EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Feliz dia dos Pais???

Dia dos pais sob outro ponto de vista." 

 O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir de dados do Censo Escolar de 2011, constatou que 5,5 milhões de crianças brasileiras não têm o nome do pai na certidão de nascimento. Vale lembrar que esses dados representam apenas aqueles que têm pais desconhecidos, mas ignoram a existência dos ausentes e omissos. Se fossemos analisar de forma subjetiva quantas pessoas crescem sem a presença de um pai, esses índices aumentariam significativamente, sem dúvidas.

Pais violentos
Vamos além do amor, das celebrações, das vitrines cheias de promoções e dos anúncios com famílias perfeitas.  A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) divulgou que cerca de 70% dos casos de violência contra crianças e adolescentes no Brasil acontece dentro de casa.  Mais do que isso, 53%  dos acusados nas 170 mil denúncias ocorridas em 2013, por exemplo, foram os próprios pais – pais e mães, nesse caso. Não há um senso preciso, mas a Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância (Sipani), estima que, diariamente, 18 mil crianças sejam vítimas de violência doméstica no Brasil.
Esses números abordam diferentes modalidades de violência, passando pela psicológica, verbal, sexual e agressões físicas. Os resultados são diversos, os filhos da violência, no entanto, tendem a se tornar indivíduos também violentos, basta dar uma volta em qualquer presídio brasileiro para confirmar isso. Todos esses índices são muito altos, impossibilitam qualquer exclamação de feliz dos pais, das mães, das crianças ou mesmo um feliz natal.

"Essa data pode trazer a muitos boas lembranças, mas para outros é motivo de dor" por Nany Mata (jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário