EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Papa escolhe tema para Dia Mundial da Paz 2014

“Fraternidade, fundamento e caminho para a paz”.

Este é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o 47º Dia Mundial da Paz, que será celebrado em 1º de janeiro de 2014. A data comemorativa pela paz será a primeira do pontificado de Francisco. O tema foi publicado pelo Vaticano nesta quarta-feira, 31.Em comunicado, a Santa Sé recorda que, desde o início de seu ministério como Bispo de Roma, o Papa Francisco destacou a importância de superar a “cultura do descartável” e de promover a “cultura do encontro”, para caminhar rumo à realização de forma mais justa e pacífica. A fraternidade, segundo destaca ainda o comunicado, é um dom que cada homem e mulher carrega consigo enquanto seres humanos, filhos de um mesmo Pai. E diante de tantos dramas que atingem a família dos povos, como a pobreza, a fome, conflitos e desigualdade, a fraternidade é fundamento e caminho para a paz.“Papa Francisco, no início de seu ministério, com uma mensagem que se coloca em continuidade com a de seus Predecessores, propõe a todos o caminho da fraternidade, para dar uma face mais humana ao mundo”, destaca o Vaticano.O Dia Mundial da Paz foi uma vontade de Paulo VI e é celebrado no primeiro dia de cada ano. A Mensagem para este dia busca chamar a atenção para o valor essencial da paz e a necessidade de trabalhar incansavelmente para consegui-la. (fonte: Boletim da Santa Sé)


terça-feira, 30 de julho de 2013

JMJ -2013 - Jovens: protagonistas da História


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada na última semana no Rio de Janeiro, deixou uma lembrança positiva na mente de todos os católicos que estiveram presentes ou acompanharam pelos meios de comunicação os sete dias de encontro. Além de ficar marcada como a primeira viagem do papa Francisco, pontífice que vem propondo novos rumos para a Igreja Católica, a jornada serviu de palco para as manifestações de fé e consciência da juventude brasileira, que se uniu a jovens católicos de diversas partes do mundo para refletir sobre os rumos da sociedade e demonstrar que a fé e a solidariedade são a saída para diversos dilemas impostos pelo mundo contemporâneo.
 O pontífice encoraja os jovens a serem protagonistas das lutas sociais. Dessa forma, rejuvenesce a Igreja de Cristo em pensamento e atitude. Sem obras, a fé carece de vida. Faz, com isso, a unidade entre o sagrado, a qualidade da vida e a justiça social. “Nessa paisagem santa, a violência não tem vez, a corrupção representa a obra do mal e a luta desenfreada pelo poder não encontra lugar”

Marcha das Vadias em Copacabana assustam peregrinos da paróquia São José Operário na JMJ


O grupo de peregrinos da Paróquia 
São José Operário já se preparavam para passar a noite da Vigília do sábado para o domingo quando foram surpreendidos por este episódio lamentável. Em meio ao tumulto e assustados, nossos peregrinos formaram uma corrente de orações,visando conter um confronto.A Marcha das Vadias que desfilava na tarde sábado (27) na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, aproveitou a estrutura de grades montada para o papa Francisco chegar ao palco e fez uma passarela de provocações à Igreja Católica. A polícia também era provocada pelos cerca mil manifestantes. "Não Os manifestantes seguiram até o Posto 9, de onde a maioria se dispersou. Às 18h30, um grupo de aproximadamente 200 ativistas começou a voltar a Copacabana. Eles tentaram chegar próximo ao palco principal da JMJ, onde estava o papa Francisco, mas foram impedidos por soldados da Força Nacional. 
acabou, tem que acabar, eu quero o fim da policia militar" e "Cabral, cadê o Amarildo", eram palavras de ordem cada vez que se avistava uma cabine policial. Felizmente para os peregrinos, tudo não passou de um grande susto, além é claro, de causar grande indignação por ter que presenciar imagens lamentáveis que por bem, aqui não postamos.

sábado, 27 de julho de 2013

AVISOS DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO:


Estão abertas as inscrições para a Catequese do Crisma jovens e adultos interessados devem procurar as secretarias da Paróquia São José Operário e da Comunidade São Gabriel Arcanjo do Jardim Guanabara com os seus documentos.

Horário da Secretaria da Matriz:
Das 08:00h às 12:00h e
Das 13:00h às 17:00h.

Horário da Comunidade São Gabriel Arcanjo:
Das 08:00h às 12:00h.

Papa confessou cinco jovens

O Papa Francisco confessou hoje, sexta-feira, 26 de julho, cinco jovens de várias nacionalidades no Rio de Janeiro.
Os jovens, dois rapazes e três moças, foram sorteados e, segundo o Vaticano, falaram em português, espanhol e italiano, no contexto da ‘Festa do Perdão’ que tem lugar na zona norte da cidade.
O Papa deixou a residência do Sumaré, da Arquidiocese do Rio, e seguiu em veículo fechado até à Quinta da Boa Vista, onde só era possível a entrada com convite.
No local está também instalada a ‘Feira Vocacional’, na qual se apresenta “a diversidade e riqueza dos carismas das Congregações, Movimentos e Comunidades Religiosas” em 130 stands individuais, além de confessionários, praça de alimentação, palco e tendas para missas, adoração e workshops.
O Papa foi recebido pelos organizadores da Feira Vocacional e, em seguida, foi rezar com os jovens que ficarão na capela para uma missa de ação de graças, com a equipa organizadora da feira vocacional, mas sem a presença do Papa.
Mais uma vez, milhares de pessoas se reuniram fora do local, para ver a passagem de Francisco, que saudou crianças e idosos ao longo do caminho.
Após a celebração, o Papa seguiu em carro fechado e depois em papamóvel, algo que não estava previsto, para a sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na qual terá um “breve encontro” privado com jovens detidos, às 11h30, seguido da recitação do Angelus ao meio-dia e de uma saudação ao Comitê Organizador e aos benfeitores da 28ª JMJ.
Às 13h, no mesmo Palácio de São Joaquim, o Papa Francisco almoça com 12 jovens, em representação do Brasil e dos cinco continentes.
O quinto dia da viagem do Papa ao Brasil termina às 18h, com a celebração da Via-Sacra, na Praia de Copacabana.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Primeiro discurso do Papa Francisco no Brasil

'Fala por gestos' reforça opção do Papa pelos pobres

Papa: 'Trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!'
Ao lembrar a afirmação de São Pedro, Francisco mostra que tipo de Igreja ele quer perseguir. "A Igreja dos pobres para os pobres", como prega Francisco, não é nada mais do que aquela formada pelos primeiros seguidores de Cristo.Em seu discurso no Palácio Guanabara, seu último compromisso do dia, Francisco parafraseou um trecho do livro bíblico Atos dos Apóstolos para lembrar sua opção franciscana pela vida humilde e sem ostentação. Ao dizer "não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!", Francisco assumiu a fala daquele que é considerado o primeiro papa da Igreja: São Pedro. Está na boca dos teólogos e na percepção dos fiéis: Francisco é um homem que fala por gestos. Dito isso, seu comportamento no primeiro dia de visita ao Brasil só reafirma o quão franciscano esse jesuíta tem se mostrado.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

LITURGIA DAS HORAS - (A importância da Oração)

22/07-SANTA MARIA MADALENA (Memória)

Natural de Mágdala, na Galileia, Maria Madalena foi contemporânea de Jesus Cristo, tendo vivido no Século I.
É mencionada entre os discípulos de Cristo, esteve presente ao pé da cruz e mereceu ser a primeira a ver o Redentor resuscitado na madrugada do dia de Páscoa(Mc 16,9). Seu culto difundiu-se na Igreja
ocidental, sobretudo a partir do século XII.
Na verdade, a eficácia das boas obras está na perseverança, como afirma também a voz da Verdade: Quem perseverar até o fim, esse será salvo (Mt 10,22).
Ela começou a procurar e não encontrou nada; continuou a procurar, e conseguiu encontrar. Os desejos foram aumentando com a espera, e fizeram com que chegasse a encontrar. Pois os desejos santos crescem com a demora; mas se diminuem com o adiamento, não são desejos autênticos. Quem experimentou este amor ardente, pôde alcançar a verdade.

Pastoral do Dízimo

Neste ano, a Pastoral Diocesana do Dizimo estará realizando em novembro uma Campanha de Conscientização anual sobre o Dizimo. E como forma de agradecimento a todas as famílias dizimistas, doadores e ofertantes, que tanto ajudam nossas paróquias em toda a diocese, será  realizado um sorteio de uma imagem de nossa Padroeira Diocesana, Nossa Senhora do Desterro, abençoada por nosso Bispo Dom Vicente. Para concorrer, basta preencher este marca pagina que será entregue na saída da igreja com nome e telefone, recortar e trazer nas missas e celebrações dos dias 20 e 21 de julho, e  colocar na urna na entrada da Igreja . No dia 28 de julho, será realizado o sorteio na missa das 09:30hs  , na Igreja Matriz São Jose Operário.
“DÍZIMO ATO CONCRETO DE FÉ, AMOR E PARTILHA

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Viagem do Papa Francisco ao Brasil será emocionante

Jorge-Mario-Bergoglio-Papa-Francisco-780889_site
“O Papa Francisco recebe a herança de Bento XVI. A viagem já estava decidida, mas certamente o programa foi também adaptado, enriquecido por ulteriores eventos com a mudança de Pontificado. Para dar algum exemplo, a peregrinação a Aparecida, ou mesmo a visita à favela, ao hospital, o encontro com o Comitê do Celam. Esses são elementos que não estavam no calendário no primeiro projeto de viagem, elaborado segundo as possibilidades do Papa Bento XVI.”
Segunda-feira, 22 de julho, durante o voo para o Rio de Janeiro está previsto o habitual encontro com os jornalistas: “O encontro se terá, porém o Papa me disse que gostaria de fazê-lo de modo diferente. Não teremos o clássico esquema perguntas-respostas. Disse-me que tem a intenção de cumprimentar todos eles. Certamente será um belo encontro, amplo, cordial, porém não com a fórmula da entrevista com perguntas e respostas.”O Papa chegará ao Rio de Janeiro na próxima segunda-feira, 22 de julho. Para os deslocamentos do

sábado, 13 de julho de 2013

Dom Vicente celebra missa de envio de voluntários da JMJ


O Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, presidiu missa de envio para cerca de 80 jovens diocesanos que irão trabalhar como voluntários na JMJ Rio-2013. O assessor do Setor Juventude Diocesano, padre Julio César de Macedo Souza, concelebrou.
Dom Vicente e padre Julio César enviaram os jovens voluntários.

DSC01317_site

A missa foi realizada na Catedral Nossa Senhora do Desterro, na tarde do domingo, dia 7 de julho,ocasião em que os jovens puderam experimentar e viver um forte momento de espiritualidade.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

João Paulo II e João XXIII vão se tornar santos da Igreja

O Papa Francisco aprovou, sexta-feira, 5 de julho, o Decreto sobre o reconhecimento de um segundo milagre que se realizou graças à intercessão do Papa Wojtyla e decidiu convocar um Consistório relativo à canonização do Papa Roncali, mesmo na ausência do segundo milagre. Também hoje, o Papa deu luz verde para a beatificação de Alvaro del Portillo, Prelado da Opus Dei, de Madre Speranza, fundadora da Congregação das Servas e dos Filhos do Amor Misericordioso, e de 42 mártires assassinados por ódio à fé durante a Guerra Civil Espanhola. Também foram reconhecidas as virtudes heróicas de Giuseppe Lazzati, leigo consagrado, político e intelectual italiano.