EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

terça-feira, 4 de março de 2014

Ensinamento: É preciso vencer a tentação do desânimo

Deus ama-nos sempre, seja qual for o caminho por onde andamos transviados.

O porquê de nossos desânimos. "Sião exclamou: ´O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-me´". É uma realidade que nos deixamos tentar muitas vezes pelo desânimo. Podemos estar doentes, com tendência para ver tudo com óculos escuros. Muitas vezes, porém, as causas são outras:
.Temos apego à nossa própria vontade. Queremos o que Deus não quer, ou fugimos do que Ele quer de nós.
. Falta-nos a confiança em Deus. Só confiamos e estamos contentes quando o Senhor nos faz a vontade. O mistério da cruz repugna-nos e revoltamo-nos contra ele.
. Em última análise, na raiz de tudo isto encontra-se a nossa falta de fé.
Esquecemos ou não, temos presente a verdade fundamental da nossa filiação divina. Essa solidão interior prejudica-nos e leva-nos ao desânimo. Fazemos lembrar uma criança mergulhada no escuro, com a mãe ao seu lado que lhe manifesta a sua presença falando-lhe carinhosamente, embora o filho não a veja; indiferente a tudo isto, a criança chora inconsolável.
"Mas pode a mulher esquecer a criança que amamenta e não ter compaixão do fruto das suas entranhas?"
Antes de nos pedir que confiemos n’Ele, o Senhor manifesta-nos a Sua bondade pelo comportamento de algumas criaturas. Parece dizer-nos: "Abre os olhos e vê!"
As mães, mesmo tão limitadas nas suas possibilidades, com defeitos, guardam intocável o afeto e carinho para com os filhos. Até os animais nos dão exemplo disto, guiados pelo instinto, tratando das crias, e mudando-as de lugar, quando algum perigo as ameaça.
Deus está conosco sempre para nos ajudar.
"Pois, ainda que ela o esquecesse, Eu não o esqueceria."
Deus ama-nos sempre, seja qual for o caminho por onde andamos transviados. É o mistério insondável da Sua misericórdia.
Quanto mais doentes, pequeninos e indefesos são os Seus filhos, mais lhes manifesta o Seu Amor. Deus, nosso Pai, é mil vezes mais generoso para conosco do que todas as mães da terra juntas. Sendo assim, nenhuma situação neste mundo justifica o nosso desânimo, porque podemos contar sempre com Ele.
Recolhamo-nos em oração, quando a escuridão do desânimo se abater sobre nós.
CNBB, 27-02-2014. *Dom Antonio Carlos Rossi Keller é bispo de Frederico Westphalen (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário