EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Comunidade São Gabriel e os preparativos do Presépio

Chama a atenção, a disposição dos homens que se colocam a disposição da Igreja com seus dons e talentos para a montagem do presépio. Esse trabalho, durante sua execução transforma-se em uma grande catequese. Um mergulho profundo na origem do que significa o verdadeiro Natal. É um trabalho em forma de oração.
O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local e os personagens bíblicos que estavam presente neste importante momento cristão.
  Origem do presépio de Natal
De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário