Pesquisa Data Popular revela que a juventude brasileira é mais informada que seus pais e tem peso decisivo na eleição
A pesquisa não questiona em quem eles votariam. Mas mais
de 50% deles se encontram entre os eleitores indecisos ou que pretendem anular
o voto. O discurso, porém, carrega um viés de oposição. Como na maioria da
população brasileira, o desejo de mudança está impregnado em 63% deles, que
acreditam que o Brasil não está no rumo certo. Apesar disso, 72% desses
brasileiros que têm entre 16 e 33 anos consideram ter melhorado de vida. Mas a
juventude indica querer mais. “Eles querem serviços públicos de mais qualidade,
maior conectividade, acessos livres a banda larga e a tecnologia de ponta. E
não abrem mão da manutenção do poder de compra”, afirma o autor do estudo, o
publicitário Renato Meirelles, presidente do Data Popular.
O
levantamento embute outros recados importantes à classe política. Ao mesmo
tempo que 92% acreditam na própria capacidade de mudar o mundo, 70% botam fé de
que o voto possa transformar o País e 80% reconhecem o papel determinante da
política no cotidiano brasileiro, fatia expressiva dos jovens do Brasil (59%)
acredita que o País estaria melhor se não houvesse partido político. Para os
jovens, as agremiações partidárias e os governantes não falam a linguagem
deles. “Os políticos são analógicos e a juventude digital”, atesta Renato
Meirelles. Observador atento do cenário político e um dos maiores especialistas
sobre o comportamento da juventude brasileira, Meirelles foi quem criou o
verbete “Geração D” – de digital, numa alusão à juventude conectada.
http://www.istoe.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário