EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

domingo, 18 de junho de 2023

Projeto Pós-Crisma: Paróquia São José Operário um sonho possível

Pe. Túlio durante explicação do projeto
O aceno positivo e uma providência de Deus e também ao trabalho e perseverança significativa do nosso Pároco Pe. Daniel que estimulou, lutou bastante contribuindo bastante na vinda do Pós Crisma na Paróquia São José Operário.  Em Jundiaí, o Pós Crisma, até o   presente momento, somente é realidade nas Paróquias, Nossa Senhora do Desterro (Catedral), Nova Jerusalém e Nossa Senhora de Fátima .Os testemunhos dos jovens (Catedral), padrinhos e catequistas durante o encontro e a presença dos responsáveis neste, sábado,(17) em nossa Paróquia evidencia o quanto é importante para paróquia esta conquista. É um ânimo, uma força para os jovens encarem com coragem e fé os desafios desse tempo, num mundo secularizado.
A implantação do projeto Pós-Crisma, como a de qualquer novo projeto, não se dá sem obstáculos. Nosso principal desafio passa pela necessidade de uma mudança de mentalidade, pois muitas vezes, o crismando acredita que o Sacramento da Crisma seja o final de sua caminhada na Igreja e, portanto, não haveria mais necessidade de continuar, depois, o seu compromisso de cristão. Essa concepção, totalmente equivocada, vez que, ao ser crismado, não se chega ao término da vida cristã, mas se completa o processo de iniciação cristã, que predominou (e/ou ainda predomina) no cenário eclesial tem sérias e graves consequências, pois não atrai o adolescente crismado para prosseguir em sua caminhada na Igreja. É o que chamamos de uma mentalidade sacramentalista e não de uma verdadeira vivência cristã ,enfatizou Pe. Túlio responsável pela equipe do Regional Sul 1 da paróquia Santa Bernadete-SP. Este projeto consiste na criação de uma etapa de evangelização para os adolescentes que foram crismados, a fim de ajudá-los a elaborarem um projeto pessoal de vida e a perseverarem na caminhada cristã, até que por volta dos 18 anos, quando já são considerados jovens , possam ingressar nos inúmeros grupos de jovens já existentes.
Um dos grandes desafios pastorais que hoje a Igreja enfrenta é a permanência dos adolescentes crismados nas atividades eclesiais.
Que influências a sociedade contemporânea tem sobre esse comportamento?
Ao buscar respostas para tais questionamentos, podemos nos deparar com outra pergunta: será que nós, Igreja, oferecemos alternativas viáveis que respondam às necessidades dos adolescentes crismados? Essa problemática de adolescentes inseridos em grupos de jovens mais maduros é denominada pela CNBB como “adolescentização dos grupos de jovens” (CNBB, doc. 85, n. 171) e, frente a ela, a Igreja é convidada a propor soluções. Nesta reunião ficou definido os futuros padrinhos, ficando aberto para inclusão de mais padrinhos a serem indicados pelos catequistas de nossa paróquia. Novo encontro da equipe em nossa paróquia esta previsto para o mês de agosto/23. Rezemos todos nós pelo êxito desta Missão em nossa Paróquia. Que Deus nos dê forças para que tenhamos a coragem de nos lançar para o novo que se nos apresenta. Que acreditemos na força, na fé, na alegria, na vibração e no entusiasmo que há em nossos adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário