EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

terça-feira, 4 de março de 2014

CAMINHO NEOCATECUMENAL:CONVIVÊNCIA DE INÍCIO DE CURSO-2014


CONVIVÊNCIA DE INÍCIO DE ANO

Comunidades do Caminho Neocatecumenal da Paróquia São José Operário-Jundiaí Bairro Retiro representados pelos catequistas estarão neste final de semana recebendo a catequese de início de ano que também chamamos de catequese de inicio de curso. Posteriormente o que estes lá receberem passarão para suas respectivas comunidades.
Além destes momentos destacados da história do Caminho, é importante recordar também a característica de fundo que o constituiu e que o Estatuto reconheceu: a possibilidade de viver a vida cristã em comunidade, recuperando o modelo eclesial dos primeiros séculos.
O Caminho Neocatecumenal se propôs, desde sua origem, como um caminho de iniciação à fé,assim, não é uma espiritualidade particular, mas um caminho de gestação, “um itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos hodiernos” (João Paulo II, Carta “Ogniqualvolta”).
É um processo de amadurecimento da fé que reconstrói a comunidade cristã e esta se torna sinal para o mundo, resiste ao processo de secularização. Neste caminho de fé, rumo ao radicalismo do próprio Batismo, faz-se central a comunidade cristã e, como núcleo fundamental desta, a família. É no seio de uma comunidade cristã concreta que se faz, em primeira pessoa, uma experiência concreta e direta da vida cristã. Recebe-se uma palavra, que se faz liturgia, que cresce, pouco a pouco, em comunidade. Deus mesmo é comunidade de pessoas.

 (Márcio Neves-Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário