EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Semana Jovem 2021: Paróquia São José Operário

Realizado entre os dias 04 a 10 de janeiro a Semana Jovem promovida pelo grupo de jovens da comunidade São Gabriel. O evento contou com a presença de jovens de toda paróquia e paróquia vizinhas. Momento sempre muito oportuno para reflexões sobre o protagonismo do jovem na Igreja.
Costuma-se dizer que o futuro da igreja está nas mãos dos jovens. Mas não haverá profecia realizada, se não agirmos na perspectiva de que a juventude já é o presente da Igreja. Não é necessário aguardamos o tempo passar para que os jovens tenham vez e voz, nas estruturas eclesiais e que também estes entendam e assumam este compromisso.
A participação dos jovens, na qualidade de protagonistas do presente, faz com que se comprometam com a Igreja e dela se sintam-se parte efetiva. sugere-se aos líderes de nossas comunidades que avaliem o trato com a juventude. A paróquia São José Operário conta com 4 grupos de jovens em suas respectivas comunidades.
Dentre as atividades desenvolvidas durante a Semana Jovem, destacamos o tema: "Jesus, o verdadeiro amigo." Profundo e desafiador não é mesmo?
Quem, dessa forma, se dispõe a ser amigo de Jesus hoje?
"O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado de amigos, porque tudo que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros" (Jo 15,12-16)
Os amigos, no entanto, são aqueles e aquelas que conhecem os propósitos de seu Senhor. Jesus, tendo tornado conhecido aos seus discípulos tudo que recebeu de seu Pai, mostra a eles o porquê de não os considerar mais simplesmente servos, mas agora como amigos, visto que a partir desse revelar de Jesus, que é sempre progressivo na vida cristã, os seus discípulos passaram a conhecer também o propósito de Deus para a salvação da humanidade. Em última analise, um dos maiores desafios atuais é o diálogo intergeracional. É importante que tanto no âmbito das Igrejas, como no campo da educação e dos processos sociais e políticas, adultos e jovens se comprometam em construir juntos um diálogo e "profunda amizade" a serviço de um novo mundo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário