EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

São José Operário tem novo pároco

"A graça do recomeço"

Neste domingo,30/01 a paróquia São José Operário viveu mais um momento importante de sua história.
A posse do Pe. João Batista representa aqui um despertar para um amadurecimento espiritual na caminhada cristã.
A presença das quatro comunidades mostra o esforço que há em alimentar o espírito de unidade. Devemos buscar sob todos os meios formas variadas de estreitar os laços que nos unem.
A presença de Dom Vicente é sempre um estímulo na continuidade do trabalho pastoral. É como se recebêssemos um tônico espiritual que reanima e nos motiva a seguir em frente.
Destacamos a presença de todos os visitantes que vieram participar juntamente conosco deste momento importante.
Quanto a nós paroquianos, cabe a nós assumirmos nosso papel de colaboradores na construção do Reino através de nossa participação consciente em nossa paróquia. Nunca é demais lembrar que devemos evitar de fazer qualquer qualquer tipo de comparação no trabalho de cada um."O homem vale mais pelo que é do que pelo que tem".
Este crescimento, se bem entendido, vale mais do que toda riqueza que se possa ajuntar. E já que estamos falando da posse do Padre João tomamos nós, posse também dos ensinamentos que são propostos em cada celebração eucarística. Como disse Dom Vicente durante a celebração de posse: "Realizamos solenes liturgias (bem preparadas), cantos bonitos, mas nada muda na vida, nas minhas atitudes". Então cada um é convidado ou melhor, desafiado a descobrir como viver e não ser apenas ouvintes da palavra de Deus.
Rezemos sempre pelo pelos padres em especial pelo Pe.João Batista, rezemos uns pelos outros para que possamos contribuir com o melhor de nós, assim aos poucos vamos descobrindo que vale mais o engajamento participativo na comunidade do que se afastar e ficando de fora apenas murmurando e falando mal da Igreja. Porque de fato, ao trabalhar, o homem não apenas modifica os seres e a sociedade,mas aperfeiçoa-se a si também. Aprende muitas coisas, desenvolve faculdades, sai de si mesmo e se supera.


sábado, 29 de janeiro de 2011

Posse do novo Padre

Amanhã domingo 30 de janeiro, teremos a posse do novo  administrador paroquial Padre João Batista dos Santos. Contamos com a presença de todas as comunidades e pastorais para recepciona-lo. A celebração será presidida pelo queridissimo bispo Dom Vicente Costa. O novo administrador vai precisar do apoio de todos nossa paróquia tem um perímetro urbano muito grande precisaríamos no mínimo 2 vigários e mais 3 diáconos  para dividirem as tarefas, mais isto não é possível. Pedimos aos coordenadores de nossas pastorais que si unão com pessoas que tenhão capacidades para cuidar de nossos jovens , crianças, idosos e doentes. As pessoas que tem algum tempo disponível que venham ser voluntários em nossas pastorais precisamos urgente de alguns homens, rapazes para ajudar na limpeza do nosso patrimônio como limpezas de vidros, lavagem de pisos e sanitários que é serviço muito pesado para nossas senhoras que já não são tão jovens assim. Os Vicentinos estão precisando de voluntários homens para selecionarem frutas e legumes que é doado pelo supermercado BOA para as comunidades São Gabriel e Matriz. Para ser voluntário basta si apresentar nas secretarias de nossa paróquia e comunidades. Vamos mostrar ao novo padre que temos pessoas de boa vontade e que estão dispostas a ajudar no que for preciso. Não vamos criticar o novo padre sem antes  conhecer seus métodos de trabalho (Vamos cobrar), não sacrifica-lo. A igreja somos todos nós.
Equipe do blog
Pastoral da Comunicação.
Vicente, Marcio e Vinícius

Despedidas

No ultimo domingo dia 23 de janeiro, na celebração das 17 horas nosso Pe.José Roberto muito emocionado, com a matriz, apesar do temporal cheia de paroquianos que vieram agradecer sua presença entre nos por este ano que foi muito produtivo.
No final da celebração, no recinto de festas foi realizada a confraternização de todos com o padre encerando assim suas atividades como pároco.
Vejam o vídeo a baixo.

Agradecimentos do Pe. José Roberto - Paróquia São José Operário. Jundiaí / SP

Benção de Alianças

Com imenso carinho queremos parabenizar o casal João e Mercedes  pelo seus 40 anos de uma feliz matrimônio que foi celebrado no ultimo domingo na matriz de ão José Operário com a benção das alianças pe Padre José Roberto na celebração das 19hs.
Mercedes e João tem uma vida ativa dentro de nossa paróquia como ministros da Eucaristia. Dona Mercedes é nossa presidente no glorioso apostolado da oração do sagrado coração de Jesus. Ao casal nossos abraços desejando-lhes muitos e muitos anos de vida e que o senhor de todos nosso continue sempre os abençoando.

Contagem regressiva

Contagem regressiva para a festa do nosso padroeiro São José Operário. Nossa festa sempre foi considerada uma das melhores da região. Para continuar com essa fama nossa coordenadora Fátima (da lojinha) e todos os seus colaboradores e voluntários contão com a presença de todas as comunidades para que este ano seja como sempre coroada de muito sucesso. Pedimos a todos os paroquianos que colaborem no que for possível para a realização deste grande evento. Faltão apenas 12 semanas para o inicio da novena do glorioso São José. Como sabemos que a messe  é grande mais os operários são poucos pedimos mais voluntários para ajudar nos trabalhos apresente-se aos coordenadores e tenhão certeza que serão bem recebidos. A equipe do blog pastoral da comunicação divulgara sempre alguns videos dos anos anteriores como a do ano de 2004 com a apresentação da Comitiva boi pego & As Luketes . Participem !
Uma grande Festa depende de todos nós.

Comitiva boi pego & Luketes - Paróquia São José Operário 2004 Jundiaí / SP

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dia Mundial das Comunicações

Tema: “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital” -

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial instituída pelo Concílio Vaticano II (Decreto «Inter Mirifica», 1963) sendo celebrado na maioria dos países, no Domingo que antecede a Solenidade de Pentecostes - neste ano, dia 5 de junho.
A mensagem para este dia é publicada, todos os anos, no dia 24 de Janeiro, por se celebrar a memória litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA O 45º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS (Publicaremos a seguir, alguns trechos da mensagem do Papa bento XVI):
Por ocasião do 45o. Dia Mundial das Comunicações Sociais, desejo partilhar algumas reflexões, motivadas por um fenómeno característico do nosso tempo: a difusão da comunicação através da rede internet. No mundo digital, transmitir informações significa com frequência sempre maior inseri-las numa rede social, onde o conhecimento é partilhado no âmbito de intercâmbios pessoais. As novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades. Comunicar o Evangelho através dos novos midia significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos nas plataformas dos diversos meios, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele. Aliás, também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia. Nos novos contextos e com as novas formas de expressão, o cristão é chamado de novo a dar resposta a todo aquele que lhe perguntar a razão da esperança que está nele (cf. 1 Pd 3, 15).
Em última análise, a verdade que é Cristo constitui a resposta plena e autêntica àquele desejo humano de relação, comunhão e sentido que sobressai inclusivamente na participação maciça nos vários social network. Os crentes, testemunhando as suas convicções mais profundas, prestam uma preciosa contribuição para que a web não se torne um instrumento que reduza as pessoas a categorias, que procure manipulá-las emotivamente ou que permita aos poderosos monopolizar a opinião alheia.
Pelo contrário, os crentes encorajam todos a manterem vivas as eternas questões do homem, que testemunham o seu desejo de transcendência e o anseio por formas de vida autêntica, digna de ser vivida. Precisamente esta tensão espiritual própria do ser humano é que está por detrás da nossa sede de verdade e comunhão e nos estimula a comunicar com integridade e honestidade.
Convido sobretudo os jovens a fazerem bom uso da sua presença no areópago digital. Renovo-lhes o convite para o encontro comigo na próxima Jornada Mundial da Juventude em Madrid, cuja preparação muito deve às vantagens das novas tecnologias. Para os agentes da comunicação, invoco de Deus, por intercessão do Patrono São Francisco de Sales, a capacidade de sempre desempenharem o seu trabalho com grande consciência e escrupulosa profissionalidade, enquanto a todos envio a minha Bênção Apostólica.

Vaticano, Festa de São Francisco de Sales, 24 de Janeiro de 2011.
Pesquisa:Fonte: blog Paulinas Comunicação


sábado, 22 de janeiro de 2011

A Despedida não é o fim de uma amizade, mais o começo de uma grande Saudade

Amanhã domingo 23 de Janeiro 2011 as 19:30hs será a ultima celebração do Pe. José Roberto como  pároco de nossa Paróquia. Estamos muito transtornados com essa transferência, pois interrompe um trabalho que a muito tempo estávamos precisando em nossa paróquia, na parte de evangelizar com todas as pastorais e na parte de administrar o nosso patrimônio, como as reformas mais que necessárias. Seu espírito jovem e incansável vai nos deixar muita saudade. Pedimos a Deus nosso pai para que continue dando-lhe essa força e muito mais para a sua caminhada que agora será maior pois serão 2 paróquias. Padre, esse grande desafio só e dado para grandes guerreiros como você, que não temem a luta. Vamos sentir muito sua falta, mais vamos rezar muito por você. Você  foi mais uma pagina de nossa historia que jamais será apagada. A equipe do blog "Pastoral da Comunicação" agradece muito a você por ter nos dado o seu apoio, sem ele não estaríamos anunciando as boas novas de Cristo.
Vicente, Marcio e Vinícius

Abaixo o vídeo com os melhores momentos. "Domingo de Ramos no centro esportivo"

Grandes momentos Pe. José Roberto / Paróquia São José Operário - Jundiaí / SP

Homenagem

Padre  José Roberto, sua presença entre nós, certamente foi um presente de Deus contudo, não haverá uma despedida, pois estaremo sempre juntos ligados pelo rosário pela fé e pelas nossas orações...Jamais vamos esquecer nosso pastor pai da bondade que sempre guiou para o caminho da luz...Nos ensinou a noção do sagrado, motivo pelo qual hoje entendemos vosso chamado...entendemos também, que a igreja não é obra finita... é eterna.... vamos sempre agradecer e rezar para que o senhor continue sua missão divina...Muito obrigado Padre José Roberto, pelas nossas comunidades e pastorais. E que Deus na sua infinita bondade , em todos os momentos sempre o abençoará.
Todas as Pastorais e comunidade de nossa paróquia.





Deus cuida de mim

Reunião da Pastoral do Menor

Aconteceu hoje pela manhã, na pastoral do menor uma reunião para todos os voluntários e coordenadores, com a presença do Pe. José Roberto para descidir as atividades com as crianças e adolescentes para este ano. Apresentação de todos será no dia 14 de Fevereiro de 2011. No dia 12 de Fevereiro haverá um bazar de usados com inicio as 8hs e termino as 12hs. O momento emocionante foi o pronunciamento do nosso padre agradecendo a todos pelo trabalho durante a sua gestão. Retribuindo Silvana e todos os voluntários agradecendo o padre pelo seu apoio e pela sua participação que foram muito benéficas para as crianças valorizando nosso trabalho. Muito obrigado padre jamais o esquecemos.
Pastoral do Menor.

Ação de Graças

No ultimo domingo dia 16 de janeiro, esteve na comunidade São gabriel da paróquia São josé operário nosso grande amigo Pe. José Paulo de Almeida para a celebração da missa de ação de graças em homenagem ao 32º aniversário da J.A.C. Pe. José Paulo foi nosso paroco por 7 anos conquistando a simpatia de todos e dando muito apoio as comunidades de jovens que o estimam muito. Alem de jovens a comunidade como sempre estava lotada de pessoas para a celebração. Desejamos ao Padre uma boa recuperação de sua saúde para continuar sua missão.

Dia de São Sebastião


20 do janeiro
Sebastião, filho de família militar e nobre, era oriundo de Narbona, mas tinha sido educado em Milão. Chegou a ser capitão da primeira corte da guarda pretoriana. Era respeitado por todos e apreciado pelo imperador, que desconhecia sua qualidade de cristão. Cumpria a disciplina militar, mas não participava dos sacrifícios idolátricos. Além disso, como bom cristão, exercitava o apostolado entre seus companheiros, visitava e alentava os cristãos presos por causa de Cristo. Esta situação não poderia durar muito, e foi denunciado ao imperador Maximino que o obrigou a escolher entre ser seu soldado ou seguir a Jesus Cristo.
O santo escolheu a milícia de Cristo; enfurecido, o Imperador o ameaçou de morte, mas São Sebastião, convertido em soldado de Cristo pela confirmação, manteve-se firme em sua fé. Maximino o condenou a morrer flechado: os soldados do imperador o levaram ao estádio, o despiram, o amarraram a um poste e lançaram sobre el uma chuva de setas, dando-o por morto. Entretanto, seus amigos que estavam ao lado, se aproximaram, e ao vê-lo ainda com vida, o levaram para casa de uma nobre cristã romana, chamada Irene, que o manteve escondido em sua casa e curou-lhe as feridas até que ficasse restabelecido.
Seus amigos o aconselharam a se ausentar de Roma, mas o santo se negou completamente pois seu coração ardoroso do amor de Cristo, impedia que ele não continuasse anunciando a seu Senhor. Apresentou-se com valentia perante o Imperador, desconcertado porque o dava por morto, e o santo o repreendeu com energia por sua conduta de perseguir os cristãos. Maximino mandou que o açoitassem até morrer, e os soldados cumpriram desta vez sem erros a missão e atiraram seu corpo em um lamaçal. Os cristãos o recolheram e o enterraram na Vía Apia, na célebre catacumba que leva o nome de São Sebastião.
O culto a São Sebastião é muito antigo; é invocado contra a peste e contra os inimigos da religião, e além disso é chamado o Apolo cristão já que é um dos santos mais reproduzidos pela arte em geral.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Seminarista é enviado para o Estados Unidos

Nossa paróquia neste sábado,15/01 em celebração presidida pelo Pe.Gilberto (Bairro do Limão, SP)teve a graça de enviar para o Seminário de Newark,USA. nosso Seminarista Ricardo fruto de nossa paróquia São José Operário.
Newark é o maior cidade em Nova Jersey, Estado Unidos.
Situado aproximadamente cinco milhas (8 quilômetros) ao oeste de Manhattan e duas milhas (3 quilômetros) de norte de Console de Staten.
É mais um desafio na vida do Ricardo a qual recomenda-se a oração de toda a comunidade.A liturgia da palavra neste final de semana ajudou muito no contexto da busca pela santidade.
Peçamos, pois, irmãos e irmãs, que todos se empenhem na busca da justiça de Deus, porque a nossa vocação é uma participação na do Cristo, mediante o Espírito que permanece nEle e nos faz permanecer nEle, para que nós, como novos servos de Deus, tiremos de todos os modos possíveis o pecado do mundo, empenhando-nos pela justiça de Deus. Amém!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Semana Jovem 2011.

Aconteceu na comunidade São Gabriel Arcanjo da Paróquia São José Operário, mais uma Semana Jovem. Uma enorme participação de jovens e adolescentes compareceram todos os dias. Não faltaram empenho dos organizadores que prometeram novidades para 2011.
A união faz  força pensem nisso.
A semente foi plantada, mais precisa ser cultivada para que não si perca entre as ervas daninas.
Abraços de toda a equipe do blog .
Queremos renovação!

Semana Jovem 2011 "Paróquia São José Operário" Jundiaí/SP

Pastoral do Dizimo


O DIZIMO É MINHA EXPRESSÃO DE GRATIDÃO A DEUS POR TUDO AQUILO QUE DEUS ME DÁ… A OFERTA É UMA EXPRESSÃO A DEUS POR TUDO AQUILO QUE ELE ME DARÁ, É UM ATO DE ADORAÇÃO POR FÉ….
O DIZIMO É FRUTO DA MINHA FÉ E OBEDIÊNCIA A PALAVRA E A DEUS
A OFERTA É UMA SEMENTE DE FÉ QUE PROVA MINHA GENEROSIDADE E AMOR A DEUS.”
“A BÊNÇÃO DO SENHOR ENRIQUECE (PROSPERA), E ELE NÃO ACRESCENTARÁ DORES.” (Provérbios. 10.22)
             A muita alegria nos Cristãos em servir a Deus com a parte do muito que Deus tem dado a eles financeiramente, através dos DIZIMOS, OFERTAS E OFERTAS ALÇADAS (SACRIFICAIS). Dízimos e ofertas é questão de OBEDIÊNCIA E FÉ. Ainda se você começou na caminhada cristã a pouco tempo, você experimentará MUITA ALEGRIA E PRAZER em dizimar e ofertar na OBRA DE DEUS E PARA DEUS E VERÁ MILAGRES DE PROVISÃO PODEROSOS EM TODAS AS AREAS DA  SUA VIDA. 

Agradecimentos e Convite.

"Existem homens que entraram na historia de nosso bairro e nunca mais esqueceremos, mas quando surgem homens que fazem suas próprias vidas entrarem para a historia, nem a morte pode apaga-los"
A familia de Darcy Godoy agradece as pessoas amigas e caridosas que fizeram presentes aos atos, e convida a todos para a missa de 7º dia na matriz de São José Operário dia e horário a ser confirmado.
Nossos sentimentos!
Equipe Pascom.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O Batismo de Jesus

 Com a festa do Batismo de Jesus conclui-se o tempo do natal. Esta festa marca o início da vida pública de Jesus.
Jesus sai das águas, elevando consigo o mundo que estava submerso, e vê abrirem-se os céus de par em par, que Adão tinha fechado para si e sua posteridade, assim como o paraíso lhe fora fechado por uma espada de fogo. O Espírito, acorrendo àquele que lhe é igual, dá testemunho da sua divindade. Vem do céu uma voz, pois também tinha do céu aquele de quem se dava testemunho. E ao mostrar-se na forma corporal de uma pomba, o Espírito glorifica o corpo de Cristo, já que este, por sua união com a divindade, é o corpo de Deus. De modo semelhante, muitos séculos antes, uma pomba anunciara o fim do dilúvio.
 Veneremos hoje o batismo de Cristo e celebremos dignamente esta festa. Permanecei inteiramente puros e purificai-vos sempre mais. Nada agrada tanto a Deus quanto o arrependimento e a salvação do homem, para quem se destinam todas as suas palavras e mistérios. Sede como luzes no mundo, isto é, como uma força vivificante para os outros homens. Permanecendo como luzes perfeitas diante da grande luz, sereis inundados pelo esplendor dessa luz que brilha no céu e iluminados com maior pureza e fulgor pela Trindade. Dela acabastes de receber, embora não em plenitude, o único raio que procede da única Divindade, em Jesus Cristo, nosso Senhor, a quem pertencem a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém.
(Dos Sermões de São Gregório de Nazianzo, bispo-Século IV) 

sábado, 8 de janeiro de 2011

2011-para a ONU: Ano Internacional das Florestas

Em 20 de Dezembro de 2006, a Assembleia geral das Nações Unidas, decidiu proclamar 2011 como o Ano Internacional das Florestas por reconhecer que as florestas e a gestão florestal sustentável podem contribuir enormemente com o desenvolvimento sustentável, com a erradicação da pobreza e para atingir os abjetivos de desenvolvimento do milênio. Preservar as florestas é sinônimo de proteger a vida.Elas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada, por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio ser humano e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perda na vida animal (quando o seu habitat é destruído, os animais morrem) e  perda de biodiversidade.O tema coincide com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano que traz como tema "Fraternidade e a vida no planeta".
Lema: "A criação geme em dores de parto"(Rm8,22)

XVIII Encontro de Jovens-Paróquia São José Operário-Jundiaí / SP

Semana Jovem 2011

Vem ai mais uma semana jovem na comunidade São Gabriel Arcanjo
entre os dias 10 e 14 de Janeiro. Nosso grande sabio, diácono Dirceu
pede para que os pais não apenas mandem os seus filhos, mais que
os acompanhe neste grande evento promovido pelo pastoral da
juventude de nossa paróquia. Todos os anos são promovidos dois
querigma de nível 1 com a media de 120 a 140 jovens. Por onde anda esses jovens que participam dos querigmas e depois desaparecem ???
Queremos ver a São Gabriel lotada participem deste grande evento de nossa paróquia vamos abrir espaço para todos, indiferente de qual  seja sua comunidade precisamos renovar. Parabéns aos coordenadores por mais essa iniciativa.
Nossa equipe agradece a " Ju" pelo convite contem conosco.
"Pascom"

Aniversariantes do Mês


No dia 1º de Janeiro completaram 64 anos de idade Dom Vicente Costa e Vicente Ferreira. A Paróquia São José Operário deseja a eles muitos anos de vida, saúde e paz para continuarem suas jornadas que são de muito trabalho. Abraços de todas as comunidades e pastorais da Paróquia e da diocese de Jundiaí.

Jubileu de prata de ordenação sacerdotal


ImprimirPDF
adilson_pe_siteO padre Adilson Amadi, pároco da Paróquia São Sebastião, da cidade de Itupeva, comemora 25 anos de ordenação sacerdotal no dia 7 de janeiro de 2011.
Por este motivo, nesse dia o Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, vai presidir uma celebração litúrgica solene, às 19h30, ma matriz de São Sebastião, na Avenida Brasil, 180, Centro, em Itupeva.
Ao padre Adilson Amadi nossas orações para que ele permaneça fiel e perseverante na Fé e cumprindo sua missão de evangelização.
A Paróquia São José Operário parabeniza o Pe. Adilson pelo seus 25 de sacerdote.Abraços de todas as comunidades e pastorais de nossa Paróquia.
Pascom.

Dia dos Santos Reis.

Os três reis magos (Melquior, Baltazar e Gaspar) são personagens bíblicos. Segundo o apóstolo Mateus, eles vieram do Oriente, conduzidos por uma linda e brilhante estrela. 
Chegaram na cidade de Belém, local de nascimento do menino Jesus, trazendo presentes (mirra, ouro e incenso). Estes presentes possuíam um sentido simbólico. O ouro representava a realeza, a mirra (resina antiséptica) simbolizava a pureza, enquanto o incenso simbolizava a fé.
No contexto bíblico, a palavra “mago” não significa bruxo ou feiticeiro, mas sim assume o sentido de sacerdote ou sábio. Eles possuíam poderes e dons divinos.
No Brasil, na América Latina e em diversos países da Europa, o dia dos Reis Magos é comemorado todo 6 de janeiro. No Brasil, inclusive, várias festas do nosso folclore são realizadas no interior do país. Nos reisados, por exemplo, grupos de pessoas passam de casa em casa pedindo presentes e cantando músicas típicas. Esta festa foi trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis para o continente americano.

FOLIA DE REIS

Diocese de Jundiaí faz aniversário!


ImprimirPDF
brsao_diocese
A Diocese de Jundiaí completa hoje, 6 de janeiro, 44 anos de instalação.
Criada no dia 07 de novembro de 1966 pela Bula “QuantumConferat”, do Papa Paulo VI, a Diocese foi instalada canonicamente em 6 de janeiro de 1967, na solenidade da Epifania do Senhor, em uma  memorável celebração festiva que contou com imensa multidão de fiéis e numerosas autoridades eclesiásticas, civis e militares.
Tomou posse, naquele dia, seu primeiro Bispo, Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, OC, natural da cidade de Itu.
A Diocese tem como Padroeira principal Nossa Senhora do Desterro que é também patrona da cidade de Jundiaí desde 1615. O território da nova Diocese foi praticamente todo desmembrado da Arquidiocese de São Paulo com exceção de Louveira que pertencia a Campinas. 
Fazem parte da Diocese de Jundiaí 63 paróquias em onze cidades, a saber: Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itu, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Pirapora do Bom Jesus, Salto, Santana de Parnaíba e Várzea Paulista. A Diocese tem uma população de cerca de um milhão de habitantes, dos quais 85% professam a fé católica.
Desde 1980 a Diocese de Jundiaí possui um Seminário Diocesano, que hoje é formado por duas casas: uma em Jundiaí formada pelos núcleos de Filosofia e Teologia, e outra em Itu, instalada em 1994, onde está o núcleo Propedêutico que se destina aos candidatos que ainda não terminaram o Ensino Médio, ou como primeira etapa da formação.
Atualmente o Bispo Diocesano é Dom Vicente Costa e recentemente a Diocese ganhou um novo brasão para representá-la.