EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

domingo, 27 de março de 2011

Formação Espiritual-Parte ll

Assista o vídeo,reflita e veja se isso tem alguma coisa a ver com voce e sua paróquia.

 27 de Março de 2011 — Domingo

3º Domingo da Quaresma
(Cor Roxa)
Fraternidade e a Vida no Planeta:
A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
Cristo é água para nossa sede!
Deus quer que a vida plena aconteça para todos. O batismo nos integra na grande família dos filhos de Deus. Aprendemos da Eucaristia que o alimento não deve ser negado a ninguém, lição dada pelo próprio Jesus que partilhou seu Corpo e seu Sangue. Ele nos concede seu perdão, nos orienta com sua Palavra e nos envia na fortaleza do Espírito Santo.
LITURGIA DA PALAVRA 
Deus nos fala
A Palavra de Deus é o refúgio de todos, mas especialmente para os pobres. Desde o AT aprendemos como Deus é atento e prestativo diante das necessidades de seu povo. Jesus é a água viva que sacia nossa sede e se torna para nós fonte que jorra para a vida eterna.

Santa Cruz e Cristo Rei em preparação para a Celebração Penitencial

Sacerdotes da região V já estão em atendimento as celebrações penitenciais. Neste final de semana é a vez da Comunidade Cristo Rei e Santa Cruz. A celebração será no dia 1º de Abril as 19:30h.
Na comunidade Santa Cruz a celebração será presidia pelo nosso pároco Pe.João Batista. Estará auxiliando no atendimento a confissões os padres: Alberto e João Brito.
Já na Comunidade Cristo Rei presidirá a celebração o Pe. Leandro Megeto da paróquia São João Bosco (Elóy Chaves) sendo auxiliados pelos padres:Adilsom Amadi, Norberto e Márcio.
No dia 14/04 será a vez da Matriz São José Operário e no dia 15/04 na Comunidade São Gabriel.
Aproveitemos pois, estas oportunidades que o Senhor nos dá para iniciarmos uma vida nova através do Sacramento da Confissão.

Catequistas realizam encontro formação

"Catequista, Um evangelizador na comunidade"
O encontro se deu neste sábado,26 de Março no Salão Comunitário da Comunidade Cristo Rei.Foram convidados para este encontro catequistas da pré-catequese, 1ªEucarístia, Crisma e Batismo.
Defini-se como essencial, momentos como esse para a manutenção da espiritualidade da pessoa do catequista.
A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. Segundo o Documento de Puebla (1979) e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente. Os Bispos da América Latina reunidos em Santo Domingo (1992) nos disseram": "Damos graças a Deus pelos esforços de tantos e tantas catequistas que cumprem seu serviço eclesial com sacrifício, selado, às vezes, com suas vidas. Contudo, devemos reconhecer que ainda há muito por fazer.Parabenizamos a coordenação pela iniciativa.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Anunciação do Senhor-25/03

Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.
Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."

sábado, 19 de março de 2011

Animação Liturgica e Reflexão


20 de Março de 2011 — Domingo

2º Domingo da Quaresma
(Cor Roxa)
Fraternidade e a Vida no Planeta:
A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
Viver a fé com disposição de correr riscos!
Preparando-nos para a Páscoa, confrontamos nossa vida com os apelos da Palavra de Deus e a Ele nos entregamos confiantes e sem reservas. Queremos respeitar e cuidar da natureza criada, conscientes de que hoje, mais do que nunca, ela “geme em dores de parto” (Rm 8,22). Neste segundo domingo da quaresma, subamos a montanha com Jesus para fazermos a experiência da intimidade com o Senhor.

19 de Março - Dia de São José(curiosidades)

O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande-popularidade.Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março. Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador".Apesar de ter grande importância dentro da Igreja Católica, o nome de São José não é muito citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja, sendo apenas mencionado nos Evangelhos de S. Lucas e S. Mateus.
Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galiléia e comprometido com Maria. Segundo a tradição popular, a mão de Maria era aspirada por muitos pretendentes, porém, foi a José que ela foi concedida.José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém.
Quando Jesus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino estavam sendo exterminadas, por ordem de Herodes.
José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes.
Temendo um sucessor do tirano, José levou a família para Nazaré, uma cidade da Galiléia.
Outro momento da vida de Cristo em que José aparece na condição de Seu guardião foi na celebração da Páscoa Judaica, em Jerusalém, quando Jesus tina 12 anos.
Em companhia de muitos de seus vizinhos, José e Maria voltavam para a Galiléia com a certeza de que Jesus estava no meio do grupo.
Ao chegar a noite e não terem notícias de seu filho, regressaram para Jerusalém em uma busca que durou 3 dias.
 Para a surpresa do casal, Jesus foi encontrado no templo em meio aos doutores da lei mais eruditos, explicando coisas que o deixavam admirados.
Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte.
Acredita-se que José tenha morrido antes da crucificação de Cristo, quando este tinha 30 anos. Existe no Brasil em torno de 1.200 paróquias de São José operário.
Inclusive a nossa!
Veja a importante desse glorioso santo.
Estamos nos preparando para a nossa grande festa no dia 1º de Maio. Deus nos dê força para prestar essa grande homenagem a nosso padroeiro.
Equipe do blog!

Hino a São José

Aniversario da J.U.C 17 anos

Aconteceu domingo dia 13 de Março, depois da celebração da missa da 9:30hs na Paróquia São José Operário, presidida pelo diácono Dirceu, a confraternização dos jovens da J.U.C. Estavam todos presentes J.I.C e J.A.C e outros convidados. O  evento foi realizado na chácara Vale da Serra no bairro do Medeiros. O tempo colaborou muito sol e calor e não ouvi exagero nas brincadeiras, mais o pessoal si divertiram muito na piscina e no campo de futebol . As 13hs foi servido um delicioso almoço para todos, do qual nos fartamos com tantas variedades. Os organizadores estão de parabéns. No final da tarde, foi cortado o bolo de aniversário, a final foram 17 anos. Sabemos o quanto foi difícil chegar ate aqui, mas não vamos desistir, melhores dias virão. O apoio só vem com a união de todos, não fiquem sentados na beira do caminho esperando carona de um ou de outros!
 Obrigado pela lembrança jamais esqueceremos de vocês.
Equipe do blog!

J.U.C 17 anos - Paróquia São José Operario - Jundiaí - SP (Parte 1)

J.U.C 17 anos - Paróquia São José Operario - Jundiaí - SP (Parte 2)

J.U.C 17 anos - Paróquia São José Operario - Jundiaí - SP (Parte 3)

O que é Jornada Mundial da Juventude ?

A Jornada Mundial da Juventude é um evento Católico que reúne centenas de milhares de pessoas, sobretudo jovens.
Foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985.
O evento é celebrado a cada três anos, numa cidade que está necessitada da palavra, para celebrar este encontro em que participam pessoas do mundo inteiro.
Durante a Jornada acontecem eventos como catequeses, eucaristias, anúncios, partilhas e comunhão. Tudo isso em diversas línguas.
É um convite a todos os jovens do mundo para testemunharem o amor de Deus em suas vidas à pessoas que estão sedentas da palavra, e que não a conhecem .
Além do encontro com o Santo Pe. , a Jornada reúne jovens que participam do Caminho Neocatecumenal, um movimento da igreja católica.
Estarão presentes no encontro os fundadores do Caminho , Kiko, Carmen e Pe. Mario, onde chamam os jovens a serem vocacionados , a terem uma vocação santa!

" Não paguem o mal com o mal e sim, o mal com o Bem." ( JMJ - Sidney )

-Roteiro-

Roteiro IV
Para São José Operário e região.
09 Agosto - embarque para lisboa.
10 Agosto - Lisboa. Translado , jantar e pernoite nos hotéis em Roma.
11 Agosto - Lisboa/Fátima/Porto.
Café. Saída para Porto, passando por Fátima, onde celebraremos uma Eucaristia, almoço,seguiremos para Porto. Jantar, pernoite.
12 Agosto - Porto.
Café. Visitar a cidade, livre para atividades.Jantar e pernoite.
13 Agosto - Porto/Braga/Pontevedra.
Café. Saída para Braga. Tempo livre. Saída para Pontevedra, jantar, pernoite.
14 Agosto - Pontevedra/Santiago/Pontevedra.
Café. Saída para Santiago. Livre para atividades, regresso a Pontevedra, jantar , pernoite.
15 Agosto - Pontevedra/Ourense/Leon.
Café. Saída para Leon, jantar e pernoite.
16 Agosto - Leon/Madrid.
Café, saída para Madrid. Chegada, alojamento.
16 a 21 Agosto - Madri.
Programação JMJ, se encerra no domingo dia 21 com eucaristia pelo Santo padre.
22 Agosto - Madri.
Encontro vocacional do Caminho Neocatecumenal com Kiko , Carmen e Pe. Mario.
23 Agosto - Madrid/Lisboa.
Café. Saída para Lisboa, jantar e pernoite.
24 Agosto - Lisboa/São Paulo.
Café. Translado, embarque para São Paulo.

sexta-feira, 18 de março de 2011

19 de Março-São José, valei-nos!

São José Esposo de Maria e Padroeiro da Igreja
"Eis o servo fiel e prudente, a quem Deus confiou sua família"
José, um homem como tantos da sua época que conhecia Deus e a ele era temente, recebe de Deus uma vocação específica, de ser o pai adotivo de Jesus, o guarda da família de Nazaré. Tinha seus planos e projetos como casar-se com Maria e estava providenciando tudo para o casamento, constituir uma família, ter filhos e educa-los segundo a lei de Deus. Tinha uma profissão, que todos nós sabemos que era de marceneiro. Conforme conhecemos através da Bíblia ele aceita o chamado de Deus e á partir daí começa a viver o novo de Deus para sua vida, passando a ter como única segurança nesse caminho, o próprio Deus. Assim passa a viver em função desse chamado, exercendo a sua profissão para sustento da sua família, não deixando-se prender por ela, visto que muitas vezes ia de um lugar para outro para preservar a vida e a segurança de Jesus. Mesmo sem entender perfeitamente o que Deus estava propondo a ele, e não sendo isso um obstáculo, acolhe, e vivendo esse novo de Deus, no decorrer do caminho da vida vai entendendo tudo o que Deus queria dele. São José muda então seus planos, sua vida para ser servo de Deus e faz isso sem ser forçado ou obrigado, mas com alegria e satisfação que brota do coração de todo aquele que responde ao chamado de Deus.
È considerado o santo da providência, pois em sua humildade trabalhou e nada deixou faltar á família de Nazaré.São José, homem como nós, procurou e conseguiu ser aquilo que Deus esperava dele, pela entrega de vida e segurança em Deus, amor em Jesus, sendo conduzido pelo Espírito Santo e amor e acolhimento a Nossa Senhora.Que São José nos ajude à medida que vamos descobrindo e entendendo nosso Carisma, vive-lo.
São José, valei-nos!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Caminho Neo catecumenal realiza anúncio da Quaresma

Chama-se  Quaresma os 40 dias  de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa.  Essa preparação existe  desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias , em memória do jejum de Jesus  Cristo no deserto. Durante esse tempo a  Igreja  veste seus  ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória",  o "Aleluia" e o "Te Deum".
Neste tempo, é comum entre as comunidades neo catecumenais realizarem o anúncio da quaresma ministrado pelos catequistas que evangelizam suas respectivas comunidades.
Em nossa paróquia o anúncio se deu na quarta-feira,16/03. Um momento oportuno para enriquecer a caminhada rumo a Páscoa do Senhor.
Neste tempo quaresmal, muitos têm o hábito de fazer determinadas “penitências”, porém nem todos têm uma noção correta do significado e objetivo delas. Na verdade, muitos são aqueles que nos quarenta dias da Quaresma se abstêm de atividades prazerosas, deixam de comer e beber alimentos que lhes trazem prazer, mas não o fazem com alegria e convicção, como autêntica penitência quaresmal.
A Igreja recomenda abstinência e jejum na Quaresma para nos lembrar, principalmente e concretamente, das palavras de Jesus: Não só de pão vive o homem...” (Mt 4,4) – levando-nos a exercitar o autodomínio como penitência saudável e necessária.
No projeto divino, tudo o que acontece tem um objetivo específico. Nada é por acaso. Assim, aproveitemos o período quaresmal para nos tornar mais santos e conscientes, levando outros a fazer o mesmo!

domingo, 13 de março de 2011

Animação Liturgica e Reflexão

13 de Março de 2011 — Domingo

1º Domingo da Quaresma
(Cor Roxa)
Fraternidade e a Vida no Planeta:
A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
Uma escolha a se refazer sempre!
Quaresma, tempo de graça e de conversão. Oportunidade de acolher a misericórdia de Deus que nos faz pessoas novas, capazes de vencer as tentações dos prazeres imediatos, do poder e das riquezas. A Campanha da Fraternidade nos convoca a somar forças em favor da vida no planeta terra. Em Cristo, que venceu as tentações e o pecado, celebremos o mistério do amor, a Eucaristia.
LITURGIA DA PALAVRA
Deus nos fala
A vida do homem e da mulher sai do rumo com a desobediência a Deus. Eles danificaram a própria liberdade e tornaram-se escravos de si mesmos e do mundo. Se por Adão foram gerados o pecado e a morte, por Jesus Cristo vieram a redenção e a vida.

sábado, 12 de março de 2011

Festa de São José Operário 2011

Faltam apenas 6 semanas para o inicio da festa de São José Operário nosso padroeiro. Os organizadores da parte festiva pedem a colaboração de todos a contribuírem com : UM LITRO DE ÓLEO E UMA LATA DE LEITE CONDENSADO QUE PODE SER ENTREGUE NA SECRETARIA OU NAS COMUNIDADES QUE VOCÊ FREQÜENTA. Não esqueça a igreja somos nós.
Participem de todos os movimentos de nossas comunidades, pois só assim cresceremos. As dificuldades sempre existiram, mas com nosso trabalho, vontade de fazer e com as graças de Deus faremos a melhor festa possível. A sua colaboração é muito importante PARTICIPEM!!!
Tivemos a participação do grupo musical The marvelous na festa de 2006 vejam o vídeo.
Equipe do Blog

THE MARVELOUS - Na festa de São José Operário 2006 - Jundiaí / SP

Quaresma 2011

A quaresma é um momento comemorado pela igreja católica que simboliza os preparativos para a páscoa. Toda quaresma si inicia na quarta-feira de cinzas que também  simboliza o fim do carnaval. Uma curiosidade é que o domingo de carnaval é sempre realizado 7 domingos antes do domingo de páscoa. A quaresma termina na quinta -feira santa alguns acreditam que a quaresma dura 47 dias "Quarta feira de cinzas ate o domingo de páscoa" e que isso ocorre porque os domingos não são contados por ja ser um dia destinado a orações. O numero 40 está repleto de simbolismo e significa o numero da aprovação, o numero 40 aparece diversas vezes como: 40 dias de dilúvio e os 40 anos de peregrinação dos judeus pelo deserto quando fugiam do Egito. Jesus também chegou a passar 40 dias quando sofreu algumas tentações. Para seguir a quaresma determina a tradição católica, é necessário dedicar os 40 dias para orações, abstinência e caridade. No caso de abstinência é deixar de fazer alguma coisa que gostamos e isso duraria 40 dias em lembrança em que Jesus passou sem comer no deserto pela mesma quantidade de tempo. Quaresma é tempo de orações. Na Quarta-feira de cinzas foi lançado pela CNBB a campanha da fraternidade com o tema .  
Equipe do blog!

J.U.C 16 anos

Amanhã domingo, dia 13 de Março na celebração das 9:30hs será em ação de graças para a comunidade jovem J.U.C pela passagem de mais 1 ano de atividades. Esta celebração será presida pelo diácono Dirceu .     A J.U.C está completando 16 anos. A participação dos jovens é muito importante para a paróquia, mais precisa haver a união de todos.
Está chegando a Via Sacra vamos nos unir como no ano passado e fazer uma bela encenação da paixão de cristo. Desejamos aos integrantes da J.U.C muita paz e e harmonia.
Equipe do blog!

Rumo a Madrid

Faltam 4 meses para a viagem de nossos jovens rumo a Madrid. Mais de 30 jovens de nossa paróquia, vão reuni-se a milhares de jovens do mundo inteiro neste grande evento dedicado a eles. Conversando, hoje pela manhã com alguns deles que estão si preparando para o crisma percebi que estão ansiosos e muito felizes para conhecer o PAPA BENTO XVI pessoalmente. Fiquei muito feliz com a disposição desses garotos que estão a meses com suas banquinhas de guloseimas na entrada de nossa matriz. Só não gostei muito porque já estou com a idade um pouco avançadas e eles estão querendo empurrar o tempo depressa de mais.
Calma!! 4 meses passam rápido. Continuem com essa disposição. Reservei um vídeo especial para vocês.

"Jornada Mundial da Juventude 2011"

Equipe do blog!

Vídeo oficial da Jornada Mundial da Juventude 2011

quarta-feira, 9 de março de 2011

Papa Bento XVI divulga mensagem para a Quaresma 2011

A partir da quarta-feira de cinzas, dia 9 de março, a Igreja inicia o tempo da Quaresma, em preparação à Páscoa. O papa Bento XVI divulgou na manhã de ontem, terça-feira, 22, a Mensagem para Quaresma 2011. Na mensagem, o papa cita a importância do Batismo na vida do cristão e a Quaresma, como ocasião para essa reflexão.
“Um vínculo particular liga o Batismo com a Quaresma como momento favorável para experimentar a Graça que salva”, diz Bento XVI, num dos trechos da mensagem.
O Papa ressalta a relevância do Batismo como sendo uma atual fonte de conversão: “O Batismo, portanto, não é um rito do passado, mas o encontro com Cristo que informa toda a existência do batizado, doa-lhe a vida divina e chama-o a uma conversão sincera, iniciada e apoiada pela Graça, que o leve a alcançar a estatura adulta de Cristo”.
No texto, o papa afirma ainda a importância da palavra de Deus como direção para viver “com o devido empenho este tempo litúrgico precioso. Para empreender seriamente o caminho rumo à Páscoa e nos prepararmos para celebrar a Ressurreição do Senhor – a festa mais jubilosa e solene de todo o Ano litúrgico – o que pode haver de mais adequado do que deixar-nos conduzir pela Palavra de Deus?”.
“Queridos irmãos e irmãs, mediante o encontro pessoal com o nosso Redentor e através do jejum, da esmola e da oração, o caminho de conversão rumo à Páscoa leva-nos a redescobrir o nosso Batismo”, assim termina a mensagem do papa Bento XVI para a Quaresma 2011.
Leia o texto na íntegra em nossos quadros de avisos no final de semana.

Grupos de evangelização em destaque na abertura da CF-2011

A celebração de cinzas marcou o envio dos agentes responsáveis pela evangelização nas casas de nossas comunidades. São os grupos de evangelização que aparece como ótima opurtunidade de aprofundamento espiritual neste tempo quaresmal e também de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade.
Logicamente, aqueles que não tem algum impedimento como trabalho, escola, deve procurar o grupo mais próximo de sua casa e participar. O material fornecido pela CNBB tráz em seu conteúdo uma riqueza muito grande de informação e formação, além disso traz também a via sacra com todas as estações.
Estendemos o convite então a todas as pessoas a partciparem dos encontros semanais, buscando viver com mais intensidade este tempo de conversão.

terça-feira, 8 de março de 2011

08 de Março-Dia Internacional da Mulher

Mulher que traz a beleza e luz aos dias mais difíceis,que divide sua alma em duas para carregar tamanha sensibilidade e força.
Mulher que luta pelos seus ideais, que dá a vida pela sua família.
Mulher que ama incondicionalmente, que se arruma, que se perfuma, que vence o cansaço.
Mulher que chora e que ri, mulher que sonha...

"Maria Santa e fiel, ensina-nos a viver como escolhidos"

Tantas mulheres, belezas únicas, vivas, amadas e admiradas todos os dias.

Para voce mulher, Mulher tão especial:
Feliz Dia Internacional da Mulher!

Para completar nossa homenagem as mulheres, queremos aqui  reverenciar uma mulher fantástica, humilde, toda imaculada: MARIA SANTÍSSIMA
Mulheres, em Maria sintam-se todas homenageadas!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Brasília celebra Ordenações diaconais do Seminário Redemptoris Mater

Chegada no seminário
No sábado, 5/03, na paróquia Nossa Senhora da Esperança, seminaristas do Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater de Brasília foram ordenados diáconos.
Entrada do seminário
São eles Cássio Selaimen Dalpiaz (Porto Alegre-RS), Eduardo Gavioli Porangaba (Guarulhos-SP), Giovanni Tomaz Lopes Costa (Sobradinho-DF), Fernando Alves de Sousa (Jundiaí-SP), Francesco Palombi (Roma-Itália) e Marcos Sabater (Murcia-Espanha).
A paróquia São José Operário esteve presente através das comunidades néo catecumenais. A viagem até Brasília foi feita através de ônibus, uma viagem longa,porém muito gratificante pelo fato de estarmos diante de tão grande graça que é de poder acompanhar um fruto da comunidade.
A celebração teve às 18h e foi presidida pelo Cardeal D. José Freire Falcão, Arcebispo emérito de Brasília.
Vista externa do seminário
Conforme comunicamos anteriormente, os membros da nossa paróquia saíram na sexta-feira por volta das 20:30hr e retornou no domingo as 15:00hr. Na viagem foi tudo bem com os peregrinos apesar do grande volume de chuva na estrada. Em Brasília os membros de nossa comunidade ficaram hospedados nas casas dos irmãos da comunidade de paróquia Cristo Redentor em Taguatinga.
Foi sobre tudo, um momento de graças e também momento de aprendizagem. Na ocasião, nossa comunidade pode conhecer o Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptores Maters e suas instalações.
Diácono Fernando durante confraternização
Imagem ordenação pelo Cardeal Dom Falcão
Em Brasília o diácono Fernando será direcionado para a comunidade Cristo Rei em  onde fará parte dos trabalhos de pastoral até sua ordenação presbiteral em Dezembro.
Mais imagens da ordenação serão postadas brevemente.

sábado, 5 de março de 2011

A Igreja e o Carnaval

Estamos em pleno sabado de Carnaval depois séculos onde as festas populares e orgiasticas faziam partes das pautas de discussões da igreja no ano 590D.C . O papa Gregorio I incluiu o carnaval no calendário eclesiástico, a igreja começou a tolera a festa, e em alguns casos, passou a estimula-la, mais de acordo com preceitos religiosos. O carnaval era organizado, com jogos, brincadeiras e corridas de cavalos e de anões. Em 1545, no concilio de "Treton" o carnaval foi reconhecido como uma manifestação popular de rua  importante e em 1582 suas datas foram estabelecidas em definitivo. A festa, ate hoje obedece as regras que determina a páscoa dos católicos. O domingo de carnaval e sempre no 7º domingo antes do domingo de páscoa. O carnaval e a porta de entrada para a quaresma tempo de privação para os católicos. Portanto, o carnaval e uma festa litúrgica. Devemos festeja com dignidade e respeito sem muito abuso sabendo que na quarta-feira de cinzas começa o flagelamento de nosso senhor Jesus Cristo ate o calvário para a salvação de todos nos.
LEMBRETE: CUIDADO JOVENS CARNAVAL TEM TODOS OS ANOS E CADA VEZ MELHOR, SEJAM MODERADOS EM SUAS DECISÕES, DIVIRTAM-SE .
"EQUIPE DO BLOG"
Vejam abaixo o video gravado no clube Uirapuru no carnaval 2005, no salão 2 recentemente inaugurado, com aproximadamente 5500 pessoas grande maioria de jovens de nosso bairro e eloy chaves.
Foi o melhor carnaval de todos os tempos do Uirapuru considerado o melhor carnaval de Jundiaí. Com animação da banda Prisma da cidade de Bauru composta por jovens musicos, com o Mike levantando aquela multidão com a festa no apê, foi um grande momento na historia dos carnavais do uirapuru.

Carnaval 2005 Uirapuru C.C - Jundiaí / SP

Posse do Padre Leandro Megeto

Aconteceu, segunda-feira dia 28 de Fevereiro na paróquia São João Bosco do parque Eloy chaves a cerimonia de posse do padre Leandro Megeto e do Diácono Antonio. Esse evento foi presido pelo nosso bispo Dom Vicente Costa. Esteve presente 15 padre e 6 diáconos entre eles, Padre João Marrom, Alberto, Diácono João e Pedro muito conhecido em nossa Paróquia. O evento foi transmitido via Internet pela TV Arca da Aliança. Inúmeros fotógrafos registraram esse grande momento de nossa diocese. Padre Leandro é o novo coordenador da região 5 da qual fazemos parte. Em seus agradecimentos o jovem padre, prometeu ser participativo em todos os movimentos de sua paróquia. Com menos de 1 ano de sacerdócio  Padre Leandro recebeu de Dom Vicente esta missão que é dado somente aos grandes guerreiros.
Receba de todos nos da Paróquia São José Operário nossas orações e que Deus nosso pai esteja sempre ao seu lado.
Desejamos a você muita luz nessa caminhada "Equipe do blog"

Catequese comunidade São Gabriel

Na celebração de domingo dia 27 de Fevereiro presidida pelo Diácono Dirceu na comunidade São Gabriel Arcanjo da Paróquia São José Operário, foi apresentado as crianças da catequese para a 1ª Eucaristia, foi um dia especial para as crianças e seus pais, pois marcou o inicio da catequese. Para muitos será o primeiro ano para outros o ultimo, assim começa uma nova etapa na vida dessas crianças a caminho da evangelização. Que Deus dê forças para a Neuza e todas as catequistas para essa missão muito importante.
Para vocês, uma chuva de bênçãos e graças.
Equipe do Blog!

Pe José Roberto de Araujo - 23 anos de Sacerdócio

quinta-feira, 3 de março de 2011

Ordenação Diaconal

Neste final de semana,sábado,05/03 teremos em Brasília,DF a ordenação diaconal do nosso seminarista Fernando e é claro que a Paróquia São José Operário estará sendo representada. O ônibus levando os peregrinos sairá na sexta-feira,04/03 devendo retornar no domingo. Boa viagem de ida e volta para todos! "Ser sinal da presença de Deus onde quer que estejamos, eis nossa missão"
(Comunidades Neo-Catecumenais)

1ª Sexta-feira do mês

Coração ferido na cruz.
Quem não carrega sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo (Lc 14,27). Quando se fala em cruz, pensamos numa grave doença, numa grande dificuldade, sofrimento. A cruz é símbolo de dor, mas é também de salvação, amor e fidelidade. Cristo querendo só fazer o bem e a vontade do Pai  aceitou a condição que o levou a morte na cruz. Por isso, diz jesus: quem quiser ser meu discípulo tome a sua cruz, todos os dias, e me siga. Quando uma pessoa abraça com amor a cruz de alguém que ama, encontra a verdadeira vida na morte. Tomar a cruz cada dia ´e evitar as coisas feitas sem o coração. lutar contra o sofrimento para vencê-lo, amar sem nada exigir.  "Sagrado Coração de Jesus, fazei meu coração semelhante ao vosso"

terça-feira, 1 de março de 2011

Oração do mes de Março

Caríssimos irmãos e irmãs, chegamos ao final do mês de Fevereiro. Com o coração agradecido e confiante é que iniciamos o mês de Março. Sem dúvida, um mês muito especial. Vamos com a graça de Deus viver o tempo da quaresma, juntamente com a Campanha da Fraternidade. Queremos neste mês, dedicar todo nosso trabalho pastoral confiando na proteção de São José o qual dirigimos nossa oração:
"São José, Você passou pelos Evangelhos sem dizer sequer uma palavra. Entretanto, este silêncio forte nos fala: Silencio de Justo. neste seu mês, rogue a Deus por mim! Quero ser uma pessoa justa, no silêncio discernir e acolher e projeto de Deus para comigo. Nas entrelinhas do Evangelho, Você me ensina, acena para atitudes desafiantes. Traduz o que é ser instrumento de Deus; Você protege; apoia; espalha confiança;guarda silêncio de autenticidade. Deus manda, você vai; não faz propostas a Deus, não faz troca. Deus quer, Você faz; Deus precisa, está pronto;Deus fala, Você escuta. Você é o rosto da obediência. Você é instrumento do Senhor. Suplico a Você que rogue por mim e por todos! Amém."