EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sábado, 26 de janeiro de 2013

Avisos da Paróquia

Avisos

- A partir desta terça o Padre João volta a dar atendimento normal de terça a sábado.
- No dia 02 próximo Sábado, haverá a catequese do ano da fé as 14:30 na Paróquia. Participem!
- Dia 02 será a benção das velas dia de Ns. Das Candeias
- Dia 03 será a benção da garganta dia de São Brás

Palavra do Pastor - Dom Vicente Costa


8ª SEMANA JOVEM

Aconteceu na comunidade São Gabriel Arcanjo da Paróquia São José Operário a 8ª Semana Jovem promivida pela Pastoral da Juventude, tivemos a presença do Padre Júlio César coordenador diocesano desta pastoral que se prepara para jornada mundial no Rio de Janeiro.
participaram pregadores de nossa região destaque para o ministro Marcel de nossa paróquia. Encerrando a semana tivemos a participação do ministério musical Santa Terezinha da Vila Rio Branco-Jundiaí paróco Milton Rogério Vicente do qual agradecemos suasparticipações.
 Parabéns a toda organização

Padres assumem nova missão na Paróquia Sagrada Família


Os paroquianos da Paróquia Sagrada Família, localizada no Bairro Cidade Nova, em Itu, acolheram na manhã do dia 20 de janeiro os sacerdotes Venilton Calheiros e Michael Henrique dos Santos.
Os padres assumiram, respectivamente, a missão de pároco e vigário paroquial, durante solene celebração eucarística presidida pelo Bispo Diocesano Dom Vicente Costa e concelebrada pelos padres Adeilson Rodrigues dos Santos, Raimundo César Freitas Paiva, Sílvio Andrei e Paulo Eduardo Ferreira de Souza, ambos do clero de Jundiaí. Auxiliaram na missa os diáconos permanentes Reginaldo de Castro e Valdeci Florentino dos Santos .
No início da celebração, Padre Paulo Eduardo, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, acolheu os irmãos no sacerdócio na Região Pastoral VII - Itu. Durante a homilia, Dom Vicente refletiu sobre a vida dos sacerdotes para a comunidade. “Hoje, na segunda leitura do Ofício das Leituras, Santo Agostinho, bispo do Século I, fala sobre a comunhão dos padres com o bispo. Ele ressalta que ambos devem tocar a mesma cítara. Também a liturgia de hoje fala sobre o vinho novo. Uma nova aliança que Jesus Cristo faz ao transformar água em vinho, deixando para trás as tábuas da lei e nos trazendo um novo mandamento, que é o amor. Todos os convidados beberam o melhor vinho. Assim, queridos padres, esse vinho novo são vocês. Um novo vinho que toda a comunidade vai degustar e caminhar,” exortou o pastor da Diocese de Jundiaí.
Terminada a homilia, os padres se ajoelharam um por vez em frente ao bispo, e renovaram os propósitos assumidos no dia da ordenação. Em seguida, professaram publicamente a fé e prometeram fidelidade ao bispo e a defesa da doutrina da Igreja Católica. Após a comunhão, os presbíteros falaram sobre a alegria de assumir a nova missão e dos desafios e serviços pela frente. Concluída a missa, Dom Vicente, padre Michel e padre Veniton saudaram o povo.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Palavra do Pastor - Dom Vicente Costa


Paróquia Santa Rita de Cássia acolhe seu novo pároco


Com uma igreja repleta de fiéis, o Bispo Diocesano Dom Vicente Costa presidiu no dia 17 de janeiro, quinta-feira, a solene eucaristia na qual o padre Antonio Carlos dos Santos tomou posse como pároco da paróquia Santa Rita de Cássia, no parque Cecap, em Jundiaí. A celebração contou com a presença de paroquianos das diversas paróquias por onde o padre Antonio Carlos passou, além de vários sacerdotes da diocese.Na homilia, Dom Vicente destacou que o papel do pastor deve ser exercido com zelo e solicitude, com um olhar para as necessidades do povo, cuidando daqueles que sofrem, valendo-se do amor, da palavra e do exemplo de Jesus para conduzir o rebanho de Deus.Na celebração, para confirmar a comunhão do padre Antonio Carlos com o Bispo, auxiliando-o na função de ensinar, santificar e governar o povo de Deus, o rito de posse foi marcado pela renovação dos compromissos sacerdotais feitos no dia da ordenação, seguido da Profissão de Fé e do juramento de fidelidade, quando o novo pároco declarou, diante de Dom Vicente, que tudo o que será ensinado está em conformidade com a fé da Igreja, patrimônio insubstituível, que leva para um encontro definitivo com o Senhor.Na sequência, foram entregues três sinais: a Sagrada Escritura, o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora e a chave do sacrário, sinalizando que o padre participa da função de Cristo, único Mediador, anunciando a todos a Palavra de Deus e exercendo o seu sagrado múnus, principalmente na assembleia eucarística. Ao final da celebração padre Antonio Carlos dirigiu suas primeiras palavras em agradecimento ao povo pela acolhida, e ao padre Carlos Aparecido Marchesani pelo trabalho exercido ao longo dos 13 anos em que esteve à frente da paróquia. O novo pároco firmou o compromisso de fazer germinar a semente do Evangelho, semeada na comunidade.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Palavra do Pastor - Dom Vicente Costa


8ª SEMANA JOVEM




Tem início na próxima segunda-feira, `as 19:30hs
na Comunidade São Gabriel Arcanjo da Paróquia
São José Operário, a 8ª Semana Jovem da Pastoral
da Juventude. contamos com a presença de todos
os jovens da região.A comunidade São Gabriel fica
em um local de fácil acesso, venha todos e tragam
seus amigos e famíliares.

"CRISTO VIVE NO CORAÇÃO DA JUVENTUDE CATÓLICA"      participem !!!

Itupeva e Cajamar celebram São Sebastião


A Paróquia São Sebastião, em Itupeva, realiza a festa de seu padroeiro nos dias 12, 13, 19 e 20 de janeiro. Nos dias 12 e 13, as missas serão celebradas na Igreja Santo Antonio, às 18h30, além da festa social, realizada no salão da igreja, localizada na Avenida Brasil, 1242. No dia 13, haverá desfile de cavaleiros, com a concentração às 10h30, na Praça de Eventos da Pedreira, seguindo para a Igreja Santo Antonio.Haverá tríduo preparatório na matriz de São Sebastião, que fica na Avenida Brasil, 180, Centro, a partir do dia 17, quinta-feira, com missa às 19h30, celebrada pelo padre Gabriel Vital. No dia 18, às 19h30, haverá missa com os padres da Região Pastoral 5. No sábado, dia 19, às 18h30, será celebrada pelo padre Michael Henrique dos Santos. No dia 20, dia de São Sebastião, a missa solene será às 17h, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, com procissão até a Igreja Santo Antonio.Já a 51ª Festa de São Sebastião, em Cajamar, começa com tríduo preparatório no dia 17 de janeiro, e segue nos dias 18 e 19, sempre às 19h30, com o tema “Quem quiser ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!”.
No dia 20, haverá procissão às 8h, saindo da Praça Benedito Martins da Cruz, em direção ao Ginásio de Esportes Lamartine de Paula Lima, onde será celebrada missa festiva, presidida pelo pároco, padre José Luiz Nascibem. Às 10h, acontece a 21ª Corrida de São Sebastião. Haverá quermesse na área externa do Ginásio de Esportes, nos dias 18, 19 e 20, a partir das 20h30.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Palavra do Pastor - Dom Vicente Costa


6 de Janeiro é Dia dos Reis Magos


O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de Janeiro
pois foi este dia que o menino JESUS recebeu a
visita dos três reis magos que lhe trouxeram presentes
a data celebra a visita de Belchior o rei da Pérsia,
Gaspar o rei das Índias e Baltazar o rei das Árabias.
e trouxeram com sigos o OURO que representava o
presente oferecido apenas aos reis, o INSENSO o
perfume que se queima representando a fé e a
divindade oferecido apenas ao sacerdotes, a MIRRA
usada para embalsamar corpos simbolizando a
imortalidade oferecida apenas aos profetas.
Neste dia também as pessoas retiram os enfeites
natalinos nas casas e desmontam os seus
presépios e as árvores. Em alguns países como
Espanha e Portugal as crianças deixam sapatos
nas janelas de suas casas com capim antes de
dormir para que os camelos dos reis possam se
alimentar e retornar a viajem e em troca os reis
magos deixam doces e as crianças encontram
no lugar do capim quando acordam.
No interior de Minas Gerais, Goiaís e São Paulo
comemoram esta data com a tradicional folia de
reis...

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Paróquia São José Operário 44 anos..


Desde os tempo da capela nossa senhora da conceição as margens da via anhanguera, estes dois senhores João Batista e Alcides Staneli permanecem na Paróquia São José Operário firmes e fortes. Falam com orgulho da formação da paróquia, muitas conquistas e vitorias, mais também algumas tristezas como o falecimento de pessoas que contribuíram muito para que a paróquia se torna-se o que é hoje. E continuando nossa conversa lamentam que com o crescimento do bairro a divisão tomou conta de pessoas que não se entendem mais, culpam isso e aquilo e estão se afastando cada vez mais da realidade que é Deus acima de todas as coisas.
A minha amizade com esse dois camaradas do bem começou em 1968 quando ainda eramos muito jovens e desde então continuamos dentro da paróquia.
Considero - os como irmãos de sangue e de fé.
A Paróquia São José Operário tem por eles muito afeto e gratidão pois são seus verdadeiros filhos, recebam de nossas comunidades, pastorais e movimentos e também deste grande amigo de vocês Vicente Ferreira Junior.