EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves- Assessoria: Pe. Rodolfo Cavalaro

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Pilar da Caridade: a serviço da vida

Com o intuito de promover açoes de caridade e  levantar os aspectos pastorais existentes em nossa paróquia, que integra a pastoral Social, foi realizado em nossa paróquia no dia 07 de Agosto uma reunião liderado pelo Diácono Gerson, com o objetivo de potencializar os trabalhos existentes na paróquia de acordo com o Plano da Ação Evangelizadora. foram convidados os agentes que integram os diferentes seguimentos para ouvir a experiência de cada um. A partir deste passo, seguir em frente ouvir de maneira mais eficaz os trabalhos dando maior suporte aos desafios e  as dificuldades encontradas. Urge a presença mais efetiva da Igreja nas periferias existenciais e sociais. A ética social cristã precisa ocupar lugar de destaque em nossos processos de formação e planos pastorais.
 Partimos do texto em que Jesus “percorria todas as cidades e aldeias”. No caminho, encontrava as “multidões cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor”. Diante delas, Jesus sentia “compaixão.(Mt. 9,35-38).Aqui está o espírito de toda a ação social. Hoje, como no tempo de Jesus, as multidões dos pobres encontram-se “cansadas e abatidas”. Cansadas de tantas promessas não cumpridas, de tanta corrupção e de tanto lutar em vão; abatidas pelo peso da exclusão e da miséria, da fome e da doença, do abandono e do descaso. Hoje, como ontem, a injustiça e a desigualdade social gera milhares de empobrecidos que se tornam excluídos, quando não exterminados. Geram, ainda, desemprego, violência, dependência química, prostituição, racismo e destruição do meio ambiente. Esta situação atinge todo planeta, porém, de forma mais brutal os países subdesenvolvidos. Em vista de toda esta realidade, nós queremos despertar, refletir e agir nesta causa de maneira mais séria comprometida e comprometida.
O Pilar da Caridade é constituído para impulsionar o serviço aos que mais sofrem, a promoção e defesa da vida em todas as situações, a dimensão profética e samaritana da fé cristã. Nesse sentido, afirma o Papa Francisco: “deriva da nossa fé em Cristo, que Se fez pobre e sempre Se aproximou dos pobres e marginalizados, a preocupação pelo desenvolvimento integral dos mais abandonados da sociedade” (EG, n. 186). O envolvimento com a realidade de pessoas, especialmente com aquelas que experimentam carências e desproteção, bem como o cuidado com a casa comum, deve ser uma preocupação permanente da ação evangelizadora em nossas comunidades eclesiais missionárias. Peçamos pela intercessão de Santa Dulce e unamos nossas orações e ações a Deus em favor dos pobres e abandonados, para que o tempo presente  não seja um peso para eles, mas lhes traga conforto e alegria, 
por: Márcio Neves-Pascom-SJO

Nenhum comentário:

Postar um comentário