EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

quinta-feira, 26 de junho de 2014

São Gabriel convida

'' CONVITE A TODOS '' 
OS COORDENADORES DA COMUNIDADE 
SÃO GABRIEL ARCANJO DA Paróquia São José Operário-Jundiaí Bairro Retiro 
CONVIDA NOSSOS PAROQUIANOS , E TODA A REGIÃO DO GRANDE 
RETIRO , PARA SUA TRADICIONAL '' FESTA JUNINA '' .
ESTA GRANDE CONFRATERNIZAÇÃO , SERA REALIZADA NO DIA 05 DE
JULHO , NO SALÃO DA COMUNIDADE DO JARDIM GUANABARA .
A RENDA DESTE EVENTO SERA PARA AS OBRAS DO '' CENTRO CATEQUÉTICO '' QUE ESTA EM FASE DE ACABAMENTOS .
PARTICIPEM ...TRAGAM SEUS FAMILIARES E AMIGOS .

quarta-feira, 25 de junho de 2014

O exemplo de Pedro e Paulo

Sucedendo Pedro e investido pelo espírito de Paulo, o papa convoca a Igreja para renovar seu espírito missionário.

A história do cristianismo registra a presença destas duas figuras, que fizeram parte dos seguidores de Jesus Cristo e, curiosamente, apesar de origens distantes, foram martirizados na cidade de Roma, onde também sepultados. Suas sepulturas estão em duas basílicas diferentes: na de São Pedro e na de São Paulo fora dos muros, constituindo as colunas da Igreja.

Os bispos diocesanos são convocados, de cinco em cinco anos, para rezar uma missa diante da sepultura de cada um desses apóstolos na intenção do povo de suas dioceses. É uma forma de estar renovando sua missão. Pedro representando a instituição: "Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja" (Mt 16, 18). Paulo representando o papel missionário da Igreja no mundo. Sucedendo Pedro e investindo o espírito de Paulo, o papa Francisco tem convocado a Igreja para renovar seu espírito missionário. Precisa tornar-se uma Igreja “em saída”, superando o comodismo e a burocracia, acolhendo melhor as pessoas. Além das palavras, seu testemunho de simplicidade e coerência tem sido uma total provocação para todo o mundo cristão.
Francisco tem insistido numa Igreja que tenha as marcas “da verdade, da bondade, da beleza, da ternura e da misericórdia”. A missão encontra motivação nestas palavras, criando alegria no anúncio do Evangelho. Ele diz não querer “cristão com cara de funeral”, ou “cara de Quaresma sem Páscoa”.
Estamos aí diante dos desafios da missão, motivados também pelo enunciado da “comunidade de comunidades, a nova paróquia”. Os cristãos de hoje, no seguimento de Pedro e Paulo, enfrentam as maldades da nova cultura e devem agir para cultivar um mundo mais humano e de paz.

Fonte:CNBB, 23-06-2014.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

MANSIDÃO E HUMILDADE

A Igreja celebra  a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira que segue ao segundo domingo de Pentecostes. Neste ano, a comemoração se dá no dia 27 de junho.


A devoção ao Coração de Jesus é uma das expressões religiosas mais difundidas e amadas da piedade popular. Ela se fundamenta na Sagrada Escritura, onde Jesus se apresenta como o mestre ”manso e humilde de coração” (Mt 11,29), que oferece abrigo para as pessoas cansadas e sofridas.  O golpe de lança que foi desferido pelo soldado quando viu que Jesus já estava morto e do qual resultou uma última gota de sangue e água, demonstra o grande amor de Deus pela humanidade.Ao se apresentar como modelo para os seus discípulos: “Aprendam de mim!”, Jesus frisou duas posturas pelas quais pautava a sua vida: a mansidão e a humildade. Elas são o reflexo das bem-aventuranças, as quais sempre buscou praticar.

É o que expressa Santa Margarida Maria de Alacoque, a grande missionária da devoção ao Sagrado Coração de Jesus: “Eis aquele coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor”.

CNBB PROMOVERÁ ANO DA PAZ EM 2015

O ano da paz terá início no primeiro domingo do Advento (30 de novembro de 2014) e vai até o Natal de 2015.

Durante a 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi aprovada, por unanimidade, a realização do Ano da Paz. Durante a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), que reúne a presidência da CNBB e os presidentes das Comissões da entidade, serão definidas atividades e propostas de ações para a vivência deste momento.
O ano da paz terá início no primeiro domingo do Advento (30 de novembro de 2014) e vai até o Natal de 2015. De acordo com o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, a paz está relacionada com as relações. “A paz é vital para as relações, a paz nasce de ralações novas, de  relações equilibradas”, disse.
Para ele, o aumento da violência dá a sensação de relações quebradas. “É preciso ajudar a reconstruir este tecido de elos, de relações”, comentou.
Dom Leonardo explicou que o ano da paz pode contribuir na reflexão sobre os motivos da violência. “Um ano da paz pode nos ajudar muito: refletir sobre o porquê da violência, sobre a necessidade da paz, mas também busca, junto à população, junto às nossas comunidades, momentos onde eles possam expressar que desejam viver em harmonia e em fraternidade”, sinalizou.
 Informações do Site da CNBB

domingo, 22 de junho de 2014

Dom Vicente na paróquia São José Operário

Esteve presente em nossa paróquia neste sábado, 21/06 o nosso Bispo Diocesano Dom Vicente Costa. Momento sempre muito marcante e enriquecedor para a vida da paróquia. Nunca é demais ressaltar o árduo trabalho dos catequistas que muito se doam para levar adiante a conclusão dos sacramentos da iniciação cristã através do sacramento da Confirmação. A confirmação do batismo pela imposição das mãos do bispo, sucessor dos apóstolos, tornou-se o sacramento da crisma: completa o batismo (tão em evidência em nossa Diocese) e realiza o dom do Espírito Santo. Chama-se “crisma”, isto é, “unção”, porque o bispo unge a fronte do crismando em sinal da dignidade e vocação do cristão. Antigamente era administrado na mesma celebração do batismo e da eucaristia, que com a crisma constituem a “iniciação cristã”.  O adolescente ou jovem é confirmado na sua fé, pelo dom do Espírito. Agora ele terá de assumir pessoalmente o que, quando do batismo, os pais e padrinhos prometeram em seu nome. Pois a fé pode ser exigente ( (1Pd 3,15-18)). Para a comunidade, a celebração da crisma significa também a unidade das diversas comunidades locais na “Igreja particular” ou diocese, graças à presença do bispo ou do vigário episcopal, não dispensando é claro, a presença do pároco e diácono. Os crismados são chamados a ampliar, com a força do Espírito Paráclito, a sua obra pelo mundo afora. É este o sentido profundo da crisma, que assim completa nosso batismo.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Estagnados na liturgia: Um desafio para as equipes de celebração

Papa Francisco repete que os medos, as dúvidas, a falta de audácia... podem impedir pela raiz que se possa impulsionar a renovação que necessita hoje a Igreja. Na sua Exortação “A alegria do Evangelho” chega a dizer que, se ficamos paralisados pelo medo, uma vez mais podemos ficar simplesmente como “espectadores de uma estagnação infecunda da Igreja”.
As suas palavras fazem pensar. Que podemos perceber entre nós? Estamos nos mobilizando para reavivar a fé das nossas comunidades cristãs, ou continuamos instalados nessa “estagnação infecunda” de que fala Francisco? Onde podemos encontrar forças para reagir? Uma das grandes contribuições do Concílio foi de impulsionar o caminho desde a “missa”, entendida como uma obrigação individual para cumprir um preceito sagrado, para a “eucaristia” vivida como celebração gozosa de toda a comunidade para alimentar a sua fé, crescer em fraternidade e reavivar a sua esperança em Cristo.Sem dúvida, ao longo destes anos, temos dado passos muito importantes. Ficam muito longe aquelas missas celebradas em latim em que o sacerdote “dizia” a missa e o povo cristão vinha “ouvir” a missa ou “assistir” à celebração. Mas, não estamos celebrando a eucaristia de forma rotineira e aborrecida?Há um fato inegável. As pessoas estão se afastando de forma imparável da prática dominical porque não encontram nas nossas celebrações o clima, a palavra clara, o rito expressivo, a acolhida estimulante que necessita para alimentar a sua fé débil e vacilante.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

O significado do Corpus Christi

"Que o Corpus Crhisti seja a oportunidade de renovarmos nossa fé e reconheceê-lo como verdadeiro alimento

“Ficai certo de que todos os instantes da vossa vida, o tempo que passardes diante do Divino Sacramento será o que vos dará mais força durante a vida, mais consolação na hora da morte e durante a eternidade”. – Santo Afonso Maria de Ligório
A festa de Corpus Christi é a solene celebração da  instituição da Eucaristia e da nossa fé na presença real de Cristo, realizada na quinta-feira após a comemoração da Santíssima Trindade. É uma celebração de preceito, ou seja, dia santo de guarda para todos os católicos que, com seus legítimos pastores, saem pelas ruas de suas cidades testemunhando, publicamente, a sua fé e adoração ao Cristo, presente nas espécies consagradas do Pão e do Vinho, transubstanciados em cada Santa Missa.
O fato de ser numa quinta-feira evoca a celebração da Quinta-feira Santa quando, iniciando o Tríduo Pascal, celebramos a instituição desse mistério. Porém, historicamente, a solenidade como a temos hoje foi introduzida mais tarde.
 A festa tem sua origem no século XIII e foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264. É a grande festa do Corpo de Nosso Senhor na Eucaristia. É a afirmação da presença de Cristo inteiramente na santa hóstia, alimento da alma, sacramento da comunhão.
Por meio da Eucaristia, Jesus se dá como alimento, se faz presente perto de nós e nos fortalece pelo caminho. Nela, Jesus comunica seu amor e se entrega verdadeiramente por nós.
 A origem da festa de Corpus Christi se dá em Liege, na Bélgica, onde uma freira chamada Juliana de Cornion teria tido inspirações sobre esse mistério, e expressou que seria muito importante que o sagrado mistério Eucarístico fosse celebrado de forma especial e com merecido destaque.

Celebrando Corpus Christi na Paróquia

Falando sobre a procissão:

A procissão com a hóstia consagrada e as leituras dos textos litúrgicos desta solenidade foram preparados por São Tomás de Aquino, e datam do ano de 1274. Foi, no entanto, no período barroco que a festa se difundiu e tornou-se um verdadeiro e imenso cortejo de ação de Graças.
 No Brasil, a festa é cada vez maior. A tradição de enfeitar as ruas com tapetes coloridos, que recordam a Eucaristia e a vida da Igreja, é verdadeira expressão de fé e de arte que nosso bom povo oferece a seu Cristo, homenageando-O presente inteiramente nas espécies consagradas quando passa pelas capitais, cidades, vilas, povoados e lugarejos mais diversos. Como no passado, Jesus hoje caminha conosco!
 A celebração festiva consta de missa, procissão e adoração ao Santíssimo Corpo e ao Santíssimo Sangue de Nosso Senhor. A Santa Missa é o memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo; a procissão, a lembrança da caminhada do povo de Deus, peregrino neste mundo, que marcha para a casa do Pai, o Céu, nossa meta e definitiva morada; e, a adoração, um dos mais profundos gestos de comunhão que podemos estabelecer com Nosso Senhor Jesus Cristo.

Tá na agenda do Blog:. Ó precioso e admirável banquete, fonte de salvação e repleto de toda suavidade! Que há de mais precioso que este banquete?


Quinta, 19 de junho de 2014 SANTÍSSIMO SACRAMENTO DO CORPO E SANGUE DE CRISTO

Ó precioso e admirável banquete!

O unigênito Filho de Deus, querendo fazer-nos participantes da sua divindade, assumiu nossa natureza, para que, feito homem, dos homens fizesse deuses.
            Assim, tudo quanto assumiu da nossa natureza humana, empregou-o para nossa salvação. Seu corpo, por exemplo, ele o ofereceu a Deus Pai como sacrifício no altar da cruz, para nossa reconciliação; seu sangue, ele o derramou ao mesmo tempo como preço do nosso resgate e purificação de todos os nossos pecados.
            Mas, a fim de que permanecesse para sempre entre nós o memorial de tão imenso benefício, ele deixou aos fiéis, sob as aparências do pão e do vinho, o seu corpo como alimento e o seu sangue como bebida. Ó precioso e admirável banquete, fonte de salvação e repleto de toda suavidade! Que há de mais precioso que este banquete? Nele, já não é mais a carne de novilhos e cabritos que nos é dada a comer, como na antiga Lei, mas é o próprio Cristo, verdadeiro Deus, que se nos dá em alimento. Poderia haver algo de mais admirável que este sacramento?
            De fato, nenhum outro sacramento é mais salutar do que este; nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais.

domingo, 15 de junho de 2014

Movimento Mãe Peregrina: Uma bênção para as paróquias

Em nossa Paróquia, todo terceiro domingo de cada mês temos na comunidade Cristo Rei a celebração da Mãe Peregrina. Na comunidade São Gabriel celebra-se toda quarta-feira de cada mês.A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt atinge as paróquias e dioceses, as escolas e hospitais, os presídios e bairros. Sua estrutura diocesana permite uma inserção plena à realidade de cada paróquia e diocese. Ela se estende a todos os Estados do Brasil, em muitas dioceses, paróquias e cidades do país.Portanto, são milhares de coordenadores e missionários a conduzirem essa Campanha, a exercerem esse apostolado, como verdadeiros missionários, numa autêntica campanha de evangelização integrada aos objetivos e projetos de suas dioceses e da CNBB.
Esse método de apostolado, com a Mãe Peregrina de Schoenstatt, propagou-se e é assumido por mais de oitenta países dos cinco Continentes. É uma Campanha a nível internacional, em comunhão com bispos, párocos e leigos.

Os Secretariados da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, no Brasil, exercem a função de coordenação geral e auxílio, num trabalho em conjunto com as diversas dioceses. Os coordenadores e missionários são introduzidos na espiritualidade de Schoenstatt e recebem um folheto formativo “Mensagem de Schoenstatt”  para a evangelização das famílias. Os encontros de formação, junto ao Santuário, ajudam para o aprofundamento nas verdades da fé, na espiritualidade do movimento de Schoenstatt, e na orientação para o trabalho apostólico.

Em Santidade - Adoração e Vida



Coragem irmãos!

Assumamos com fé nossos compromissos com nossa Igreja. Cristo Caminha a nossa frente, não temos que nos amedrontar diante dos desafios.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Santíssima Trindade : Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo!

Depois da grande celebração da Páscoa anual, a Igreja como que faz uma pausa para dedicar uma Liturgia totalmente voltada ao agradecimento do amor divino pela humanidade. Mesmo que isto aconteça em todas as celebrações, esta tem um perfume de ação de graças especial. Além disso, é importante considerar que a celebração da Santíssima Trindade é uma Liturgia que convida à contemplação do Mistério Divino, com a finalidade de conhecer Deus não só pela via da capacidade intelectual, mas pelo caminho do envolvimento no seu amor e no seu Mistério, através da contemplação, do discipulado e de relacionamentos fraternos. 

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (LISBOA), PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA

A palavra é viva quando são as obras que falam

Quem está repleto do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos sobre Cristo, a saber: a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência; falamos estas línguas quando os outros as veem em nós mesmos. A palavra é viva quando são as obras que falam. Cessem, portanto, os discursos e falem as obras. Estamos saturados de palavras, mas vazios de obras. Por este motivo o Senhor nos amaldiçoa, como amaldiçoou a figueira em que não encontrara frutos, mas apenas folhas. Diz São Gregório: “Há uma lei para o pregador: que faça o que prega”. Em vão pregará o conhecimento da lei quem destrói a doutrina por suas obras. Os apóstolos, entretanto, falavam conforme o Espírito Santo os inspirava (cf. At 2,4). Feliz de quem fala conforme o Espírito Santo lhe inspira e não conforme suas ideias! Pois há alguns que falam movidos pelo próprio espírito e, usando as palavras dos outros, apresentam-nas como suas, atribuindo-as a si mesmos. Falemos, portanto, conforme a linguagem que o Espírito Santo nos conceder; e peçamos-lhe humilde e devotamente que derrame sobre nós a sua graça, a fim de podermos celebrar o dia de Pentecostes com a perfeição dos cinco sentidos e na observância do decálogo. Que sejamos repletos de um profundo espírito de contrição e nos inflamemos com essas línguas de fogo que são os louvores divinos. Desse modo, ardentes e iluminados pelos esplendores da santidade, mereceremos ver o Deus Uno e Trino.
(Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, presbítero)

terça-feira, 10 de junho de 2014

25º ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

CONVITE: Encontro de Casais com Cristo (ECC)



Paróquia São José Operário promove encontro de casais
O projeto de Deus nos apresenta a Igreja formada de homens e conduzida pela ação do Espírito Santo. Porém no mundo em que vivemos hoje, confiar na ação do Espírito Santo é um desafio, pois neste mundo globalizado e competitivo, não há espaço para o amor a Deus nosso Pai que nos criou. Deus cativa aos poucos e não obriga ninguém a mudar, por essa razão, a conversão, há de ser feito sempre a dois, nisto muito ajuda, viver em equipe com outros casais.
No próximo mês de Julho (dias, 18,19 e 20), estaremos realizando o 25º ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO e convidamos todos os casais interessados em participar, entrar em contato com Secretária  Paroquial, pelo fone: 4582-5091, que um casal irá visitá-lo para maiores esclarecimentos.

sábado, 7 de junho de 2014

Dia dos Namorados: cuidado com dados na rede

Informações que devem ser evitadas vão desde o status de relacionamento até o endereço.

Aproveitando a proximidade com o Dia dos Namorados, período no qual a quantidade de cadastros no ParPerfeito costuma aumenta, - no último mês o número de usuários já cresceu 40% - Jairo Bouer(médico psiquiatra), lista abaixo algumas dicas de como não exagerar na exposição e, quem sabe, conseguir um parceiro até o dia 12 de junho:
 -  Não fique desesperado por estar sozinho. Se der tempo de encontrar alguém ótimo. Caso contrário, siga em frente.
-  Não deposite no outro a solução para todos seus problemas. Primeiro, a gente tem que estar bem para com nós mesmo, para depois pensar em um relacionamento.
-  Não exagere na exposição inicial da sua intimidade como forma de se mostrar aberto para um relacionamento. Para quem está do outro lado, pode soar como insegurança e desespero.  
- Vá com calma! Intimidade se conquista aos poucos. Não a ofereça "de bandeja".
-  Namoro deve ser a consequência de um processo e não a razão única para se conhecer alguém. Primeiro "eu conheço e construo um relacionamento". E não o contrário!


“Geralmente, pessoas que se consideram solitárias se preocupam mais em facilitar o acesso aos possíveis interessados, o que pode levar ao compartilhamento precoce de diversas informações pessoais. No entanto, abrir detalhes muito particulares, logo de cara, como endereço, situação econômica, entre outros, não vai facilitar a busca por um parceiro mais estável”, afirma o especialista em comportamento humano.
Jairo ainda explica que a internet exige cuidados e deve ser utilizada como uma aliada. “Acredito que sites de relacionamento, por exemplo, nos quais, uma série de registros é levada em consideração, podem ser uma forma mais segura para conhecer alguém do que entrar em salas de bate-papo "às cegas" ou em redes sociais, nas quais, muitas vezes, há poucas referências confiáveis.
Definitivamente, fornecer dados pessoais sem saber muito sobre o (a) paquera, não é o melhor jeito de se aproximar de alguém. Não será esta atitude que aumentará suas chances”, declara o consultor de relacionamento e médico psiquiatra.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Pentecostes: encontro de oração pela paz

A solenidade de Pentecostes deste domingo (8) será marcada pelo Encontro de Oração pela Paz que reunirá, no Vaticano, o papa Francisco e os presidentes de Israel, Shimon Peres, e da Palestina, Mahmoud Abbas. A iniciativa contará com a presença do patriarca de Constantinopla, Bartolomeu, e com as orações de fiéis de todo o mundo. Em mensagem enviada aos bispos, Francisco pede para que “este momento envolva todos os fiéis, a fim de que seja mais intensa a oração elevada a Deus e seja finalmente concedida à Terra de Jesus aquela paz que os anjos anunciaram quando Ele nasceu”.
Durante a sua peregrinação à Terra Santa, realizada entre 24 e 26 de maio, o papa Francisco convidou os presidentes de Israel, Shimon Peres, e da Palestina, Mahmoud Abbas, para um encontro de oração pela paz. “Será um encontro de oração. Não será um encontro para fazer uma mediação ou buscar soluções, não! Reuniremos-nos para rezar, somente. Depois, cada um volta para sua casa. Mas eu acredito que a oração seja importante, e rezar juntos sem fazer discussões de outro tipo, isto ajuda”, disse o papa Francisco aos jornalistas ao retornar da peregrinação. O papa explicou ainda que o encontro era para ter ocorrido na Terra Santa, mas não foi possível devido aos problemas logísticos, sobretudo com relação ao território.
Fonte:CNBB

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos reflete sobre as diferentes expressões de fé

Com proposta de motivar ações ecumênicas pelo mundo, teve início no domingo, 1º de junho, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que prosseguirá até o dia 8, Festa de Pentecostes.
O tema “Acaso Cristo está dividido?” quer refletir sobre as diversas expressões de fé, em torno do mesmo Cristo. A atividade é promovida pelo Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos (CPUC) e Conselho Mundial de Igrejas (CMI).
Em mensagem enviada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), as igrejas desejam que a Semana de Oração possa ser ocasião de “convívio fraternal”.
“Convidamos a cada um de vocês a se unirem a este grande mutirão pela Unidade, que é a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Cada um é chamado a transformar a realidade onde vive e a construir um mundo melhor, vencendo preconceitos e buscando o respeito e a unidade”, diz o texto.
Fonte:http://www.cnbb.org.br