EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Especial: Agosto (Mês Vocacional)

"O Compromisso de trabalhar e rezar pelas vocações é de todos nós"
Na Caminhada do Ano Litúrgico temos tempos fortes de oração e reflexão que mudam nossa vida. Assim, temos o tempo do Natal, o tempo da Páscoa, o tempo de Pentecostes, o mês da Bíblia e o mês Missionário. Em Agosto, são as reflexões do mês VOCACIONAL. Todos somos chamados para alguma vocação.
Vocação é chamado. E chamado não é coisa de um só dia. Todo dia é dia de encontro com Jesus que nos chama para cumprirmos uma missão. Cada dia é um novo dia e um novo desafio. Se soubermos responder a este chamado, seremos felizes e faremos muita gente feliz.
A Palavra de Deus iluminou nossa vida e nos mostrou o caminho de Jesus. Ser cristão é ser discípulo e discípula de Jesus, seguindo seus passos. Diante desta Palavra não podemos ficar parados. Por isso vamos conversar um pouco sobre nossa vocação.
Como está nossa vida de família? Como estão vivendo os casais de nossa comunidade? O sacramento do matrimônio está sendo bem vividos ou se tornou um simples costume religioso “casar na Igreja”? Como está hoje a vida dos leigos e leigos na Igreja?
Como está a vida dos sacerdotes e religiosos, dos missionários, frades e das freiras? Estamos contentes com seu modo de vida? Nossa comunidade está despertando vocação sacerdotal e religiosa? Caso isso não aconteça, vamos analisar o porquê.
Como é nossa vida de Igreja, paróquia e comunidade? Uma comunidade ministerial onde muita gente se coloca a serviço, ou é uma comunidade onde somente umas pessoas se dedicam e outras somente usam de seu serviço?
O que falta em nossa comunidade para ser mais dinâmica, alegre, feliz e acolhedora? Quem se dispõe a se colocar a serviço de nossa comunidade? Como você responderá daqui para frente ao chamado de Deus em nossa comunidade e paróquia? Qual será o seu ministério, ou o seu serviço?
Hoje em dia, não é tão raro nos sentirmos meio perdidos sem saber por onde caminhar. Precisamos definir melhor o rumo de nossa vida para sermos um caminho de vida no meio de nosso povo. Por isso escutemos a voz de Jesus que diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, o pão da alegria descido do céu”.
                                           (Márcio Neves-Catequese/Liturgia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário