EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Presidente da CNBB fala sobre a expectativa do Advento


Ficai atentos e orai!

Estamos iniciando o novo Ano Litúrgico, com a celebração do primeiro domingo do Advento, tempo de preparação para a solenidade do Natal. Além disso, de acordo com o espírito deste tempo litúrgico, precisamos também nos preparar para o encontro definitivo com o Senhor. A Liturgia da Palavra nos mostra como deve ser a nossa preparação para a vinda do Senhor.
O profeta Jeremias (Jr 33,14-16) anuncia a esperança messiânica, num tempo muito difícil para o povo, após a destruição de Jerusalém e do templo pelo império babilônico. Àqueles que estavam com a fé abalada, o profeta proclama que Deus cumpre as suas promessas. O Messias virá salvar e realizar a Justiça. No mundo de hoje, busca-se desfrutar, ao máximo, o presente e tudo alcançar rapidamente, o que dificulta a vivência da espera serena e perseverante. Neste Advento, somos convidados a cultivar a espera paciente e a alegre esperança do Senhor que vem ao nosso encontro.
No Evangelho, Jesus Cristo nos diz: “ficai atentos e orai a todo o momento” (Lc 21, 34). Ao invés do medo, a nossa atitude deve ser a vigilância sobre a própria conduta e a oração, assim como, a prontidão e a confiança em Deus, segundo a palavra proclamada: “levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lc 21,28). A Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses nos exorta a viver “na santidade, sem defeito aos olhos de Deus”, através do amor entre nós e para com todos (1Ts 3,12). Ninguém deverá jamais acomodar-se em seu caminho de vida cristã, mas deverá crescer sempre em santidade, “fazendo progressos ainda maiores”. Para tanto, nós suplicamos com o salmista: “mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada!” (Sl 24). Necessitamos muito da sabedoria e da graça de Deus para viver bem este Advento e, assim, preparar bem o nosso encontro com o Senhor.
Além da vivência pessoal do Advento, é importante preparar-se para o Natal em família e em comunidade. Por isso, procure participar da preparação do Natal na sua paróquia, comunidade ou quadra, rezando em família e com as famílias vizinhas.
Neste período, em todo o Brasil, realiza-se a Campanha para a Evangelização, a ser concluída no dia 16, terceiro domingo do Advento, com uma coleta, lembrando que todos nós somos responsáveis pela evangelização e, por isso, devemos oferecer também a nossa partilha para a sustentação da ação evangelizadora da Igreja. Procure evangelizar, por sua palavra e testemunho de vida, ajudando sua família e sua comunidade a preparar-se bem para o Natal.

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário