EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

domingo, 21 de novembro de 2010

Formação-Dia de Cristo Rei

Tronos, Soberanias, Principados, Autoridades, tudo foi criado por Ele e para Ele... (Colossenses)
Para os que seguem o calendário litúrgico Ocidental, 25 de novembro é dia de Cristo Rei, o último dia do calendário litúrgico do ano; ou seja, se encerra hoje o ano eclesiástico.
Muitos não parecem ver muita importância no calendário litúrgico, ou em seguí-lo, sob o argumento que é coisa de um tempo ultrapassado, coisa da Igreja Romana, enfim... Muitos sequer sabem que existe um calendário litúrgico, e o pouco que conhecem, se dá por via feriados nacionais.
Bom, feita esta pequena digressão sobre datas cristãs, fato é que, no calendário litúrgico do Ocidente, hoje é dia de Cristo Rei. E a pergunta óbvia é a que ponto ele tem reinado em nossas vidas? Será que, em tempos de tanto antropocentrismo, consumismos, e outros “ismos” queremos ainda um Rei governando sobre nossas vidas? Damos total atenção às palavras deste Rei? Não só no âmbito privado, mas também no coletivo, estamos sendo o povo do Rei? Em meio a tantas divisões, ainda conseguimos sustentar que servimos ao mesmo Rei, e que seu reino não está dividido? Em um mundo em que falar de santidade saiu de moda, podemos dizer que Cristo realmente é o nosso Rei?
Fato é que por mais que lamentemos, e nos entristeçamos, o Reino não vem em aparência externa. Ele está no meio de nós. Em locais que menos esperamos, ele se manifesta; e em locais que pensamos que ele vai se manifestar, já se foi faz tempo... Mas não deveríamos nos assustar, pois assim é todo o que é nascido do Espírito, sopra onde quer... Onde há o orgulho humano, não pode estar o reino de Deus; onde está a pompa dos homens, Cristo não pode reinar. Penso que o Reino de Cristo ainda é o Reino dos humildes, dos mansos, dos santos, dos carentes da graça de Deus; e é curioso como, tantas vezes com uma roupagem cristã prometeram, e ainda prometem, tantas vezes os reinos deste mundo. Cristo é o Rei do Universo de Fato e de Direito. Mas dá liberdade a que cada ser humano se coloque ou não a disposição deste reino.
Para os cristãos, Cristo não é somente Salvador. É Senhor também. Ele não vê os nossos corações como o homem o vê. E a grande questão que somente cada um de nós pode se perguntar é: o quanto realmente Cristo tem sido o Rei de nossas vidas. Peçamos todos a Deus para que Cristo venha reinar a cada dia sobre os nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário