EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

domingo, 29 de março de 2015

Falando de gratidão!

"Manifestar gratidão a Deus pelas pessoas é uma das atitudes que Jesus pede dos seus seguidores e que a Bíblia propõe em várias das suas passagens", completa. Ao curar dez leprosos, e só um voltar para agradecer a cura recebida, Jesus repreendeu a atitude dos outros nove, perguntando: "Acaso os dez não foram todos purificados? E os outros nove, onde estão? Não se achou ninguém entre eles para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?" (Lc 17,11-19).

O setor de comunicação agradece de coração ao Diácono Dirceu Orlato em nome do Caminho Neocatecumenal pela aceitação e disponibilidade de estar presidindo as celebrações durante a profissão de Fé da comunidade 3 do Caminho Neocatecumenal e dos demais eventos.Estendemos também nossa gratidão à sua esposa Magali que nos encanta pela sua simplicadade.Vemos, ouvimos e lemos todos os dias notícias que nos fazem sentir que a vida oferece poucas razões para sermos gratos. Crise, desemprego, injustiça, desigualdade, doença, morte… e o rol poderia continuar quase sem fim. Mas há pessoas que mostram conseguir passar do lamento para a gratidão e transformam as suas vidas.Obrigado Diácono Dirceu e esperamos sempre que possível contar com sua presença entre nós.

por Márcio Neves-Comunicação 

terça-feira, 24 de março de 2015

Solene profissão de fé

Termina nesta quarta-feira,25 as 19:45h na Matriz a profissão de fé da comunidade 3 do Caminho Neocatecumenal.



A comunidade 3 pertence a Capela São Gabriel onde realizam suas celebrações. A Igreja entrega aos neocatecúmenos o Credo ("Traditio Symboli"), "compêndio da Escritura e da fé" (DGC 85), e os enviou, dois a dois, a pregá-lo pelas casas da Paróquia por um período de aproximadamente três anos e meio. Durante esta fase do itinerário a comunidade estudou e celebrou artigo por artigo o Símbolo apostólico e o restituem à Igreja ("Redditio Symboli"), confessando a sua fé e proclamando o Credo solenemente perante os fiéis, durante a Quaresma. Convidamos a todos que ainda não participaram deste momento para venham participar deste último encontro expressivo na vida de nossa paróquia.

Câmara de Jundiaí coloca em pauta Lei para aprovação da encenação da paixão de Cristo para entrar no calendário Cultural de Jundiaí

Depois de muitos anos de trabalho, dedicação e amor, a nossa VIA SACRA do Setor Juventude - Paróquia São José Operário Operário,

Hoje,24/03 as 18 horas, estará na câmara, a Lei para aprovação da encenação da paixão de Cristo para entrar no calendário Cultural de Jundiaí. E convido a todo o Setor Juventude, a nossa paróquia, e todas as pessoas que já fizeram parte desta missão a estar lá, para juntos lutarmos por essa causa!! . O meu muito obrigado a todos que até hoje fizeram e fazem parte, a todos os colaboradores, padres que passaram por nossa paróquia, aos vereadores que nos auxiliaram e em Especial ao Rafael Purgato, e a nossa paróquia.
Então que possamos estar todos juntos unidos, e vamos todos as 18 horas na câmara, vão com as camisetas da Via Sacra, das comunidades, o que quiserem.
(Pastoral da juventude)

segunda-feira, 23 de março de 2015

COLETA NACIONAL DA SOLIDARIEDADE - CF 2015

Esta etapa da CF-2015 finaliza-se no domingo de Ramos com a realização da Coleta Nacional da Solidariedade, belo gesto concreto da Igreja no Brasil que gera fraternidade. Este momento propicia o exercício da solidariedade para com os irmãos e irmãs necessitados, mediante a partilha dos bens. O resultado desta coleta é destinado integralmente, pelas dioceses e pela CNBB, a atender os projetos que contribuam na superação da realidade apresentada pela CF. A coleta da Solidariedade é parte integrante da CF e deve ser feita em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses.  Por isso, somos exortados a tomarmos parte desse momento tão sublime com nossas doações.

(Pe. Luiz Carlos Dias-Secretário da CF-CNBB)

domingo, 22 de março de 2015

JUVENTUDE:Jornada Diocesana da Juventude no Rio

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), dimensão diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), teve sua primeira edição no Rio de Janeiro em 2014, e acontecerá novamente em 2015, dia 28 de março, sábado, no Posto 3 da Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, às 14h. Da praia, os jovens seguirão em procissão até a Paróquia São Francisco de Paula, onde o cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá missa às 16h.
O assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Jorge Carreira, estará presente durante todo o evento, e a animação da procissão ficará por conta da Banda Linguagem dos Anjos. O tema proposto pelo Papa para ser trabalhado na Jornada em 2014 foi a 5ª bem-aventurança: “Bem-aventurado os pobres em espírito” (Mt 5,7). Em 2015, a intenção de Francisco foi continuar essa reflexão. Portanto, ele escolheu como tema a 6ª bem-aventurança: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8). “Continuamos a nossa peregrinação espiritual para Cracóvia, onde em julho de 2016 se realizará a próxima edição internacional da Jornada da Juventude. Como guia do nosso caminho, escolhemos as bem-aventuranças evangélicas. No ano passado, refletimos sobre a bem-aventurança dos pobres em espírito, inserida no contexto mais amplo do Sermão da Montanha. Juntos, descobrimos o significado revolucionário das bem-aventuranças e o forte apelo de Jesus para nos lançarmos, com coragem, na aventura da busca da felicidade”, afirmou o Papa Francisco, na mensagem para a próxima JMJ, lançada no dia 17 de fevereiro deste ano.

Para a articuladora do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio, Gracielle Reis, responsável pela organização do evento, é interessante a Jornada acontecer no Domingo de Ramos, porque estimula o jovem a estar no centro da fé cristã, que é a Semana Santa, quando acontecem a paixão, morte e ressurreição de Cristo. “Queremos seguir o apelo da Igreja de fazer a Jornada com os jovens cariocas para que como povo do Rio de Janeiro mergulhemos profundamente no mistério pascal desde o Domingo de Ramos”, explicou.

O Ministro da Palavra e sua importância na comunidade

Na celebração deste domingo (5º Domingo da Quaresma - B), a comunidade Cristo Rei acolheu o ministro da Palavra Fernando pela primeira vez. É sempre um momento de muita alegria estar acolhendo “aqueles que vêm em nome do Senhor”. Quem realmente se coloca a serviço da evangelização para que a Palavra de Deus chegue ao coração de toda a comunidade. A função de quem preside a celebração é ajudar o povo a tomar parte de cada ação litúrgica e a viver interiormente o sentido de cada uma delas, não com discurso, mas fazendo bem e colocando alma naquilo que faz. Cada um dos gestos e palavras, tom de voz e atitude de quem preside a celebração da Palavra devem revelar a ternura do Espírito, de quem recebeu o dom para atuar na assembléia de irmãos. É assumir espiritualmente a atitude de Jesus que veio para servir e não para ser servido (Mc 10,45).
Sua tarefa é ser mediador das relações entre Deus e seu povo reunido para celebrar a fé, e articulador entre os ministérios e a comunidade celebrante, fazendo das pessoas reunidas uma assembléia, uma comunidade ativa e participante, um povo que exerce o seu sacerdócio batismal (1Pd 2,9).
Desse modo, “o papel principal de quem preside é manter viva a relação dialogal entre Deus e a comunidade celebrante, entre os ministérios e a comunidade, entre os vários ministérios entre si” (Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB, p. 60).

“Quem preside assume a função de coordenar a celebração. Realiza os ritos próprios da presidência: saudação inicial (sinal da cruz, saudação bíblica e etc); proclamação do evangelho e homilia, e convite às preces; proclamação da ação de graças ou da louvação; convite ao Pai nosso e à comunhão; oração final e bênção” (Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB, p. 60).

quinta-feira, 19 de março de 2015

SÃO JOSÉ, ESPOSO DE NOSSA SENHORA (Solenidade)

Lembrai-vos de nós, São José

É esta a regra geral de todas as graças especiais concedidas a qualquer criatura racional: quando a providência divina escolhe alguém para uma graça particular ou estado superior, também dá à pessoa assim escolhida todos os carismas necessários para o exercício de sua missão.
Isto verificou-se de forma eminente em São José, pai adotivo do Senhor Jesus Cristo e verdadeiro esposo da rainha do mundo e senhora dos anjos. Com efeito, ele foi escolhido pelo Pai eterno para ser o guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: o Filho de Deus e a Virgem Maria. E cumpriu com a máxima fidelidade sua missão. Eis por que o Senhor lhe disse: Servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor! (Mt 25,21).
Consideremos São José diante de toda a Igreja de Cristo: acaso não é ele o homem especialmente escolhido,por quem e sob cuja proteção se realizou a entrada de Cristo no mundo de modo digno e honesto? Se, portanto, toda a santa Igreja tem uma dívida para com a Virgem Mãe, por ter recebido a Cristo por meio dela, assim também, depois dela, deve a São José uma singular graça e reverência.
Ele encerra o Antigo Testamento; nele a dignidade dos patriarcas e dos profetas obtém o fruto prometido. Mas ele foi o único que realmente possuiu aquilo que a bondade divina lhes tinha prometido.
E não duvidemos que a familiaridade, o respeito e a sublimíssima dignidade que Cristo lhe tributou, enquanto procedeu na terra como um filho para com seu pai, certamente também nada disso lhe negou no céu, mas antes, completou e aperfeiçoou. Por isso, não é sem razão que o Senhor lhe declara: Vem participar da alegria do teu Senhor! Embora a alegria da felicidade eterna penetre no coração do homem, o Senhor preferiu dizer: Vem participar da alegria. Quis assim insinuar misteriosamente que a alegria não está só dentro dele, mas o envolve de todos os lados e o absorve e submerge como um abismo sem fim.

Lembrai-vos de nós, São José, e intercedei com vossas orações junto de vosso Filho adotivo; tornai-nos também propícia vossa Esposa, a santíssima Virgem, mãe daquele que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos sem fim. Amém.
fonte:dos Sermões de São Bernardino de Sena, presbítero (Séc.XV)

ESCALA DE MARÇO - 2015

ESCALA DE MARÇO - 2015

DATA
LOCAL
HORÁRIO
MISSA/CELEBRAÇÃO
PRESIDENTE
SEG
2
MATRIZ
07:00
CEELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
TER
3
MATRIZ
19:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
QUA
4
MATRIZ
07:00
CELEBRAÇÃO
NENE
QUA
4
SANTA CRUZ
19:30
CELEBRAÇÃO/PENITENCIAL
DIACONO DIRCEU
QUA
4
SÃO GABRIEL + CRISTO REI
19:30
CELEBRAÇÃO/PENITENCIAL
PADRE JOÃO
QUI
5
MATRIZ
19:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
SEX
6
MATRIZ
19:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
SAB
7
SÃO GABRIEL
18:30
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
SAB
7
MATRIZ
18:30
CEELEBRAÇÃO
FERNANDO
SAB
7
MATRIZ
20:00
MISSA
PADRE JOÃO
SAB
7
CEMITÉRIO
08:00
MISSA
PADRE JOÃO
SAB
7
SANTA CRUZ
18:30
MISSA
PADRE JOÃO
DOM
8
MATRIZ
09:30 - 19:00
MISSA
PADRE JOÃO
DOM
8
STA CRUZ
09:30
CELEBRAÇÃO
MARCEL
DOM
8
SÃO GABRIEL
08:00
MISSA
PADRE JOÃO
DOM
8
CRISTO REI
08:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
SEG
9
MATRIZ
07:00
CELEBRAÇÃO
NENE
TER
10
MATRIZ
19:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
QUA
11
SÃO GABRIEL
19:30
CELEBRAÇÃO
NENE
QUA
11
MATRIZ
07:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
QUI
12
MATRIZ
19:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
SEX
13
MATRIZ
19:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
SAB
14
CEMITÉRIO
08:00
CELEBRAÇÃO
REINALDO
SAB
14
MATRIZ
18:30 - 20:00
MISSA
PADRE JOÃO
SAB
14
SANTA CRUZ
18:30
CELEBRAÇÃO
NENE
DOM
15
MATRIZ
09:30
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
DOM
15
MATRIZ
19:00
MISSA
PADRE JOÃO
DOM
15
CRISTO REI
08:00
MISSA
PADRE JOÃO
DOM
15
SÃO GABRIEL
08:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
DOM
15
STA CRUZ
09:30
MISSA
PADRE JOÃO
SEG
16
MATRIZ
07:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
TER
17
MATRIZ
19:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
QUA
18
MATRIZ
19:30
PENITENCIAL
PADRE JOÃO
QUA
18
MATRIZ
07:00
MISSA
PADRE JOÃO
QUI
19
MATRIZ
19:00
MISSA/SÃO JOSE
PADRE JOÃO
SEX
20
MATRIZ
19:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
SAB
21
SÃO GABRIEL
18:30
MISSA
PADRE JOÃO
SAB
21
SANTA CRUZ
18:30
CELEBRAÇÃO
REINALDO
SAB
21
MATRIZ
18:30
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
SAB
21
CEMITÉRIO
08:00
MISSA
PADRE JOÃO
DOM
22
MATRIZ
09:30 - 19:00
MISSA
PADRE JOÃO
DOM
22
SÃO GABRIEL
08:00
MISSA
PADRE JOÃO
DOM
22
SANTA CRUZ
09:30
CELEBRAÇÃO
NENE
DOM
22
CRISTO REI
08:00
CELEBRAÇÃO
GERSON
SEG
23
MATRIZ
07:00
CELEBRAÇÃO
NENE
TER
24
MATRIZ
19:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
QUA
25
SÃO GABRIEL
19:30
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
QUA
25
MATRIZ
07:00
CELEBRAÇÃO
NENE
QUI
26
MATRIZ
19:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
SEX
27
MATRIZ
19:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
SAB
28
SÃO GABRIEL
_
_
_
SAB
28
CEMITÉRIO
_
_
_
SAB
28
SANTA CRUZ
_
_
_
SAB
28
MATRIZ
19:00
MISSA/RAMOS
PADRE JOÃO
DOM
29
MATRIZ
09:30
missa/ramos
PADRE JOÃO
DOM
29
SÃO GABRIEL
08:00
celebração/ramos
NENE
DOM
29
CRISTO REI
08:00
missa
PADRE JOÃO
DOM
29
SANTA CRUZ
09:00
celebração/ramos
DIACONO DIRCEU
DOM
29
MATRIZ
19:00
missa
PADRE JOÃO
SEG
30
MATRIZ
07:00
CELEBRAÇÃO
DIACONO DIRCEU
TER
31
MATRIZ
19:00
MISSA
PADRE JOÃO