EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sábado, 20 de abril de 2013

Agentes pastorais buscam se aprofundar no Curso de Catecismo da Igreja Católica

Conhecer, se aprofundar e redescobrir a alegria do crer. Essas são algumas das motivações que levaram 94 leigos da cidade de Salto a procurar o Curso de Catecismo da Igreja Católica, oferecido pelo Núcleo Santo Tomás de Aquino. De acordo com o coordenador do Núcleo, professor em Teologia, Eduardo Moreno, mais de 170 pessoas estão participando das aulas neste ano de 2013.
“Às terças-feiras temos o Curso de Teologia para leigos, que é frequentado por aproximadamente 74 pessoas, as quais desempenham alguma função nas cinco paróquias de Salto. Esses agentes pastorais estão divididos nos quatro anos do Curso de Teologia, que segue as diretrizes da Diocese de Jundiaí,” conta o professor.Moreno ressalta que, às quartas-feiras, muitos dos alunos que fazem o curso de Teologia voltam para o Curso de Catecismo e pessoas que já terminaram também participam do curso. “Com a abertura desse curso, oferecido pela Diocese de Jundiaí, como forma de celebrar o Ano da Fé, muitas pessoas que estão no Curso de Teologia voltam na quarta-feira, e para nossa surpresa, muitos ex-alunos estão presentes no Curso do Catecismo da Igreja Católica, o que nos deixa muito felizes e motivados em prosseguir com esta missão, em comunhão com nossa Diocese,” relata o teólogo.Para o professor do Curso de Catecismo, o Diácono Transitório Enéas Bete, o curso é uma oportunidade das pessoas conhecerem melhor a fé. “Com o Curso de Catecismo da Igreja as pessoas têm a oportunidade de conhecer melhor a Fé Cristã.
É possível desenvolver melhor a vida em comunidade e o trabalho pastoral, pois estarão cheios de Deus e a atividade de evangelizar passa pelo encontro pessoal com Deus. Além de estarmos em comunhão com o Papa Francisco neste Ano da Fé,” explica o Diácono Enéas.Para a agente pastoral Adinelsa Braz Correa dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, o Curso de Catecismo da Igreja Católica vem contribuindo e muito para o aprofundamento na fé e na vida pessoal. “Estou aprendendo muito nas aulas. É uma oportunidade de tirarmos muitas dúvidas que temos sobre nossa Igreja. Estou aprendendo muito com o conteúdo que nos é transmitido, com isso tenho a oportunidade de me aprofundar cada vez mais na fé. Isso está se refletindo não só na vida pastoral, mas também na minha vida pessoal, tenho tido uma visão mais humanitária sobre tudo que está ao meu redor. Vejo em cada irmão a necessidade de servir,” afirma Adinelsa.
Busca pelo conhecimento
Na Paróquia Cristo Rei, localizada no Bairro São Judas Tadeu, o pároco Padre Juverci Pontes solicitou ao Núcleo Santo Tomás Aquino que ministrasse o Curso do Catecismo para os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Catequistas e demais agentes pastorais.O coordenador do Núcleo conta que, no início, esperava-se uma classe com aproximadamente 20 ou no máximo 30 pessoas. Mais uma vez, todos foram pegos de surpresa. Hoje participam das aulas, que são ministradas pelo Diácono Enéas, 120 pessoas.“Vemos neste curso a presença de Deus e a condução do Espírito Santo. Esperávamos fazer apenas um curso de formação para os agentes paroquiais, mas quando nos demos conta, mais de 120 alunos estavam participando. Não fizemos nenhuma grande divulgação, apenas foi anunciado nas missas. Não tenho dúvidas que é o Espírito Santo conduzindo a formação do povo de Deus, que edifica e constrói a Igreja de Jesus Cristo,” finaliza o professor em Teologia, Eduardo Moreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário