EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A Problemática do Aquecimento Global

Reflexões em torno do tema da CF 2011

(1° Parte - VER)
 O aquecimento global é uma mudança climática que traz consigo uma série de desdobramentos. Eventuais mudanças climáticas acontecem quando se registram alterações nos valores médios resgistrados nas temperaturas, com aumento ou diminuição. É cada vez mais perceptível que o Planeta passa por um aquecimento, o que tem provocado uma série de mudanças clima´ticas. Essa ocorrência, segundo os estudiosos do tema, se deve a um fenômeno denominado de "efeito estufa", que se não for devidamente entendido, pode vir a ser taxado facilemente de "grande vilão" das mudanças climáticas.O efeito estufa é um processo natural, sem o qual a temperatura na superfície terrestre seria, durante o dia, muito quente e, à noite, muito fria. Assim sendo, pode-se dizer que o efeito estufa é uma espécie de "instrumento", mediante o qual a Terra oferece uma temperatura média constante, necessária para a vida.Atese de que o atual aquecimento global é fruto da ação humana, em virtude do aumento das emissões de gases de efeito estufa no período pós-industrial, foi elaborada a partir dos estudos de um grande grupo de especialistas do clima e pesquisadores de outras áreas do conhecimento, constituído pela ONU. A partir dessa relação entre quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera e temperatura, puderam prever, para o futuro, aumentos na temperatura média conforme o andamento das emissões. O que quer dizer que a temperatura futura do planeta vai depender de nosso modo de produzir, consumir, enfim do modo de nos relacionar com a Terra. 
A questão energética se reveste de grande importância neste contexto de mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global. O crescimento econômico e a vida em sociedade baseados na industrialização capitalista e socialista, foram alavancados pelas fontes energéticas não renováveis, como os combustíveis fósseis, que emitem grandes quantidades de CO2 e vapor de água, dois dos principais responsáveis pelo efeito estufa.As estimativas apontam que 50% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, diferentemente do resto do mundo, são resultantes de ações de desmatamento e queimadas. Na verdade, todos os biomas brasileiros estão afetados por ações devastadoras. Considerando a importância da biodiversidade para que o planeta se mantenha em um equilíbrio necessário para oferecer as condições atuais à vida, e o atual estado de devastação de nossos biomas, tudo isso causa ainda maior estranheza. Confirma, no entanto, a importância do agronegócio na estratégia neodesenvolvimentista, e explica porque o cuidado com o meio ambiente é visto como um empecilho ao crescimento econômico.Em meio à problemática do meio ambiente, é oportuno chamar a atenção para a questão da fome no mundo que corre o risco de ficar na sombra da abordagem sobre o crescimento populacional. Muitas pessoas e mesmo organismos internacionais tendem a taxar este crescimento como agravante dos problemas ambientais, pois exige mais terras e água para a produção de alimentos.
A situação de miséria extrema tem grande impacto na biodiversidade, pois a grande massa de pobres e as maiores riquezas em biodiversidade se encontram em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Nesse sentido, a preservação da biodiversidade, tão necessária neste contexto de aquecimento global, também passa pelo problema da pobreza e da fome.
É evidente que a comunidade mundial tem se preocupado com a questão do meio ambiente. Diversos esforços são dedicados por órgãos oficiais e por entidades da sociedade civil organizada, por Igrejas, tanto na reflexão como na ação, seja de ordem educativa, intervencionista ou contestatória.É absolutamente necessário desejar que o resgate da responsabilidade ética motive e faça convergir ações de cunho social até de alcance planetário, visando o cuidado deste imenso ser vivo chamado Planeta Terra. Felizmente, temos, na história, exemplos de momentos particularmente difíceis, enfrentados com empenho criativo e solidário pela humanidade, avançando em direção a um futuro melhor.

Fonte: Texto Base da CF

Nenhum comentário:

Postar um comentário