EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Quais os eixos da Pastoral da comunicação?


"A Pascom não se limita a ações isoladas como produção de murais, boletins e jornais impressos, programas de TV e rádio, construção de sites, blog e outros meios. Tudo isso deve fazer parte de uma política global que gere comunhão e interatividade, alicerçada em quatro eixos: 1) formação; 2) articulação; 3) produção; 4) espiritualidade, que são dimensões do projeto nacional da Pascom. A Pascom, sustentada por esses eixos, deve incentivar a reflexão e estimular ações com sentido comunicativo, que conduzam à comunhão e à ação evangelizadora". (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, op. cit., n. 249)
Quando pensamos nos eixos da Pascom, podemos fazer a comparação com a estrutura de uma mesa de quatro pernas, se cortarmos uma das pernas, logo a mesa ficará sem equilíbrio. Assim também é com a Pascom, se produzirmos um jornal paroquial bem feito, mas não estamos em diálogo com as outras pastorais, ou não buscamos viver momentos de espiritualidade enquanto grupo, de nada adianta as grandes produções. Esses são eixos inseparáveis, a ausência de um de um deles faz toda diferença no trabalho pastoral com a comunicação.
Os quatro eixos precisam ser levados em consideração na elaboração das atividades da Pascom, só assim conseguiremos superar a imagem de uma pastoral de tirar foto, ou até mesmo da pastoral que cuida do site, expressões que comumente escutamos em nossas realidades locais.

Fonte: "Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação", páginas 14 e 15 - Edições CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário