EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

terça-feira, 15 de novembro de 2022

ACOLHIMENTO: ESPAÇO DE ENCONTRO, CONVERSA ,INTERAÇÃO E EVANGELIZAÇÃO

 A Pastoral da Acolhida é um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhor nas missas e encontros. O objetivo da pastoral é preocupar-se em passar a imagem de comunidade bonita e acolhedora – o ideal e o que se espera de uma comunidade cristã. Faltam-nos pessoas que exerçam o ministério do acolhimento por mais tempo e façam disso o seu trabalho de evangelização. Quantas pessoas poderiam ser evangelizadas só pelo acolhimento em nossas comunidades?

Vindo de dar uma olhada por aí, é nítido perceber que hoje em dia as pessoas se visitam menos que nos tempos atrás. A rotina acelerada que a vida impõe provavelmente seja a causa. Isso logicamente, encontra no momento um agravante extraordinário devido a pandemia. Feita esta consideração, nota que a sociedade continua a se transformar e estamos a passar por um processo de alterações socioculturais que ainda não sabemos ler bem, por estarmos em meio a esse fluxo moderno de mudanças rápidas. Há trabalho, estudo, cuidado da casa, buscar filhos na escola, uma infinidade de atividades que fazem o tempo voar. Outro fator é o individualismo, pois a mentalidade atual privilegia muito que é particular e individual. O avanço dos meios de comunicação também pode ser um dos responsáveis por este fenômeno. Eles facilitam o contato, mas também podem levar ao comodismo. A modernidade, realmente, significou uma guinada no modo de compreender a realidade e, de modo especial, o ser humano. Cada um prefere ficar no seu canto, para não incomodar nem ser incomodado. De qualquer maneira, é uma pena que as pessoas estejam deixando de lado este bom hábito de fazer visitas. Isso faz parte também do acolhimento.
"Sendo assim, irmãos, permanecei firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, tanto de viva voz, quanto por meio das nossas cartas."(2Tes. 2,15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário