Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

Acesse nossa página no Facebook

Acesse nossa página no Facebook:





Compromisso de todo Cristão

Compromisso de todo Cristão
Compromisso de todo Cristão

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O bom uso dos meios de comunicação

Tempo de refletir sobre a história

Nestes tempos de tantas mudanças, somos chamados a nos comunicar também através das mídias em geral e, em especial, das mídias sociais. Cada época a criatura humana encontra um novo meio para se comunicar. Não sabemos o que virá no futuro, mas as mudanças rápidas nestes últimos 50 anos nos fazem pensar em como estar sempre aprendendo de novo. E creio que a principal questão é como fazer um bom uso de tudo isso.
Torna-se cada dia mais difícil a vida das pessoas que não possuem domínio do computador e não possuem o acesso à internet, pois quase tudo hoje se faz com essa ferramenta. Porém, junto a esta tecnologia indiscutivelmente espetacular e indispensável, se não for utilizada de maneira correta, podemos ter cada dia mais jovens e crianças cyber viciados, os quais, poderiam se tornar cidadãos alienados e dominados pela máquina. Neste tempo de tantas comunicações, quantas dificuldades para tal! Para informações, assim como correspondência e educação, a internet tem uma importância significativa. Hoje fica fácil em segundos saber tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo, é possível se falar, ouvir e até ver pessoas que estão do outro lado do planeta, ou mesmo tirar dúvidas sobre qualquer que seja o assunto. Até mesmo a pequena demora para chegar às informações transmitidas pela sonda que pousou no cometa nesta semana parece uma eternidade.
A vida pessoal é partilhada com milhões de pessoas desconhecidas, e devido às grandes proporções que os sites de relacionamento possuem, fica fácil hoje em dia qualquer pessoa saber onde você mora, quantos filhos você tem, onde eles estudam, onde você trabalha. Isso que poderia estreitar laços muitas vezes serve para tornar-se alvo de crimes. Muita gente, por desinformação ou mesmo desatenção, acaba se tornando vítima deles, pois tem sua vida monitorada, e facilmente bandidos conseguem todas as informações necessárias para extorquir, roubar e até matar. A ferramenta pode ser bem ou mal utilizada. Nesse sentido, chegando a este tempo de reflexão litúrgica somos chamados a um sério exame de consciência e a buscar reconciliação. Uma das situações que mais se difundem divisões, mentiras, maldades tem sido justamente esse instrumento de comunicação.
Durante as últimas décadas, toda a sociedade tem se beneficiado das novas tecnologias. Mas, como toda causa tem um efeito, com elas não foi diferente. Como qualquer meio de comunicação, a maneira como utilizar é a grande chave de encontrar caminhos.
É certo que tudo praticado com exagero traz malefícios. O uso indiscriminado da internet é capaz de prejudicar a vida social de seus usuários. Muitas vezes afastam-se das pessoas que anteriormente mantinham contato pessoal, prejudicando os processos comunicativos e desatando as relações. A grande quantidade de tempo gasto na internet poderia ser usado em atividades perto de pessoas do seu convívio. Participar da missa, santificar o domingo, falar com os filhos, viver momentos de lazer junto aos amigos são necessidades humanas! Começa-se a perceber, que faltam esses espaços em nossos tempos. O ser humano, quanto mais dependente da técnica, mais necessidade tem de encontros pessoais e presenciais.
As notícias e comentários tanto no passado como hoje podem ser causas de ofensas e difamação. E as dificuldades em mostrar o contrário e retirar a mentira são enormes nestes tempos. É necessário utilizar a internet como ponte para a união e não para a separação, pois a vida cotidiana já possui tantos problemas que nos afligem. Temos em nossas mãos um grande instrumento de poder transformar o mundo para melhor, mas a utilização dele depende da pessoa que usa.
Por Dom Orani João Tempesta


Nenhum comentário:

Postar um comentário