EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

domingo, 28 de outubro de 2012

Programação de Finados- Cemitério Parque dos Ipês

Avisos
· No dia 02 de Novembro (Finados) serão realizadas celebrações no cemitério Parque dos Ipês nos seguintes horários: 08:00 as 10:00 e as 16:00.

Sinodo dos Bispos-O homem precisa recobrar a visão da fé, diz o Papa.

O Papa Bento XVI presidiu, neste domingo, na Basílica de São Pedro, a Eucaristia que encerrou o Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização. Em sua homília, construída a partir da narrativa da cura do cego Bartimeu no Evangelho de São Marcos (Mc 10, 46-52), o Papa enfatizou a figura do cego como sendo a representação do homem moderno que, por vezes, perdeu a visão da fé e precisa reencontrá-la na pessoa de Jesus.Bartimeu não era cego de nascença, mas perdeu a vista, diz o Papa. Ele simboliza o homem que perdeu a luz, tem consciência disso, mas ainda conserva em si a esperança de que alguém possa lhe trazer novamente a possibilidade de ver. E este alguém seria Jesus Cristo, luz do mundo e que tem o poder de restituir no homem a capacidade de ver. Para o Papa, o primeiro passo é reconhecer-se cego. Ou seja, reconhecer-se necessitado de Deus, da sua cura, da sua luz. Do contrário, o homem permanece cego e miserável contentando-se com as pobres esmolas que o mundo paganizado lhe oferece. Citando Santo Agostinho, o Papa observa que há riquezas invisíveis que o homem pode perder durante a vida. Os homens “perderam a orientação segura e firme da vida e tornaram-se, muitas vezes inconscientemente, mendigos do sentido da existência”, diz Bento XVI.Ao falar da Nova Evangelização, Bento XVI, sublinhou três linhas pastorais que emergiram do Sínodo. São elas: Sacramentos da iniciação cristã; a missão ad gentes e o terceiro aspecto ligado às pessoas batizadas que, porém, não vivem as exigências do Batismo. “A Igreja procura lançar mão de novos métodos, valendo-se também de novas linguagens, apropriadas às diversas culturas do mundo, para implementar um diálogo de simpatia e amizade que se fundamenta em Deus que é Amor”, salientou o Papa, a respeito da necessidade de se viver uma evangelização que percorra caminhos renovados. Bento XVI encerrou a homilia referindo-se ao cego Bartimeu que fez a experiência do encontro com Jesus Cristo e tornou-se discípulo do Mestre. Assim, terminou o Papa, “são os novos evangelizadores: pessoas que fizeram a experiência de ser curadas por Deus, através de Jesus Cristo. Eles têm como característica a alegria do coração, que diz com o Salmista: O Senhor fez por nós grandes coisas; por isso, exultamos de alegria. (Sal 126/125, 3).”Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia

sábado, 27 de outubro de 2012

Palavra do Pastor - Dom Vicente Costa


Encontro Vocacional é realizado pela Comunidade Dominus Salus


Neste Domingo, dia 21 de Outubro, a Comunidade Dominus Salus realizou um Encontro Vocacional com o Tema: "A espiritualidade em Santa Teresinha" que foi aprofundado pela Irmã Michele.Cerca de 20 pessoas participaram do Encontro que ofereceu momentos muito especiais como a Adoração ao Santíssimo Sacramento, momentos de alegria e louvor á Deus, testemunhos de Consagrados e Vocacionados que contribuiu muito para o auxílio no discernimento vocacional dos encontristas e também  a Celebração da Palavra, que nos ajudou a refletir sobre o verdadeiro caminho de renúncia e sacrifício que a exemplo de Jesus, é encontro com a Cruz, é vida e ressurreição.O próximo Encontro Vocacional será realizado no dia 11 de Novembro das 8h00 ás 16h00 com o Tema: "As novas formas de Vida Consagrada" e podem participar Jovens, Adolescentes e Famílias.Não há nenhum custou e não é necessário preencher ficha de inscrição.É só trazer o lanche e 01 refrigerante.

domingo, 21 de outubro de 2012

Infanto Juvenil anima o Dia Mundial das Missões

Em comemoração ao dia Mundial das Missões, tivemos na Comunidade Cristo Rei uma celebração preparada pela equipe da Infanto Juvenil do movimento Mãe Rainha.
Demos graças ao Senhor Onipotente por tantos discípulos de Cristo que, a exemplo dele, continuam a dar a vida por seus amigos e por seus irmãos de fé. E neste dia das Santas Missões, da Santa Infância e da Evangelização entre os gentios peçamos a graça de compreender que o discipulado de Cristo passa pelo caminho da cruz que leva à ressurreição, à vida, à glória eterna. Amém!

sábado, 20 de outubro de 2012

Comunidade Cristo Rei define tema para o Tríduo deste ano

 O Ano da Fé, que teve inicio no dia 11 de outubro de 2012 no cinqüentenário da abertura do Concilio Vaticano II e terminará com a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo em 24 de novembro de 2013 nos impulsiona a direcionar nosso Tríduo em preparação para Festa de Cristo Rei deste ano norteados por esta temática. Nesta perspectiva, o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada ao Cristo nosso Rei, como único salvador do mundo. Em meio às incertezas trazidas pela cultura pós-moderna, os católicos terão a oportunidade de refletir sobre suas crenças e convicções religiosas. O Papa Bento XVI instituiu o Ano da Fé, de outubro de 2012 a outubro de 2013, ocasião que deve incitar o redescobrimento da fé católica.A proposta do Papa é que todo cristão tenha a sua convicção e a sua identidade na fé católica. Num mundo pós-moderno, em que existem várias crises, a crise de identidade, ele nos propõe uma reflexão sobre a fé. É uma riqueza que o Santo Padre, o Papa, concede a todos nós no Brasil e no mundo. Fé não significa que a gente não possa entender. O mistério ‘fidei’ é inteligível, porém ele não se esgota numa simples explicação ou num simples dogma. Ele sempre se revela novo, aberto aos desafios de hoje em que o ser humano, o cristão é chamado a viver. Estar no mundo e, a partir da sua fé, transformar as realidades de morte em esperança e salvação. Nosso objetivo e proposta: Promover em nossa paróquia encontros e celebrações para despertar nos nossos paroquianos o verdadeiro sentido da fé e o porquê e o como celebramos os nossos ritos, os nossos sacramentos e, a partir disso, agirmos fora do salão, fora da paróquia, agir no mundo. Estaremos disponibilizando para todos os interessados a Carta Apostólica PORTA FIDEI (porta da fé) do Sumo Pontífice Bento XVI com a qual se proclama O ANO DA FÉ. Estaremos também divulgando em breve toda programação do Tríduo. Aguardem!

Dia Mundial das Missões

Neste Domingo:
"Dia Mundial das Missões" 29º Domingo do TC - B
Na semana:
25 de outubro - Santo Antônio de Sant'Ana Galvão (primeiro santo brasileiro)
Uma vez mais Jesus se volta contra o fingimento religioso, que promove a exterioridade e esconde a realidade do coração. A purificação pessoal não acontece de fora para dentro, mas de dentro para fora.
Celebramos nesse Domingo o "Dia Mundial das Missões", iluminados pela Palavra que indica a entrega da própria vida como modo de viver plenamente a relação com Deus. Ninguém se torna missionário buscando prestígio social ou privilégios humanos, mas unicamente porque entende que a vocação missionária se manifesta através do serviço e da entrega da própria vida, que é o maior de todos os serviços.  Em razão do dia Mundial das Missões nossas paróquias são convidadas a participarem da coleta para o Fundo Universal de Solidariedade Missionária. Sejamos generosos com os missionários!

Palavra do Pastor - Dom Vicente Costa


Paróquia Cristo Redentor sedia 1º Encontro Mariano


“Fazei tudo o que Jesus vos disser” é o tema do 1º Encontro Mariano da Diocese de Jundiaí, programado para o dia 21 de outubro, das 7h30 às 17h, na Paróquia Cristo Redentor.A programação inclui o terço mariano, palestra, missa com a coroação de Nossa Senhora, pregação, terço da misericórdia e encerramento, com exposição do Santíssimo.A Paróquia Cristo Redentor fica na Avenida Fernão Dias Paes Leme, 1920, Vila Santa Terezinha, Várzea Paulista.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Paróquias da região III se preparam para acolher “Encontrão de jovens

cartaz_encontrodejovens
As paróquias da região pastoral III da Diocese estão organizando um encontrão de jovens, que realizar se à no dia 28 de outubro dia nacional da juventude. Será um dia marcante para a região, pois é a primeira vez que os jovens das paróquias estão se unindo para organizar o evento.
A região pastoral III é formada pelas seguintes paróquias: São Francisco e São Camilo Jd Tarumã; Nossa Senhora do Carmo Jundiaí Mirim; Senhor Bom Jesus Caxambú; Sagrado Coração de Jesus Colônia e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José Cidade Nova I.
Desde abril os jovens já estão se reunindo para organizar o evento que conta com assessoria do Pe Júlio de Freitas Alves vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José.
O Encontro será no Salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus Colônia com início as 7h30 na praça da Colônia onde terá uma concentração de jovens, às 8h os jovens irão receber os símbolos da JMJ, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora e em seguida sairá uma procissão até o salão da paróquia onde haverá o encontro com diversas atividades, todos focados com o tema da JMJ. O “Encontrão de Jovens” encerrará com a Santa Missa a partir das 15h na Igreja Matriz da Colônia com a presença de padres e diáconos da região.
Os jovens da região III convidam e contam com a presença dos jovens de outras paróquias da Diocese.

Mãe Rainha 3 vezes admirável.

Aconteceu no ultimo domingo no bolão em Jundiaí a XV festa de coroação da Mãe Rainha 3 vezes admirável. Com uma grande quantidade de devotos portando suas "capelinhas" homenagearam a santa mãe de Deus. A celeb
ração da eucaristia foi presidida pelo coordenador do movimento em nossa diocese padre Carlos Marquesam e co-celebrada pelo padre Marcelo Augusto da paróquia Santo Antonio de paduá - Jundiaí.


A Paróquia São José Operário este ano teve uma grande participação graças a Dona Cida " Comunidade Cristo Rei" e Cecilia Aparecida "Comunidade Santa Cruz" que fazem um excelente trabalho de evangelização com as crianças e adolescentes de nossa paróquia.
Parabenizamos os nossos jovens pela Belíssima apresentação.


sábado, 13 de outubro de 2012

Palavra do Pastor -14/10/2012 - Diocese de Jundiaí

Missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida abre o Ano da Fé na Diocese de Jundiaí


Uma missa solene, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Jundiaí, marcou a abertura oficial do Ano da Fé na Diocese de Jundiaí, na noite desta quinta-feira, 11 de outubro. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, e concelebrada por vários sacerdotes, que foram acolhidos pelo pároco local, padre Paulo Toni Jr.
Para Dom Vicente a celebração marcou o momento de reafirmar a fé em Deus na mais plena conversão. Segundo ele, a Diocese de Jundiaí inicia o Ano da Fé aos pés de Maria, estrela da Nova Evangelização, recordando a festa da padroeira do Brasil, a ser celebrada neste dia 12 de outubro.
“Que nossa fé seja motivação para o nosso agir como cristãos, tendo Maria como modelo, e que esse ano seja o nosso caminhar na intimidade de Jesus” falou o Bispo.
O ponto alto da celebração aconteceu após a homilia, ocasião em que representantes das 64 paróquias da Diocese receberam das mãos de Dom Vicente uma vela, como símbolo da fé viva na Diocese.
O Papa Bento XVI proclamou o “Ano da Fé”, nesta quinta-feira, dia 11 de outubro, data que recorda os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica.
O encerramento do Ano da Fé será no dia 24 de novembro de 2013, com a Festa de Cristo Rei. Ao longo desse tempo, Igrejas católicas de mundo todo desenvolverão atividades sobre o tema.

Dia de Nossa Senhora Aparecida.

12 de Outubro
Dia de Nossa Senhora  Aparecida.
Com uma celebração simples e tímida em nossa paróquia, foi marcado o dia de nossa queria mãe, Nossa Senhora  Aparecida. Com apenas uma celebração na matriz e nem por isso tivemos a igreja com sua lotação completa. Tivemos em 2010 com a matriz completamente lotada a coroação de nossa Senhora, pelas nossas crianças e adolescentes que nos encheu de emoções "quanta saudade".
Pedimos a Deus e Nossa Senhora de Aparecida que ilumine nossos coordenadores de movimentos, para que se unem acreditando sempre que a igreja somos todos nós.
Sentimos a falta do glorioso apostolado da oração, RCC, Caminho, ECC, crianças da catequese, pastoral do menor e os jovens de nossa comunidade. Sabemos que as dificuldades são grandes, mas se houver a união de todos com a ajuda de Deus e cegaemos lá.
                                           (Vicente)

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dia das crianças antecipado agita o Condomínio dos Metalúrgicos

Por iniciativa da Adminitração do Condomínio dos  Metalúrgicos,ocorreu no sábado dia 06/10 uma festa totalmente voltada para criançada. Brincadeiras, diversões, sorvetes doces,balas, tudo que as crianças gostam e muita alegria marcaram este dia inesquecível. Voluntários ajudaram a organizar a festa e é claro que a festa contou também com a presença de voluntários da Comunidade Cristo Rei. Parabenizamos a  Administração Condomínio na pessoa do Ílson a toda comissão e também a todos os voluntários.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dom Odilo Scherer resume primeiro dia dos trabalhos no Sínodo

A 13ª Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos, em andamento no Vaticano até 28 de outubro, está discutindo o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, é um dos padres sinodais eleitos pela CNBB para participar das sessões de trabalho. Em entrevista à Rádio Vaticano, Dom Odilo fez um resumo do primeiro dia de trabalhos, nessa segunda-feira, 8, e sobre as atividades desta terça-feira, 9. O cardeal destacou a "bela meditação" de Bento XVI sobre a oração do Veni Creator (Vem Espírito Criador). "O Papa refletiu sobre a iniciativa da obra de evangelização que vem de Deus e que nós, homens de Igreja devemos deixar-nos tomar pelo fogo do Espírito, e assim inflamar não só nossas vidas, mas também inflamar o mundo com o fogo do amor de Deus", recordou.
Para ele, a palavra do Papa foi muito iluminadora e fundamental para o início dos trabalhos. Em seguida, na continuidade dos trabalhos, o relator geral do Sínodo, Cardeal Dondald William Wuerl, Arcebispo de Washington (EUA), apresentou sua visão sobre o tema, com uma panorâmica da problemática envolvendo a nova evangelização, sobre como o assunto foi recebido nos cinco continentes e como tem sido trabalhado. Dom Odilo considera que os trabalhos foram iniciados de maneira satisfatória e explica que neste segundo dia de trabalhos, serão ouvidos os depoimentos de muitos bispos que irão apresentar suas visões, seus destaques, sobre as diversas questões envolvendo a Nova Evangelização.

domingo, 7 de outubro de 2012

Regimento dos Conselhos de Economia e Administração

Durante o mês de setembro, em todas as comunidades da paróquia São José Operário, foram entregues aos representantes comunitários o regimento dos Conselhos. Eis uma versão mais atualizada do Conselho de Economia e Administração da Diocese de Jundiaí. Já existia o "Estatuto do Conselho Econômico" da Diocese. Porém, nos últimos tempos constatou-se a necessidade de adequarmos o Regimento às leis civis concernentes ao aspéctos econômicos e administrativos da Diocese e que sempre sofrem alterações e adaptações conforme surgem novas circunstâncias.É importante salientar que este Regime é fruto de um trabalho "em mutirão". O anteprojeto foi sendo elaborado pelos membros do Conselho Diocesano no decorrer do anos passado. Em seguida, foi enviado aos membros dos conselhos Paroquiais de Economia e Administração para ser estudado e analisado. A provisão foi lida na presença do pároco João Batista e diácono Dirceu.

Comunidades abrem as portas para o mês Missionário

Campanha missionária-2012 
Neste domingo,07/10 comunidades da paróquia São José Operário, divulgaram o cartaz que traz o tema missionário para este ano. Este ano a Igreja no Brasil reflete o tema “Brasil missionário partilha tua fé” em sintonia com os temas do 3º Congresso Missionário Nacional, que aconteceu em Palmas (TO) de 12 a 15 de julho e do 4º Congresso Missionário Americano que também é o 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM 4/Comla 9) que se realizarão em Maracaibo, Venezuela, em 2013, com o tema “América Missionária partilha a tua fé”. A temática partilha a tua fé tem por objetivo chamar a atenção da Igreja para a importância da universalidade da missão que
deve ser pensada para além das fronteiras do ser cristão, sejam elas geográficas ou não, ou seja, a Igreja missionária é aquela que está onde é necessário. Por isso, a Igreja Católica no Brasil e na América Latina convida, através da Campanha Missionária deste ano, toda a comunidade cristã a repensar o seu papel enquanto anunciadora do mandato de Jesus Cristo, “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28, 19-20)”. A todos, busquemos pois, participar ativamente da programação e reflexões deste mês tão especial para Igreja no Brasil.

(Mês de Outubro) dedicado à reflexão missionária. Vídeo da ênfase especial ao tema da Campanha de 2012, "Brasil missionário partilha a tua fé". ASSISTA.Novena Missionária - 1º Dia Introdução - Dom Sérgio Braschi e Pe. Camilo...




sábado, 6 de outubro de 2012

Pe.João celebra nas casas com os grupos de Evangelização

A evangelização nas casas é realizada por pessoas que se colocam a disposição da igreja e saem para anunciar a Boa Nova do evangelho, buscando uma aproximação com os moradores  e sua história de vida.
Através do diálogo, alegria, sorriso e muito amor, estas pessoas se dispõem a entrar na condição que esses irmãos se encontram para ajudá-los na parte espiritual falando do amor que Deus tem com eles e por eles.
A evangelização nas casas é feita durante a semana onde as pessoas se reúnem para refletirem o subsídio disponibilizado pela Diocese através do jornal OVERBO. Um dos pontos positivos que tem animado os participantes é a presença do padre João batista celebrando a Eucaristia nas casas em todos os grupos da paróquia  nos diferentes bairros. É realmente uma grande festa a cada encontro. Parabéns a todos e continuem animados.

Seja um Dizimista


Sexta-feira Missionaria

O grupo de orações São Gabriel Arcanjo da Paróquia São José Operário promoveu a sexta -feira missionaria dedicada a divina misericórdia.

NOTA DE FALECIMENTO

O padre Maguinaldo Vicente da Silva tinha 51 anos, e foi
encontrado morto na tarde do dia 4 de outubro na zona
 rural de São Sebastião do Paraíso-MG, ele teve passagem
 em nossa diocese na paróquia Beato Francisco Ozanam e
 paróquia Santa Gertrudes em Jundiaí-SP ele esteve presente 
em nossa paróquia na comunidade São Gabriel
Arcanjo em uma semana de orações, esta foto é do arquivo
PASCOM marcou sua passagem por nós
descanse em paz e que Deus tenha compaixão de sua alma.
EQUIPE PASCOM

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Festa de São Gabriel Arcanjo 2012.

Com a belíssima celebração do nosso pároco Padre João Batista e co-celebrada pelo querido Diácono Dirceu Orlato, foi encerrado o tríduo a São Gabriel Arcanjo padroeiro da comunidade. O evento contou com a presença do ministério da orquestra de viola caipira jundiaiense, que já esta si tornando tradicional em nossa paróquia. Após a celebração litúrgica, todos os dias funcionou um excelente serviço de bar no salão de festas ( pasteis,bolos, doces, lanches e refrigerantes) no domingo foi a vez do almoço que por fim agradou a todos. A renda da festa está sendo revestida para a construção de uma grande obra necessária para a catequização de crianças e jovens de nossa paróquia que tem a aumentar com novos moradores que ate o final do ano ocuparam o novo condomínio.
Que Deus abençoe a todos que colaboraram para a realização deste evento.
Estamos rezando para vocês.
“Equipe do blog”
Paróquia São José Operário.
Vejam as fotos no link abaixo
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.162376517235148.41055.100003884037487&type=1

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Planejamento para o ano de 2013

Nos meses de Setembro e Outubro de 2012, a Paróquia São José Operário estará elaborando o seu Planejamento para o ano de 2013, onde estarão envolvidos todas as pastorais, movimentos, comunidades e outros seguimentos da paróquia. Estes estiveram reunidos neste sábado,29/09 juntamente com o padre João Batista e Diácono Dirceu onde foram entregues para todos os coordenadores os formulários para preenchimentos das datas dos eventos pertinentes de cada pastoral, movimentos,etc. O prazo para entrega do "Planejamento" de cada seguimento da paróquia, será no máximo até o dia 15 de Outubro, para que haja tempo suficiente para organizar as planilhas, e no mês de Novembro  estaremos fazendo os ajustes das coincidências, caso  essas vierem a acontecer e se fizerem necessárias. Após o ajuste, a entrega de cópia do planejamento aos interessados acontecerá no início do mês de dezembro. Nunca é demais lembrar que é fundamental um bom planejamento. Ressaltamos aqui o belo trabalho do Diácono Dirceu pelo trabalho de elaboração de todo esse material.

Aconteceu na paróquia

                  O  CASAMENTO DE JURANDIR E ISABEL  
No dia 21/09 aconteceu o enlace matrimonial do casal Jurandir e Isabel. Um acontecimento muito esperado na vida deste casal. A cerimônia foi presidida pelos padres Adilson Amadi e José Roberto de Araújo amigos pessoais do casal. Parabenizamos o casal por essa conquista.

Padre Edélcio celebra na comunidade São Gabriel

No dia 27/08 por ocasião do segundo dia do tríduo preparatório para festa de São Gabriel Arcanjo a comunidade foi presenteada com a presença do Padre Edélcio atualmente pároco da paróquia São Camilo de Lellis na cidade de Itu. A liturgia foi preparada pelo caminho Neocatecumenal. Em sua reflexão, padre Edélcio falou sobre a participação consciente na via comunitária. "Não se trata de quantidade, e nem de qualidade,mas sim de FIDELIDADE", comentou. De fato, a fidelidade é marca dos mártires desse tempo em que vivemos. Nossos agradecimentos ao padre Edélcio pela presença em nosso meio.