Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

Acesse nossa página no Facebook

Acesse nossa página no Facebook:





Compromisso de todo Cristão

Compromisso de todo Cristão
Compromisso de todo Cristão

Outubro - Mês Missionário

Outubro - Mês Missionário
Outubro - Mês Missionário

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Em cerimônia solene, Diocese lança a Campanha da Fraternidade 2012


lcto_texto_base_CF_006_siteQue a saúde se difunda sobre a terra!” É com esse desejo que nos reunimos nesta noite para refletir sobre o tema “Fraternidade e a Saúde Pública” e, enquanto representantes dos vários segmentos da sociedade, comprometermo-nos com ações concretas visando à saúde integral para a nossa população.
Foram com essas palavras que cerca de 300 pessoas presentes ao anfiteatro Pio XII da Cúria Diocesana foram acolhidas na cerimônia de lançamento oficial do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2012 (CF), na noite desta quinta-feira, 16 de fevereiro.
Sob a presidência do Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, o evento contou com a presença de sete secretários municipais de saúde, presidentes dos Conselhos Municipais de Saúde, autoridades civis, padres e inúmeros agentes paroquiais.
A mesa diretora foi composta pelos padres Juverci Pontes de Siqueira, assessor diocesano da CF; Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora; Monsenhor Joaquim Wladimir Lopes Dias, Bispo eleito para a Arquidiocese de Vitória (ES); Rita Passos, deputada estadual; padre Christian de Paul de Barchifontaine, reitor do Centro Universitário São Camilo (SP) e palestrante da noite; padre Paulo Eduardo Ferreira de Souza, assessor diocesano da Pastoral da Saúde; Maria Aparecida Marquezin Felippe, coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde; e Maria Rosangela Moretti Serra, coordenadora diocesana da CF.
Ao abrir os trabalhos, o pastor da Diocese declarou que, “Na visão cristã, a saúde é um dom que Deus confiou à nossa responsabilidade e por isso Ele nos chama para cuidarmos da própria saúde e da saúde das pessoas mais vulneráveis”.
Em momento solene, Dom Vicente convidou os secretários municipais de saúde e ou seus representantes a assumir um compromisso em torno dos objetivos da Campanha da Fraternidade. Entre outras questões, o pastor da Diocese perguntou se eles queriam assumir o compromisso de dar atenção aos enfermos e de empenharem-se verdadeiramente para melhoria do sistema público de saúde, se desejavam qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde e se estavam dispostos a difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade.  Para todas as questões, os representantes dos municípios responderam que sim.
Estiveram presentes os secretários de saúde Luís Fernando Nogueira Tofani de Várzea Paulista, Márcio de Lúcio de Cajamar; Dr. Marco Aurélio Hortêncio Bastos de Itu; Dra. Maria Helena Vanini Polli de Itupeva; Roseli de Lima de Louveira; Dra. Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo de Jundiaí e Mauro Takanori Okumura, representando a secretária da saúde da cidade de Salto. Todos receberam um exemplar do Texto Base da CF 2012.
A CF 2012 tem por tema “Fraternidade e Saúde Pública” e lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo38,8) e vem de encontro com a principal preocupação e reivindicação da população brasileira, no campo das políticas públicas, a saúde integral. O objetivo principal da Igreja do Brasil é promover uma reflexão sobre a realidade da saúde pública no Brasil, contemplar a saúde como um dom de Deus confiado à responsabilidade de todos e mobilizar por melhorias no sistema público. Sobre isso, falou o padre camiliano doutor Christian de Paul de Barchifontain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário