EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Caminho Neocatecumenal-Visita dos Catequistas

A comunidade 3 do Jardim Guanabara recebeu no domingo,24/06 a visita dos catequistas que evangelizam esta comunidade. Liderados pelo casal Iuca e Célia, a equipe esteve toda presente e passaram o domingo ouvindo a maioria das pessoas. O encontro iniciou-se com a celebração das Laudes, seguida de catequese. A equipe de catequistas  visita periodicamente as comunidades (por exemplo, para os anúncios dos tempos litúrgicos e as passagens de etapa) e acompanha seu desenvolvimento, mas a comunidade caminha sozinha.Como nada é coincidência e sim tudo providência, comemoramos neste dia a Festa da Natividade de São João Batista. Muito foi falado sobre a vida de São João pricipalmente da simplicidade da missão. A visita dos catequistas revigora o ânimo da comunidade, pois em geral em nossa fragilidade olhamos mais para a nossa desgraça do que para a graça. A exemplo de São João que carregou em si a missão da Igreja os membros da comunidade 3 são chamados a carregar a tradição da Igreja com a vida.Na Traditio, os catecúmenos são enviados, dois a dois, a pregar nas casas, anunciando o amor de Deus presente em suas vidas. Ser rejeitado, experimentar um pouco do que Jesus passou é uma maneira de não abrirmos mãos dos dons que Deus nos deu.
Muitas vocações sacerdotais e religiosas surgem dentro do Caminho, que já promoveu a criação de mais de 40 seminários no mundo inteiro. São os seminários Redemptoris Mater, que pertencem à Diocese e formam padres para a diocese, mas cuja orientação e metodologia de formação são de responsabilidade do Caminho (existe dois no Brasil, em Brasília e São Paulo). São seminários missionários, que reúnem seminaristas de diversas nacionalidades e preparam padres prontos a ir para qualquer parte do mundo. Alguns integram equipes de catequistas itinerantes ou acompanham as famílias em missão. Todos os seminaristas fazem o Caminho e realizam uma experiência na itinerância, como parte de sua formação. Na comunidade 3 é a comunidade de origem do Padre Fernando atualmente pertencente a Paróquia Cristo Rei em Ceilândia,DF. Atualmente na paróquia São José Operário está em andamento as catequeses para formação de novas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário