EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Tempo Comum – (2ª parte)

Vivência do Reino (Após Pentecostes)

A Segunda parte do Tempo Comum que também é o período mais longo, começa na Segunda-feira após Pentecostes e dura até a véspera do Primeiro Domingo do Advento, quando tem início o Ciclo do Natal.
Sua espiritualidade comemora o próprio ministério de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos e enfatiza a vivência do Reino de Deus e a compreensão de que os/as cristãos/ãs, são o sinal desse Reino. Se na primeira parte do Tempo Comum a ênfase é no anúncio, na Segunda é a concretização do Reino de Deus.
Símbolos:
Sugerimos como material simbólico para a ambientação litúrgica do segundo período do Tempo Comum:
*Flores (sinalizando a Criação e a Nova Criação – consciência ecológica)
*Feixe de trigo (sinalizando a colheita e os frutos da terra)
*A pesca/rede com peixes (sinalizando a missão do Reino)
*A mesa (representando a fartura e a comunhão)
*O triângulo (representando o equilíbrio e a constância necessários no cotidiano cristão) coroa (sinalizando a consumação plena do Reino de Deus)
Cor – verde:
Em ambos os períodos do Tempo Comum, usa-se o verde como cor litúrgica, sinalizando a Criação, a perseverança e a constância – que pode ser combinada com o dourado (cor da realeza) indicando a combinação da Nova Criação com o Senhorio de Cristo (principalmente na celebração do último Domingo do Tempo Comum, chamado de Domingo de Cristo, Senhor do Universo).Igualmente é importante lembrar que o Espírito Santo dentre todos os dons é infinitamente criativo (o amor é criativo), portanto toda equipe litúrgica é chamada usar seus dons para que nossas celebrações possam ser mais ricas e dinâmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário