Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias , em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum".
Neste tempo, é comum entre as comunidades neo catecumenais realizarem o anúncio da quaresma ministrado pelos catequistas que evangelizam suas respectivas comunidades.
Em nossa paróquia o anúncio se deu na quarta-feira,16/03. Um momento oportuno para enriquecer a caminhada rumo a Páscoa do Senhor.
Neste tempo quaresmal, muitos têm o hábito de fazer determinadas “penitências”, porém nem todos têm uma noção correta do significado e objetivo delas. Na verdade, muitos são aqueles que nos quarenta dias da Quaresma se abstêm de atividades prazerosas, deixam de comer e beber alimentos que lhes trazem prazer, mas não o fazem com alegria e convicção, como autêntica penitência quaresmal.
A Igreja recomenda abstinência e jejum na Quaresma para nos lembrar, principalmente e concretamente, das palavras de Jesus: “Não só de pão vive o homem...” (Mt 4,4) – levando-nos a exercitar o autodomínio como penitência saudável e necessária.
No projeto divino, tudo o que acontece tem um objetivo específico. Nada é por acaso. Assim, aproveitemos o período quaresmal para nos tornar mais santos e conscientes, levando outros a fazer o mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário