EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Ano litúrgico chega em sua reta final: "Um olhar sobre a Liturgia"

"Um olhar sobre a Liturgia"

Assim como sugere o tema do Tríduo de Cristo Rei deste ano “Ele tem feito bem todas as coisas" (Mc 7,37) volta a atenção sobre a maneira de como estamos exercendo nossa atividades pastorais. Aqui em especial, voltemos nosso olhar sobre a dimensão litúrgica a começar pelo zelo com a veste litúrgica. Sempre ouvimos dizer que a celebração começa na preparação. Atualmente vimos alguns casos, em que chegamos ao absurdo de ter as atividades distribuídas por meio de grupos de WhatsApp.
As equipes de liturgia são, em primeira mão, as responsáveis pela pastoral litúrgica. Essa ação eclesial tem por objetivo imediato a participação ativa, consciente e frutuosa dos fiéis na celebração e por finalidade, a edificação do corpo de Cristo mediante a santificação das pessoas e o culto a Deus. Na edificação do corpo de Cristo, a pastoral litúrgica colabora com a edificação de toda a humanidade e da criação inteira, conforme afirma Medellín: “A celebração litúrgica coroa e comporta um compromisso com a realidade humana… e com a promoção” (9,4). Isso significa que também os membros da pastoral litúrgica devem visar à transformação do mundo em Reino de Deus.
A equipe de liturgia é, então, o coração e o cérebro da pastoral litúrgica da vida da Igreja (regional, diocesana, paroquial e comunitária).
Em nível comunitário com uma atuação bem localizada, a equipe de liturgia da comunidade: promove e cria celebrações inculturadas e bem preparadas; acompanha as equipes de celebração e toda a vida litúrgica da comunidade; atua em sintonia com a equipe paroquial; providencia para que a liturgia seja dignamente celebrada.

Bem constituídas, as equipes de liturgia vão exercer seu serviço com atenção às celebrações, à formação e à organização, lembrando que canto-música e arte-espaço celebrativo são partes fundamentais da liturgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário