EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

domingo, 16 de dezembro de 2018

JUBILEU DE OURO:História - Desde 8 de dezembro de 1968

Réplica da "Igrejinha" fundada as margens da Rod. Anhanquera


O tradicional Bairro do Retiro, de Jundiaí, experimentou um grande crescimento a partir dos anos de 1960, por essa razão, a comunidade Católica reunida construiu a Igreja dedicada a São José Operário, em homenagem a todos os trabalhadores que ajudaram a erguer o templo.
Em 8 de dezembro de 1968, o então Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Gabriel Paulino Bueno Couto,OCarm, instalou a Paróquia, nomeando para primeiro pároco, o Padre Ladislau Obora, SDB.À época, a Paróquia compreendia um vasto território, que atualmente  corresponde às Paróquias São Pedro  Apóstolo e Santa Rosa de Lima. Pouco tempo depois, assumiu o segundo pároco, Padre José das Neves Vailatti, o conhecido Pai Zé, que por ali permaneceu por 16 anos, marcando profundamente a vida e a pastoral paroquial.
Só em 1987, iniciou a construção de um novo templo. A igreja que existia quando da criação da Paróquia ficava onde hoje se encontra um Supermercado do bairro. Em 30 de Abril de 1995, Dom Roberto Pinarello de Almeida, segundo Bispo Diocesano dedicou a nova igreja.
Atualmente exercem seu ministério na Paróquia São José Operário o Padre Daniel dos Santos Rosa e o Diácono Permanente Dirceu Orlato.
Nos dias atuais, a Paróquia São José Operário compreende as Comunidades Matriz, Cristo Rei, Santa Cruz ,São Gabriel Arcanjo e recentemente a comunidade N. S. Aparecida no Clube Uirapuru.

Fonte: Revista Comemorativa do Jubileu de Ouro da Diocese de Jundiaí-Colaboração-Pascom-SJO


Nenhum comentário:

Postar um comentário