EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Conheça a Pastoral da Comunicação e sua importância

  A Pascom tem um campo muito amplo de atuação e muita responsabilidade, é a poderosa solução para a necessidade urgente de conversão e evangelização. 
O que é Pascom?
Pastoral da Comunicação é comunhão, é o elo de ligação entre todos os eventos, pastorais, movimentos, associações que tem na comunidade, bem como com os meios de comunicação que existem fora da comunidade (jornais de bairro, rádios comunitárias, etc.). Ela não é mais uma pastoral, mais é o que dá comunhão, pulsação nas atividades e na existência da comunidade. É a presença efetiva de toda a comunidade em todo e qualquer e vento.  
O que não é Pascom?
Um boletim, um mural, página de Internet, etc., não são Pastoral da Comunicação, mas formas utilizadas pela equipe de comunicação. Muitas vezes se reduz a Pascom a um desses meios, o que significa prejuízo da qualidade de um trabalho. Todos os meios de comunicação que a comunidade possui devem estar abertos a todos.
Por que ter uma Pastoral de Comunicação em sua comunidade? Para fortalecer a co-munhão, para que todos tenham conhecimento e possam participar dos eventos da comunidade. Para dinamizar e tornar mais viva e participativa as celebrações. Para divulgar a Paróquia para dentro e fora dela. Para chegar mais perto das pessoas, saber utilizar a linguagem adequada para cada meio, para cada tipo de participante, enfim para levar a Boa Nova a todos sem distinção, sem separação, sem medos, sem preconceitos.Temos também um grande empenho dos Bispos no Brasil, para que cada comunidade tenha sua Pascom, conforme orienta o documento 59 da CNBB: IGREJA E CO-MUNICAÇÃO RUMO O NOVO MILÊNIO, de 1997.
A Pascom tem muita responsabilidade, é a poderosa solução para a necessidade urgente de conversão e evangelização.Tem tudo para funcionar, não pode e não deve incorrer nos
velhos vícios que embaçam o projeto urgente de Jesus. É vitalidade; intercâmbio de experiência profissionais e espirituais, levando incentivo e metas às comunidade regionais.
 Pascom deve ser o elo de ligação entre as pastorais; pode ampliar o diálogo entre as pessoas e enriquecer a liturgia.O objetivo da Pascom é fazer com que todos os meios de comunicação estejam voltados para mostrar os valores reais da vida.A Pascom deve promover mais fraternidade, mais solidariedade; motivação para melhores dias de paz e união. Deve permear todo o trabalho da Igreja.A Pastoral da comunicação é o elo de ligação entre a Igreja e a comunidade local e mundial:
Munindo-se de métodos de evangelização; Dando o sentido e gosto de ser Igreja; Transformando critica em colaboração; Despertando curiosidade, busca e cooperação.
  Fonte: cnbbleste1.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário