EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

domingo, 3 de janeiro de 2021

Editorial: Ano de São José/Ano Litúrgico/Planejamento


Caríssimos,
Particularmente em nossa paróquia neste ano por ocasião do "Ano de São José"  o Papa Francisco instituiu o Ano de São José para celebrar os 150 anos em que o santo foi declarado Padroeiro da Igreja Católica. O anúncio aconteceu com a publicação da Carta Apostólica Patris corde, do Papa Francisco, na Festa da Imaculada Conceição (08/12). Para tanto, esta em nosso planejamento para este ano uma programação especial para celebrar  "O Jubileu Extraordinário" onde teremos em nossa agenda:
 -Missa todo dia 1º de cada mês;
-Adoração às 18:30 seguido de missa;
-Todo dia 1º de cada mês confissão para alcançar as indulgências plenárias;
-1ª Confissão, rezar o Credo, Pai Nosso, Ave Maria na intenção do santo Padre o Papa Francisco.
O centro de todo ano litúrgico, motivo que nos impulsiona é o tríduo do Senhor Crucificado, sepultado e ressuscitado que culminará no Domingo de Páscoa , este ano a 04 de abril. Em cada domingo, Páscoa semanal, a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte. Da celebração da Páscoa do Senhor  derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico: as Cinzas, início da Quaresma, a 17 de fevereiro; a Ascenção do Senhor, a 16 maio; Pentecostes, a 23 de maio; o primeiro domingo do Advento, a 28 de novembro. Também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos e na comemoração dos Fiéis defuntos, a Igreja  peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor.
O setor de Comunicação de nossa Paróquia (Pascom-SJO) propõe para bem vivenciarmos todos estes acontecimentos com mais intensidade uma ideia de  PASTORAL DE CONJUNTO.
O termo Pastoral de Conjunto vem sendo usado há muito tempo, A PARTIR do Concílio Vaticano II. Embora tanto já se tenha falado na necessidade de uma atuação conjunta, unida, integrada, de todos os organismos que fazem a ação evangelizadora da nossa Igreja, ainda é pouco o que se tem conseguido. As paróquias reclamam que muitas comunidades, movimentos e pastorais só pensam em si mesmas e se fecham no seu “mundinho”, algumas mais interessadas em mostrar que são mais organizadas, mais animadas, mais assíduas, e, para surpresa nossa, até mais ricas que as outras.
Perguntamos: este jeito de ser não está muito parecido com o da sociedade mercadológica competitiva, excludente e perversa que aí está? Não estaremos reproduzindo os contra valores desta sociedade pecaminosa dentro do nosso trabalho pastoral? É urgente a nossa conversão! Precisamos rever nossos comportamentos pastorais e lançar as redes em águas mais profundas, recuperando os valores cristãos em nossas experiências pastorais. É função da Pastoral da Comunicação, em primeiro lugar, trabalhar para fortalecer os laços entre os organismos comunitários e  pastorais de uma diocese ou paróquia.
A Cristo , que era , que é e que há de vir, Senhor do tempo e da história, louvor e glória  pelos séculos dos séculos. Amém.
Márcio Neves (Pascom-SJO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário