EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

domingo, 30 de junho de 2013

No Rio, começam as obras de montagem das estruturas dos Atos Centrais


As obras para a montagem das estruturas dos Atos Centrais já começaram. Os palcos do Campus Fidei, em Guaratiba, e de Copacabana estão em fase inicial com a construção da base e foram planejados de forma que o Papa Francisco esteja sempre no ponto mais alto, garantindo a boa visibilidade para os participantes.
No palco central de Copacabana serão celebradas a Missa de Abertura, as Boas-Vindas ao Papa e a Via-Sacra. Além deste, a orla da praia terá mais 13 palcos, cada um com 100 m², onde serão encenadas as estações dos mistérios da Paixão de Cristo na sexta-feira, 26 de julho. Estes palcos-estações começam a ser montados na próxima semana.
O projeto dos palcos dos Atos de Copacabana é do diretor artístico da JMJ, Abel Gomes. Ele conta que a inspiração foi o contorno irregular das montanhas do Rio de Janeiro.  “Eu diria que este altar (central) é uma grande escultura de 4mil m²”, disse.
São quatro plataformas circulares de alturas diversas unidas por uma bela escadaria. No meio, uma rampa de acesso que permite a entrada de papamóvel do Sumo Pontífice. E atrás um grande telão de 15m de altura e 61m de largura. O palco, de 70m de largura, 60m de profundidade e 30m de altura, tem capacidade para até 1mil pessoas.
Já o palco central do Campus Fidei, onde serão presididas pelo Papa a Vigília de Oração e a Missa de Envio, tem 3mil m². O arquiteto João Uchôa explica que o projeto foi inspirado nas catedrais góticas. De acordo com ele, as catedrais foram construídas no final da Idade Média e marcaram um novo tempo na Igreja.
“As catedrais tem peças lindas. Como a JMJ é um movimento jovem, a gente achou que seria uma boa imagem para expressá-la. É um elemento plástico e simbólico”, explicou.
A estrutura conta com uma grande cruz de ferro revestida de dourado de 33m de altura, que faz referência à idade de Cristo.  Duas torres frontais de 14m formam a imagem de duas mãos postas em oração. Atrás da estrutura, foram dispostas 360 torres brancas em forma de ciclorama que remete a imagem de um grande órgão, semelhante aos que eram tocados nas antigas igrejas.
Abaixo do palco, que tem capacidade para 750 pessoas, ficam as sacristias do Papa e do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta,  e os camarins dos artistas e autoridades convidadas.
As estruturas serão finalizadas na primeira quinzena de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário