EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Dai-lhes vós mesmos de comer!

Palavra Partilhada

A Palavra deste 18º Domingo é uma realidade que nos inquieta profundamente. Como Igreja que pretendemos ser, sabemos que o discurso precisa caminhar "atrelado" a prática da realidade na qualidade de um amor maior.
"Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. 
Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!’ Jesus, porém, lhes disse: ‘Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!’” (Mt 14,15-16). Normalmente, nossa tendência é nos livrar de possíveis problemas. Diante das situações, calculamos nossos recursos, percebemos nossos limites e procuramos “tirar o time de campo”, antes que as coisas fiquem complicadas. Deixem que busquem os recursos públicos, prefeituras,etc. É verdade que não vamos resolver o problema da fome no mundo, falamos aqui é de "Fazer nossa parte, não omitir".
“Despede as multidões” é uma forma de dizer que cada um tem que se virar com seus problemas; cada um precisa dar conta de sobreviver como pode. Jesus tem uma outra forma de ver as situações críticas; ele enxerga nelas uma oportunidade de exercitar a criatividade, de ampliar nossa compreensão a respeito de nós mesmos e da vida. “Eles não precisam ir embora”. Nós não precisamos nos tornar indiferentes ao sofrimento das pessoas à nossa volta só para voltarmos a ter paz. Nós não precisamos nos ocupar unicamente com nosso bem estar pessoal, sem nos importar com o sofrimento à nossa volta. Em uma palavra, nós não precisamos fugir das dificuldades; podemos enfrentá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário