EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Caminho celebra o "Anúncio da Páscoa"

A fim de tornar santo o povo por seu sangue,quis Jesus sofrer a morte fora das portas da cidade. Vamos sair ao seu encontro, para fora da cidade,carregando sua infâmia. Pois, ainda, não lutastes contra o pecado até ao sangue".(Cf.Hb13,12-13; 12,4)

As comunidades neocatecumenais estiveram nesta terça,19/04 as 20:00h reunidas na matriz São José Operário para receberem o Anúncio da Páscoa. Estiveram presente também os irmãos do Caminho da Paróquia Santo Antonio do bairro Anhagabaú.
Ministraram o anúncio, os catequista da Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Vila Hortolândia responsáveis pela evangelização da 1ª e 2ª comunidade de nossa Paróquia.
O Anúncio pascal é sempre um momento muito bem vindo entre as comunidades que fazem questão de participarem pois o anúncio traz em sua essência uma prévia do mistério a ser celebrado.
Neste ano, as comunidades saírão as ruas para anunciarem o amor de Deus durante os quatro finais de semana do tempo pascal.

Faz bem lembrar a catequese de São Gregório de Nazianzo: "Quanto a nós, participemos também dessa festa ritual, não segundo a letra mas segundo o Evangelho; de modo perfeito, não imperfeito; para a eternidade, não temporariamente. Seja a nossa capital, não a Jerusalém terrestre, mas a cidade celeste; não a que é agora arrasada pelos exércitos, mas a que é exaltada pelo louvor e aclamação dos anjos. Sacrifiquemos não novilhos ou carneiros com chifres e cascos, vítimas sem vida e sem inteligência; pelo contrário, ofereçamos a Deus um sacrifício de louvor sobre o altar celeste, em união com os coros angélicos. travessemos o primeiro véu, aproximemo-nos do segundo e fixemos o olhar no Santo dos Santos. Direi mais: imolemo-nos a Deus, ou melhor, ofereçamo-nos a ele cada dia, com todas as nossas ações. Façamos o que nos sugerem as palavras: imitemos com os nossos sofrimentos a Paixão de Cristo, honremos com o nosso sangue o seu sangue, e subamos corajosamente à sua cruz.
Se és Simão Cireneu, toma a cruz e segue a Cristo.
Se, qual o ladrão, estás crucificado com Cristo, como homem íntegro, reconhece a Deus. Se por tua causa e por teu pecado ele foi tratado como malfeitor, torna-te justo por seu amor.
Adora aquele que foi crucificado por tua causa. Preso à tua cruz, aprende a tirar proveito até da tua própria iniqüidade. Adquire a tua salvação com a sua morte, entra com Jesus no paraíso, e saberás que bens perdeste com a tua queda. Contempla as belezas daquele lugar, e deixa que o ladrão rebelde fique dele excluído, morrendo na sua blasfêmia. Se és José de Arimatéia, pede o corpo a quem o mandou crucificar; e assim será tua a vítima que expiou o pecado do mundo. Se és Nicodemos, aquele adorador noturno de Deus, unge-o com perfumes para a sua sepultura. Se és Maria, ou a outra Maria, ou Salomé, ou Joana, derrama tuas lágrimas por ele. Levanta-te de manhã cedo, procura ser o primeiro a ver a pedra do túmulo afastada, e a encontrar talvez os anjos, ou melhor ainda, o próprio Jesus."(dos Sermões de São Gregório de Nazianzo, bispo - séc.IV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário