Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

Acesse nossa página no Facebook

Acesse nossa página no Facebook:





Compromisso de todo Cristão

Compromisso de todo Cristão
Compromisso de todo Cristão

Outubro - Mês Missionário

Outubro - Mês Missionário
Outubro - Mês Missionário

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Encontro da Pastoral Litúrgica

Conforme planejamento anual, a Pastoral Litúrgica realizou no dia 06 de Agosto no salão paroquial da Matriz São José Operário um encontro de formação para todos os agentes da liturgia da Palavra, Acolhimento, Ostiárias, Salmistas, Ministros da Comunhão e da Palavra. Ministrou o encontro o Pe. José Roberto de Araújo da paróquia São Sebastião de Itupeva. A participação dos agentes foi muito boa superando as expectativas. O encontro abordou o documento da CNBB nº43 "Animação da Vida Litúrgica no Brasil. Diz o documento: "A celebração nos leva a descortinar a grandeza de nosso ser e nosso destino de imagens de Deus, grandeza que corremos o perigo de esquecer nas lutas pela vida, nas frustrações da existência. A celebração nos abre espaço para vivermos em comunhão que é o anseio profundo de nosso ser social..." Diz ainda o documento de Aparecida quanto a formação: "...os leigos e leigas cumprem sua responsabilidade evangelizadora colaborando na formação de comunidades cristãs e na construção do Reino de Deus no mundo. Requer-se, portanto, capacitar aqueles que possam acompanhar espiritual e pastoralmente a outros...". Conhecer a Jesus pela fé é nossa alegria; e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher. Em geral, concluiu-se
que é preciso mais participação dos agentes nos encontros de formação. É preciso conhecer mais sobre a pastoral que cada um participa quanto a função e missão. Além do mais percebe-se a falta de oração, doação e conversão por parte de todos. A coordenadora Paroquial Neuza Lombardi em suas considerações ressaltou a importância da participação dos agentes nas celebrações não apenas no dia da escala.
Será elaborado cópias dos documentos pertinentes a formação e estudado em cada seguimento. Anualmente, conforme lembrou o Pe José Roberto é necessário pelo menos dois encontros anuais da pastoral litúrgica. Nossos agradecimentos ao Pe. José Roberto pela colaboração e disponibilidade.
São José Operário, nosso padroeiro,nos abençoe e proteja hoje e sempre!
por Márcio Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário