"A
Pascom não se limita a ações isoladas como produção de murais, boletins e
jornais impressos, programas de TV e rádio, construção de sites, blog e outros
meios. Tudo isso deve fazer parte de uma política global que gere comunhão e
interatividade, alicerçada em quatro eixos:
1) formação;
2) articulação;
3)
produção;
4) espiritualidade.
São dimensões do projeto Nacional.
A Pascom, sustentada por esses eixos, deve incentivar a reflexão e estimular
ações com sentido comunicativo, que conduzam à comunhão e à ação
evangelizadora". (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, op. cit., n.
249). Quando
pensamos nos eixos da Pascom, podemos fazer a comparação com a estrutura de uma
mesa de quatro pernas, se cortarmos uma das pernas, logo a mesa ficará sem
equilíbrio. Assim também é com a Pascom, se produzirmos um jornal paroquial bem
feito, mas não estamos em diálogo com as outras pastorais, ou não buscamos
viver momentos de espiritualidade enquanto grupo, de nada adianta as grandes
produções. Esses são eixos inseparáveis, a ausência de um de um deles faz toda
diferença no trabalho pastoral com a comunicação. Os quatro
eixos precisam ser levados em consideração na elaboração das atividades da
Pascom, só assim conseguiremos superar a imagem de uma pastoral de tirar foto,
ou até mesmo da pastoral que cuida do site, expressões que comumente escutamos
em nossas realidades locais.
Fonte:
"Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação", páginas 14 e 15 -
Edições CNBB.
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