EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sábado, 28 de janeiro de 2012

Palavra do Pastor - 29/01/2012 - Diocese de Jundiaí

Seminaristas são insituídos acólitos e seguem para missão em Marabá

acolitos_envio_074Os seminaristas Michael e Gabriel foram instituídos acólitos na manhã de ontem, 26 de janeiro, na capela da Congregação das Irmãs Carmelitas Teresianas, onde estava sendo realizado o retiro de início do ano do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro.A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, que no início da missa apresentou os padres presentes, Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida, Márcio Felipe de Souza Alves, José Roberto Araújo, José Paulo de Almeida, Alberto Simionato, Marcelo dos Santos, Ivan de Oliveira e Carlos Rafael Casarin e saudou todos os seminaristas que encerravam o retiro, de maneira especial os que ingressaram nesse ano no núcleo Propedêutico, desejando que todos perseverem no ano que se inicia.Durante a homilia Dom Vicente disse ter se lembrado de Gabriel e Michael por ocasião das festividades de São Paulo Apóstolo, celebrada no dia anterior, “Ontem me lembrei de vocês, pois São Paulo também tinha dois ajudantes, Tito e Timóteo! Dou graças a Deus pelos colaboradores que me deu e peço que Ele não nos deixe esquecer que somos padres e bispo para o bem da Igreja!”.O bispo ainda falou sobre a importância de serem missionários, refletindo sobre a missão em Marabá para qual os seminaristas seriam enviados, “Deus nos ama e nos enviou seu maior missionário que é Jesus e, Jesus nos convida também a sermos missionários! Gabriel e Michael procurem ir com muito ânimo, pois vocês vão enviados por Jesus!”.Após a homilia foi realizado o rito do acoletado, e ao final da celebração Dom Vicente, juntos com os demais padres celebrantes concedeu bênção de envio aos seminaristas.
Em seguida todos participaram de um almoço de confraternização.

7ª Semana Jovem.

Aconteceu nesta semana na comunidade São Gabriel Arcanjo da Paróquia São Jose Operário Jundiaí, a sétima semana jovem de nossas comunidades. Tivemos na segunda-feira com o Catequista Rafael Godoy de nossa comunidade e também o vice-presidente da Pastoral da Juventude.
     Dando seqüência na terça-feira a presença de Cristina e Fabiano também de nossa paróquia. Na quarta-feira o Pe. Geraldo Bicudo celebrou a eucaristia e marcou sua presença com uma palestra muito importante para os nossos jovens, e neste mesmo dia tivemos o Ministério Musical Catadão de Cristo  na animação.
     Dando seqüência na quinta-feira foi a vez do Pe. Julio coordenador da Pastoral da Juventude Diocesana e na animação tivemos o Ministério de Musica do valoroso Grupo de Orações São Gabriel coordenados pelo “Kaka”.
      Pe. Rodrigo encerrou esta que foi a sétima semana jovem com a adoração do santíssimo sacramento, este dia contou com a animação do Ministério Coração do Rei. Assim encerramos a sétima semana jovem de nossa paróquia que teve como tema “Sedes Transformados Pela Renovação do Espírito Santo”.
 Agradecemos a presença de nossas comunidades Santa Cruz, Matriz, Cristo Rei, São Gabriel e Fazenda Grande que sempre nos prestigiaram com as suas presenças.
     Para a J.A.C nossos sinceros votos pelo seu aniversario, afinal são 33 anos de atividades. Parabéns!!!

7ª Semana Jovem - Fotos - Paróquia São José Operário - Jundiaí / SP

Pe. Geraldo Bicudo.

Na ultima quarta-feira, tivemos a grata satisfação de receber em nosso convívio para uma palestra com nossos jovens, o Pe.Geraldo da Cruz Bicudo Almeida. Foi praticamente uma conversa muito agradável com nossos meninos e meninas que aos pouco foram entrando no clima, Pe. Geraldo com seu jeito muito carinhoso agradou todos os jovens que participavam da sétima semana jovem, que estava sendo realizada na Comunidade São Gabriel Arcanjo.
     Pe. Geraldo foi pároco da Paróquia Santa Teresinha na Vila Rio Branco, onde tive o prazer de passar um final de semana com a Pastoral do Menor Diocesana de Jundiaí e da Diocese de Sorocaba no ano de 2007. Hoje Pe. Geraldo é coordenador diocesano de ação evangelizadora.
      Nasceu no dia 19 de Julho de 1957, e foi ordenado no dia 05 de Janeiro de 1986 em Jundiaí, estamos muito agradecidos por ter aceitado nosso convite foi muito bom ouvir seus conselhos.
  PE. GERALDO “VOCÊ TAMBÉM FAZ PARTE DE NOSSA HISTORIA”.
 Equipe do blog!  

Pe. Geraldo Bicudo - Semana Jovem - Paróquia São José Operário - Jundiaí /SP

46ª Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

O papa divulgou no dia 24, a Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2012. Com o título “Silêncio e palavra: caminho de evangelização”, Bento XVI explica que as relações entre o silêncio e palavra são “dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas”.
Leia abaixo, parte da 46ª Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais:
Silêncio e palavra: caminho de evangelização 
Amados irmãos e irmãs,Ao aproximar-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2012, desejo partilhar convosco algumas reflexões sobre um aspecto do processo humano da comunicação que, apesar de ser muito importante, às vezes fica esquecido, sendo hoje particularmente necessário lembrá-lo. Trata-se da relação entre silêncio e palavra: dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas. Quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a comunicação deteriora-se, porque provoca um certo aturdimento ou, no caso contrário, cria um clima de indiferença; quando, porém se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado. Palavra e silêncio. Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo. A Maria, cujo silêncio «escuta e faz florescer a Palavra» (Oração pela Ágora dos Jovens Italianos em Loreto, 1-2 de Setembro de 2007), confio toda a obra de evangelização que a Igreja realiza através dos meios de comunicação social.
Vaticano, 24 de Janeiro – Dia de São Francisco de Sales – de 2012.
BENEDICTUS PP XVI
Para ler a mensagem na integra acesse:http://www.cnbbsul1.org.br

sábado, 21 de janeiro de 2012

Fica ligado

Na próxima segunda-feira tem inicio a primeira semana jovem do ano, a pastoral da juventude convida a todos os jovens de nossa região para participarem deste evento que é de importância para todos. Convidamos a todos familiares que acompanhem seus filhos e os apóiem nesta caminhada, desde já agradecemos a todos.
 Particepem!!!
    


sábado, 14 de janeiro de 2012

AVISOS DIA 14 e 15 DE JANEIRO DE 2012

 Estão abertas as inscrições para catequese de adultos

 Também encontra-se abertas as inscrições para o curso de noivos. (Informações na secretaria)

 Na próxima quarta feira dia 18 de Janeiro as 19:30h na comunidade São Gabriel haverá a celebração da Mãe Rainha.

 Bazar dos vicentinos sábado 21 de janeiro a partir das 14:00h e no domingo dia 22 após a celebração, na comunidade São Gabriel.

Palavra do Pastor - 15/01/2012 - Diocese de Jundiaí

Convite.

Atenção galera de nossa pastoral da juventude:
A coordenação da J.A.C em nome de nossa querida “Ju” convida a todos os jovens de nossa região, inclusive seus familiares a participarem da primeira semana jovem do ano, que será realizada entre os dias 23 a 27 de Janeiro de 2012 na comunidade São Gabriel Arcanjo da Paróquia São Jose Operário Jundiaí.
     Teremos vários pregadores com palestras muito importantes de interesse para todos, participem deste encontro que promete ter muitas novidades em relação aos anteriores, mas não faltara muitas alegrias, musicas e azarações.
AGRADECEMOS A JU POR NOS CONVIDAR VALEU.
PARTICIPEM!!!   
 Equipe do Blog

Despedida.

No ultimo domingo, o Pe. Fernando Alves despediu-se da comunidade Santa Cruz da Paróquia São Jose Operário Jundiaí. Pe. Fernando é vigário da Paróquia Cristo Rei na cidade de Ceilândia no Distrito Federal.
     Agradecemos a sua presença em nossa comunidade neste período de férias e estamos sempre com as portas abertas para recebe-los, que seu ministério seja sempre coberto com as bênçãos de Deus.
 CONTE SEMPRE COM AS NOSSAS ORAÇÕES.
 Equipe do Blog! 

Pe. Fernando Alves - Omilia da Epifania - Paróquia São José Operário - Jundiaí/SP

.Homenagem.

A pastoral do menor de nossa paróquia agradece a todos os seus voluntários pela dedicação que tem prestado a todos. A equipe do blog presta hoje uma homenagem a um grande voluntário desta pastoral Eduardo Nunes. Conhecido por todos de “Dentinho”, grande professor de capoeira de nosso bairro com sua sede na Rua Amélia Latorre no Retiro e também professor no Clube Uirapuru.
    Dentinho é uma pessoa simples que a muitos anos dedica suas manhas de sábado com as crianças e adolescentes de nossa pastoral. Para as pessoas que dizem não ter tempo para ajudar sigam o exemplo do Dentinho que trabalha como todos e ainda é um grande voluntário. Ao Dentinho nossos agradecimentos.
     Não precisa ser um profissional basta ter vontade que o resto se completa, contamos com a sua presença.
Equipe do Blog!    
 Pastoral do menor ao lado do Supermercado Boa.

Dentinho- Fotos - Pastoral do Menor- Paróquia São José Operário - Jundiaí / SP

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

50 anos do Vaticano ll

2012 é ano Jubilar: Celebraremos os 50 anos da abertura do maior acontecimento eclesial do século XX, o Concílio Ecumênico Vaticano II, inaugurado em 11/10 1962 pelo Papa João XXIII e encerrado em 08/12/1965 pelo Papa Paulo VI. Falaremos a seguir um pouco mais sobre estes dois papas que protagonizaram este acontecimento. João XXIII (1958-1963) um dos papas mais amados da história do catolicismo, fazia visitas pastorais regulares a bairros populares de Roma, penitenciarias e hospitais numa "opção pelos pobres" sem proselitismo. Em 1959 convocou o Concílio Vaticano II, destinado a "tirar a poeira do Trono de Pedro". Ecumenismo, diálogo com outras religiões, colegialidade nas decisões da Igreja. Todos esses temas, que permanecem em pauta, começaram a ser discutidos no concílio cujo final João XXIII não veria. Foi o Papa que abriu o diálogo com o mundo comunista. Paulo VI (1963-1978) deu prosseguimento ao Concílio Vaticano II, concluído em 1965, e implementou algumas das decisões do encontro. Entre elas, reformou a Cúria Romana, o aparato burocrático no Vaticano, procurando diminuir seu raio de alcance. Na direção inversa, buscou fortalecer os episcopados nacionais embora sem lhes conferir poderes deliberativos. Paulo VI aboliu os símbolos que remontavam ao poder temporal dos papas, modernizou algumas instalações do Vaticano e permitiu a abertura de uma galeria de arte moderna em seus domínios (iniciativas de grande efeito simbólico). Também estabeleceu relações diplomáticas com países muçulmanos. Por estes atributos, ambos estão relacionados na lista dos papas do diálogo. 

sábado, 7 de janeiro de 2012

Palavra do Pastor - 08/01/2012 - Diocese de Jundiaí

Padre Marcílio toma posse na Paróquia São Benedito

DSC00591aNa noite de 29 de dezembro em missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, e concelebrada por 15 padres, tomou posse como pároco da Paróquia São Benedito, Salto, o padre Marcílio Gragefe.
Estiveram presentes também os diáconos José Carlos Pascoal, Antônio Cruchello, Eldis Lúcio Beltrão, familiares e amigos do padre Marcílio, além de várias pessoas de sua antiga paróquia, Nossa Senhora de Fátima de Jundiaí.
O novo pároco foi acolhido pelos padres Edmilson de Abreu Silva, vigário paroquial, João Benedito Pires das Neves, antigo administrador paroquial e Carlos José Virillo, assessor da Pastoral Presbiteral da Região VIII, além de representantes das comunidades e pastorais paroquiais.
Em sua homilia Dom Vicente exortou o padre Marcílio a ser, como Cristo, sinal de contradição para o mundo. Terminada a celebração aconteceu uma confraternização.
DSC00592bDSC00593c








Festa dos Santos Reis

A folia de reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVII. Em Portugal tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto no Brasil passou a ter um caráter mais religioso, no período de Dezembro véspera de natal a 06 de Janeiro dia Dos Reis Magos.
      Grupos de cantadores e instrumentistas percorrem as cidades, principalmente as mineiras, entoando versos relativos as visitas dos reis magos ao menino Jesus. Passando de porta em porta em busca de oferendas que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.
      A folia de reis, herdada dos colonizadores portugueses aqui no Brasil com manifestações de rara beleza. Os preciosos versos são preservados de geração para geração por tradição.
      Lembro-me ainda quando criança na minha querida Carmo da Mata acompanhava a folia do saudoso Sebastião Amaro tocando sua Rebeca (Violino) instrumento musical muito utilizado em folias.
 “Quantas saudades

Folia de Reis - Tenda do Moreno - Uberlândia- MG

Pastorais em movimentos

 No final do ano de 2010 a pastoral do menor da Paróquia São Jose Operário Jundiaí com o apoio do Pe. Jose Roberto de Oliveira formaram um coral com as crianças e adolescentes da pastoral, foi uma beleza pura, que encheu de alegria todos que estavam na matriz naquela apresentação.
      No ano de 2011 com a mudança do padre, tiveram problemas e não conseguiram manter o projeto. Este ano de 2012 que esta iniciando vamos tentar a volta deste projeto pois em fevereiro retornaremos as atividades com mais de 80 alunos.
Precisamos de mais voluntários se possível alguém que toque violão ou qualquer instrumento musical para formar novamente este coral, desde já agradecemos e aceitamos doações de instrumentos musicais.
   Vejam no vídeo um exemplo que pode ser seguido por nós, que veio do “ Projeto Tocando e Encantando” do Colégio Estadual Benicio Dias, com a musica mais tocada no final do ano “ Ai se eu ti pego” uma maravilha de apresentação.
Pastoral do menor ao lado do Super Mercado Boa.
Equipe do blog!

Ai Se Eu Te Pego - Cangaia de Jegue

Arquivo de Fotos 2 - Paróquia São José Operário - Jundiaí / SP

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Aniversariantes do Mês.

No dia 1º de Janeiro de 2012 completaram 65 anos D. Vicente Costa nosso querido bispo diocesano de Jundiaí,e Vicente nosso grande amigo da paroquia São José Operário. Este dia especial para  nos de nossa paroquia, aqui deixamos nosso carinho, abraços e que Deus ilumine os passos de ambos para  que continuem sempre com essa disposição. As comunidades, Pastorais e movimentos da paroquia São José Operário desejam a vocês muito e muitos anos de vida.
"PARABÉNS"

"VICENTE SEU ANIVERSARIO CHEGOU MAIS UMA VEZ É BOM SABER DE SUA EXISTÊNCIA, PODER ESTAR AO SEU LADO E CONHECER VOCE MELHOR QUE DEUS COLOQUE EM SUA VIDA BENÇÃO, SAUDE, ALEGRIA E OQUE MAIS VOCE DESEJÁ.


"PARABÉNS"
Equipe do blog!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Diácono Dirceu traz reflexão para inicio de ano

Com base na liturgia do primeiro dia do ano, Diácono Dirceu fala de uma benção especial para começarmos bem o ano novo: Veja a seguir o que nos foi proposto pelo Diácono:
"Iniciamos o ano novo com uma benção, não no sentido de que os que forem abençoados, estarão mais protegidos de doenças e desgraças em relação aos que não não receberam a benção. Mas uma vez que, uma vez abençoados, mesmos diante dos problemas e dificuldades, teremos força para suportá-los, sem perder a fé. A 2ªleitura (Gl 4,4-7) diz que depois que Deus enviou seu Filho "nascido de mulher" igual a nós, podemos chamar deus de "Abb´´a Pai". No Evangelho (Lc 2,16-21) veja que os pastores, embora taxados de : impuros, perversos, ladrões e discriminados por todos, recebem o anúncio e vão a Belém. Nota-se também que eles encontram apenas um menino, com seu pai e sua mãe. Naqule ser fraco e indefeso reconhecem o messias (Salvador). Diferente de nós que não temos fé e buscamos sianais extraordinários, milagres, aparições, coisas prodigiosas e sensacionais. Isto não é fé. A todos que buscam "provas" para acreditar, Jesus os chama de "geração perversa".(incrédulos). O fazem os pastores diante do menino? Apenas continuam observando-o e ficam extasiados com a estupenda obra que Deus operou entre os homens. Todos os que se abrem para ver para ver a obra de deus em suas vidas, ficam admirados. Quando vemos a obra de Deus realizada em nós, não temos que perguntar "e agora o que devemos fazer"? Devemos sim apenas contemplar o  que Deus já fez em nós. Devemos imitar Maria que embora não entendendo tudo,acreditava e guardava tudo em seu coração. Em tudo ela via o projeto de Deus. Do comportamento e do carinho que as mães dedicam aos seus filhos, é que se formas grandes homens promotores da Paz."(Diácono Dirceu Orlato)                
 por Márcio Neves