EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Kiko Argüello é confirmado consultor do Pontifício Conselho para os Leigos pelo Papa Francisco

Papa Francisco confirmou a nomeação do fundador do Caminho Neocatecumenal, Kiko Argüello como Consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, para os próximos cinco anos.

Em 2011 Kiko foi também nomeado Consultor do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização.Argüello foi designado consultor do PCL em 1993, pelo Papa João Paulo II, e mais tarde confirmado pelo Papa Bento XVI.O Papa Francisco destaca na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium que "a imensa maioria do povo de Deus é constituída por leigos. Ao seu serviço, está uma minoria: os ministros ordenados. Cresceu a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja. Embora não suficiente, pode-se contar com um numeroso laicado, dotado de um arreigado sentido de comunidade e uma grande fidelidade ao compromisso da caridade, da catequese, da celebração da fé. (...) A formação dos leigos e a evangelização das categorias profissionais e intelectuais constituem um importante desafio pastoral. " (n º 102).Kiko Argüello participou como auditor em vários Sínodos durante estes anos, os mais recentes foram o Sínodo sobre a Eucaristia (2005), o Sínodo sobre "A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja" (2008) e o Sínodo sobre "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã " (2012).Em 01 de fevereiro, o Papa recebeu em audiência na Sala Paulo VI, 10.000 pessoas do Caminho Neocatecumenal. Esperava-se a bênção de 40 novos missio ad gentes, mas por falta de tempo, o papa enviou 12 que foram para a Ásia. Por isso, duas semanas depois, na sexta-feira, 14 de fevereiro, no salão de sua residência em Santa Marta, o Santo Padre recebeu novamente os responsáveis pelo Caminho, Kiko Argüello, Carmen Hernández e Pe. Mario Pezzi, e enviou em missão os sacerdotes encarregados por outros 28 missio ad gentes que evangelizam na Eurpoa  e nos Estados Unidos.fonte:(http://www.zenit.org/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário