EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sábado, 7 de janeiro de 2012

Festa dos Santos Reis

A folia de reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVII. Em Portugal tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto no Brasil passou a ter um caráter mais religioso, no período de Dezembro véspera de natal a 06 de Janeiro dia Dos Reis Magos.
      Grupos de cantadores e instrumentistas percorrem as cidades, principalmente as mineiras, entoando versos relativos as visitas dos reis magos ao menino Jesus. Passando de porta em porta em busca de oferendas que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.
      A folia de reis, herdada dos colonizadores portugueses aqui no Brasil com manifestações de rara beleza. Os preciosos versos são preservados de geração para geração por tradição.
      Lembro-me ainda quando criança na minha querida Carmo da Mata acompanhava a folia do saudoso Sebastião Amaro tocando sua Rebeca (Violino) instrumento musical muito utilizado em folias.
 “Quantas saudades

Nenhum comentário:

Postar um comentário