EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sábado, 4 de março de 2017

Missa do 1º. domingo da quaresma

Enquanto o homem e a mulher escolheram desobedecer a Deus, Jesus escolheu obedecer, e a sua obediência se tornou caminho de salvação para todos nós (cf. Hb 5,9). Hoje Ele nos ensina a importância de dialogar com as tentações que surgem dentro de nós.
Toda tentação chega a nós disfarçada de um bem aparente; ela nos promete o bem, mas produz em nós o mal. Daí a importância do discernimento: “‘Posso fazer tudo o que quero’, mas nem tudo me convém” (1Cor 6,12). Sou livre, mas não vou permitir que a minha liberdade me torne escravo de alguma coisa. Se os espelhos que me deram – mídia e novas tecnologias – estão me fazendo ver o mundo de maneira doentia, eu preciso ter um olhar crítico para estes espelhos e procurar enxergar a realidade à luz de Deus.

Assim como o Espírito de Deus conduziu Jesus para o deserto, Ele também nos conduz ao deserto quaresmal, para que ali Deus possa falar ao nosso coração (cf. Os 2,16). Ao mesmo tempo, é numa experiência de deserto que nos damos conta de que o maligno também fala conosco, nos propondo falsas soluções para os nossos problemas, falsas consolações para a desolação que porventura estejamos passando. Assim como Jesus, precisamos nos aproximar da Palavra de Deus, para que ela nos dê condições de separar o trigo do joio, a voz de Deus da voz do maligno, e usarmos a nossa liberdade para escolher a vida e não a morte, escolher obedecer a Deus e não às nossas tentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário