EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Lançamento do Texto-Base da CF aborda políticas públicas voltadas à juventude


O Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2013 foi lançado oficialmente no dia 6 de fevereiro, pela Diocese de Jundiaí, no auditório da Cúria Diocesana. O evento, organizado pela Coordenação Diocesana da CF e pelo Setor Juventude, reuniu autoridades, lideranças comunitárias, sacerdotes, conselheiros tutelares, membros de conselhos de direitos da criança e do adolescente, agentes de pastorais, além da comunidade em geral. O convidado Claudio Ramos, advogado e economista, proferiu uma palestra com ênfase nas políticas públicas conectadas com a juventude, à luz da CF 2013, cujo tema deste ano é “Fraternidade e Juventude”, com o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
Nos 11 municípios que compõem a Diocese de Jundiaí, as comunidades paroquiais se organizam para a realização da Campanha da Fraternidade, com o objetivo de refletir sobre as necessidades atuais da juventude. Conforme o Texto-Base, a Campanha busca, no contexto do Ano da Fé, mobilizar a Igreja e os segmentos da sociedade, a fim de se solidarizarem com os jovens, favorecendo-lhes espaços, projetos e políticas públicas que possam auxiliá-los a organizar a própria vida, a partir de escolhas fundamentais.“Os jovens devem entender do sistema jurídico, buscando ferramentas para mobilizar outros jovens, integrando entidades sem fins lucrativos, atuando em projetos sociais, em associações, aproximando-se das entidades que integram o terceiro setor”, afirmou Cláudio Ramos, exemplificando a importância em sensibilizar os jovens para serem multiplicadores e transformadores na sociedade. Durante sua palestra, ele ressaltou que o objetivo central do evento era apresentar o tema ‘políticas públicas para a juventude’ de forma sistêmica, com base na CF 2013, colaborando e refletindo sobre as necessidades específicas dos jovens. Entre outras atribuições, Ramos integra a comissão de Direito do Terceiro Setor da Seccional da OAB-SP.A Coordenadora Diocesana da CF 2013, Dolaine Coimbra, lembrou que o lançamento do Texto-Base é um momento solene, por tratar-se de um subsídio que reúne todo material a ser trabalhado durante a campanha, com objetivos gerais e específicos. “Para nós, os jovens não são sujeitos, são interlocutores.” O padre Julio Cesar de Macedo Souza, assessor eclesiástico do Setor Juventude, lembrou que este é um ano muito oportuno. “A Igreja lança um olhar especial para a juventude, buscando contemplá-la neste Ano da Fé. Precisamos repensar e dar aos jovens seu devido lugar e respeito”, disse o padre.Entre o público jovem presente teve destaque o grupo pertencente à Paróquia Nova Jerusalém, que abriu o evento com uma apresentação musical. Entre os participantes também destacou-se o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jundiaí (CMDCA), Aparecido Luciani. Entrevistado, ele comentou que muito se fala em buscar a participação dos jovens, mas antes disso é preciso “abrir espaço para que realmente eles possam tornar-se agentes multiplicadores.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário