EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

segunda-feira, 10 de abril de 2023

O mistério Pascal que celebramos

Seminarista João Pedro
 A Semana Santa, o auge do nosso ano litúrgico. Quando fazemos memória de tudo que aconteceu na paixão, morte e ressureição de Jesus. Mas, na verdade, essa realidade é feita em cada missa que participamos, não com a ênfase e a solenidade que nós temos nessa semana. Essa memória que fazemos é conhecida como o "Mistério Pascal" e pode ser resumida na resposta de todas as orações eucarísticas quando o padre entoa "mistério da fé". Nós, com essa mesma fé, dizemos: "Anunciamos Senhor a vossa morte e proclamamos a vossa ressureição, vinde Senhor Jesus". Três partes essenciais do que é a nossa fé. " Anunciamos senhor a vossa morte", a morte de Cristo foi essencial para a nossa salvação. Como lemos: "Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?" (Jo 11,50). Cristo morreu para ganharmos a vida, ele quis morrer por nós, se entregar por um verdadeiro ato de amor. "E se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vã e a vossa fé é vã também." (1Co 15, 14) Paulo foi bem claro, se Cristo não venceu a morte, não a superou a partir de sua própria morte e inocência, nossa fé não tem sentido. Crer é o essencial da nossa pregação, crer que um homem ressuscitou dando-nos novamente a vida que nunca deveríamos ter perdido. Por fim, "vinde Senhor Jesus", ele nos fez a promessa de que ele voltaria, existirá a segunda vinda dele a terra: a Parusia. É essencial da nossa fé essa realidade, Cristo voltará novamente e será sua vinda definitiva. Apesar de celebrarmos isso na missa, não podemos encerrar nela esse mistério, como nos foi dito: "Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda" (1Jo 2, 28). O mistério Pascal deve ser vivido no nosso cotidiano, vivermos sabendo que fomos resgatados por amor, com um preço muito alto, com a fé de que Cristo nos deu a vida eterna e com a esperança de que um dia veremos a Deus face a face.

Nenhum comentário:

Postar um comentário