EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves- Assessoria: Pe. Rodolfo Cavalaro

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

terça-feira, 9 de julho de 2024

Dia Nacional do ECC

O Dia Nacional do ECC é celebrado no dia 10 de julho. Foi instituído em 2021 como uma das iniciativas pós-jubileu (1970-2020). A pedido do Conselho Nacional do ECC, a data foi estabelecida por Dom Adair José Guimarães – Assistente Eclesiástico Nacional do ECC, com o objetivo de celebrar este serviço e presente da Igreja em favor da santificação e evangelização das famílias. A escolha da data recorda o 1° Encontro de Casais com Cristo realizado pelo Pe. Alfonso Pastore nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, na Vila Pompéia, em São Paulo.  Nossa Paróquia São José Operário comemora esse dia muito especial, Dia Nacional do ECC. Agradecemos com carinho os casais, as famílias ECC, pelo amor e alegria de servir, contribuindo sempre nos serviços de evangelização na Paróquia e nas Comunidades, através dos ministérios e pastorais da Igreja. Juntos com toda a Igreja, formamos essa grande família, realizando o Plano de Deus, para uma sociedade mais justa e fraterna.          
O criador do ECC:                                                                                                  
O Pe. Alfonso Pastore, idealizador do ECC, nasceu no dia 8 de novembro de 1932 em Soledade-RS. Quando tinha três anos de idade a família se mudou para Iomerê – SC, município que faz parte da Diocese de Caçador, onde despertou para a vocação religiosa e sacerdotal, ingressando no seminário camiliano local.Embora tenha se tornado conhecido como o criador do ECC, o padre Alfonso Pastore criou encontros semelhantes para jovens, adolescentes e famílias incompletas; trabalhou na formação de pequenas comunidades em todos os lugares por onde passou; criou uma forma diferenciada de preparar os casais para o matrimônio e teve uma atuação destacada na Pastoral Carcerária, denunciando as condições precárias dos presídios brasileiros. Participou das discussões sobre este assunto na Assembleia Nacional Constituinte em 1987.Vítima de um câncer no cérebro, o padre Alfonso morreu, aos 67 anos, no dia 17 de março de 2000 na cidade de Vitória (ES) e foi sepultado, a pedido, em Iomerê. Na lápide de seu túmulo está a frase que o acompanhou por toda a vida: “Se não for para ir para o céu, não vale a pena viver”.   
 O ECC fiel à sua missão de despertar, formar e enviar os casais para atuarem nas diversas pastorais e movimentos da Igreja, como “sal da terra e luz do mundo”, visando, não somente preservar a integridade, a unidade e o espírito do ECC, mas também adequá-lo às necessidades de formação e evangelização dos discípulos missionários que vivenciam os encontros. Como dizia o Padre Alfonso Pastore, criador do ECC: ‘VIVA O ECC'!   
fonte: Pesquisa Pascom-SJO                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário