EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sábado, 8 de janeiro de 2011

Diocese de Jundiaí faz aniversário!


ImprimirPDF
brsao_diocese
A Diocese de Jundiaí completa hoje, 6 de janeiro, 44 anos de instalação.
Criada no dia 07 de novembro de 1966 pela Bula “QuantumConferat”, do Papa Paulo VI, a Diocese foi instalada canonicamente em 6 de janeiro de 1967, na solenidade da Epifania do Senhor, em uma  memorável celebração festiva que contou com imensa multidão de fiéis e numerosas autoridades eclesiásticas, civis e militares.
Tomou posse, naquele dia, seu primeiro Bispo, Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, OC, natural da cidade de Itu.
A Diocese tem como Padroeira principal Nossa Senhora do Desterro que é também patrona da cidade de Jundiaí desde 1615. O território da nova Diocese foi praticamente todo desmembrado da Arquidiocese de São Paulo com exceção de Louveira que pertencia a Campinas. 
Fazem parte da Diocese de Jundiaí 63 paróquias em onze cidades, a saber: Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itu, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Pirapora do Bom Jesus, Salto, Santana de Parnaíba e Várzea Paulista. A Diocese tem uma população de cerca de um milhão de habitantes, dos quais 85% professam a fé católica.
Desde 1980 a Diocese de Jundiaí possui um Seminário Diocesano, que hoje é formado por duas casas: uma em Jundiaí formada pelos núcleos de Filosofia e Teologia, e outra em Itu, instalada em 1994, onde está o núcleo Propedêutico que se destina aos candidatos que ainda não terminaram o Ensino Médio, ou como primeira etapa da formação.
Atualmente o Bispo Diocesano é Dom Vicente Costa e recentemente a Diocese ganhou um novo brasão para representá-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário