamente e sem remuneração, a causas de interesse social e comunitário.
  • O voluntariado é solidariedade e ajuda a quem precisa, mas também é defesa da natureza e do meio ambiente, cultura, esporte, lazer e diversão. É ação direta de socorro, mas também é reivindicar e lutar por uma causa.
Ao nos preocuparmos com a sorte dos outros, ao nos mobilizarmos por causas de interesse coletivo, estabelecemos laços de solidariedade e confiança mútua que nos protegem em tempos de crise, que tornam a sociedade mais unida e fazem de cada um de nós um ser humano melhor.

Pelos benefícios que traz para o próprio voluntário, para as pessoas com quem o voluntário se relaciona e para a sociedade é que o voluntariado merece ser valorizado, apoiado, divulgado e fortalecido.


Venha ser um voluntário em nossa paróquia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário