EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

domingo, 25 de outubro de 2015

30º Dia Nacional da Juventude (DNJ)


“O Concílio Ecumênico Vaticano II nos ensinou a sermos ativos, criativos, construtores da sociedade. Essa presença dos cristãos, jovens cristãos, na sociedade recordam dois documentos importantes do Concílio: Lumen gentium (Luz dos povos) e Gaudium et spes (Alegria e esperança)”. Por isso, o lema do DNJ 2015: “Juventude construindo uma nova sociedade”, deseja recordar a presença dos jovens cristãos na sociedade, completa o bispo.
Para este ano, a CNBB propõe três encontros de preparação para o DNJ, cuja data é sempre celebrada no quarto domingo de outubro, com três temáticas distintas:
1. “Construindo uma nova sociedade” – tem como objetivo incentivar a reflexão sobre os desafios da construção de uma nova sociedade, na qual o jovem – à Luz do Evangelho – assume seu protagonismo neste
caminho de serviço à vida, à justiça e à paz.
2. “Juventude e vida” – busca favorecer aos jovens uma reflexão sobre a dignidade da vida e sua entrega pela causa do Reino.
3. “Juventude e Política” – procura refletir e dialogar sobre nosso papel como jovens profetas, iluminados pela Palavra de Deus, nos diferentes espaços de decisões políticas e relações de poder, a fim de pautarmos a construção de uma nova sociedade.
Para a reflexão dos temas, a cartilha faz indicação de textos bíblicos, pauta para debates, músicas e até de filmes.
Outubro Missionário
Além da celebração do DNJ e dos encontros de preparação, os bispos do Brasil sugerem que a juventude viva um mês todo em missionariedade. Para isso, o material traz um roteiro para visitas missionárias.
Depois de três finais de semanas em missão, a proposta é que no 4º, nas atividades do DNJ, se abra um espaço para que os jovens façam partilhas sobre a experiência missionária.
O download da Cartilha está disponível no site Jovens Conectados, clique aqui para baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário