EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

quinta-feira, 17 de março de 2011

Caminho Neo catecumenal realiza anúncio da Quaresma

Chama-se  Quaresma os 40 dias  de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa.  Essa preparação existe  desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias , em memória do jejum de Jesus  Cristo no deserto. Durante esse tempo a  Igreja  veste seus  ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória",  o "Aleluia" e o "Te Deum".
Neste tempo, é comum entre as comunidades neo catecumenais realizarem o anúncio da quaresma ministrado pelos catequistas que evangelizam suas respectivas comunidades.
Em nossa paróquia o anúncio se deu na quarta-feira,16/03. Um momento oportuno para enriquecer a caminhada rumo a Páscoa do Senhor.
Neste tempo quaresmal, muitos têm o hábito de fazer determinadas “penitências”, porém nem todos têm uma noção correta do significado e objetivo delas. Na verdade, muitos são aqueles que nos quarenta dias da Quaresma se abstêm de atividades prazerosas, deixam de comer e beber alimentos que lhes trazem prazer, mas não o fazem com alegria e convicção, como autêntica penitência quaresmal.
A Igreja recomenda abstinência e jejum na Quaresma para nos lembrar, principalmente e concretamente, das palavras de Jesus: Não só de pão vive o homem...” (Mt 4,4) – levando-nos a exercitar o autodomínio como penitência saudável e necessária.
No projeto divino, tudo o que acontece tem um objetivo específico. Nada é por acaso. Assim, aproveitemos o período quaresmal para nos tornar mais santos e conscientes, levando outros a fazer o mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário