EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sábado, 30 de junho de 2012

Palavra do Pastor - Dom Vicente Costa

A FORÇA DA ORAÇÃO



       A oração derruba muralhas, remove montanhas, converte corações, é pela oração que Deus realiza aquilo que não conseguimos com nossas mãos.
Sem oração as pessoas se fecham, se isolam, tornam-se críticas e desagregadoras, desaparece a alegria, a vida se torna pesada e sem sentido, não se consegue enxergar Deus nos irmãos.
Você que está lendo esta reflexão intensifique suas orações pela nossa Paróquia, nosso Pároco, Diácono e todos os que estão à frente de Pastorais e Movimentos, para que sejamos humildes, parceiros, alegres, gentis, que sejamos humanos em todas as ocasiões, que estejamos sempre motivados à servir aos irmãos através dos talentos que Deus nos proporcionou; peço, rezem comigo!
“Jesus, Tú que és um com o Pai e o Espírito Santo, transformai-nos também em um com a força de Vosso  Amor, Amém!”
            enviado pelo colaborador Sidnei Araujo

Papa reconhece milagre da Serva de Deus brasileira Nhá Chica


Foi aberto o caminho para a beatificação da Venerável Serva de Deus, Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica. O Santo Padre aprovou o decreto sobre o milagre atribuído à intercessão dela.Nhá Chica nasceu em 1808 em São João del Rey, Minas Gerais, de mãe escrava e pai desconhecido. Por isso não tinha sobrenome, só um nome. Em 1821, liberta da escravidão, transferiu-se com a mãe para Baependi, onde poucos meses depois ficou órfã.Nhá Chica era filha de mãe escrava e pai desconhecidoCom sua mãe, aprendeu as orações e a devoção. A vida dela, depois da morte de sua mãe, foi dedicada à oração e à ajuda ao irmão, que havia se tornado tenente da Guarda Nacional.Por 75 anos, sua casa foi um lugar frequentado por pessoas simples e por conselheiros imperiais, jovens e profissionais de sucesso, pobres e ricos, provenientes não somente de Minas Gerais, mas também de São Paulo e da capital, Rio de Janeiro. Muitos cidadãos, que iam fazer tratamentos com águas na cidade vizinha de Caxambu, iam até ela, primeiro por curiosidade, mas depois acabavam por pedir orações e conselhos. E ela tinha uma resposta para todos. Sem crer-se uma profetiza, dizia: "Respeito o que me diz Nossa Senhora e nada mais".O irmão morreu em 1862 e a designou como sua herdeira universal. Com a herança pôde incrementar as atividades de caridade e prover também a construção de uma capela, dedicada à Imaculada Conceição de Maria.Em 8 de julho de 1888 sentiu a exigência de despojar-se de tudo o que possuía em qualidade de herdeira, ditando o testamento no qual deixou os seus bens para a Paróquia. Quis dar indicações necessárias sobre tudo o que deveria ser vendido e dado aos pobres, e até mesmo sobre como se deveria realizar seu enterro e quantas missas deveriam ser celebradas em seu sufrágio e de seus familiares.Aquela que para todos continua sendo Nhá Chica morreu em 14 de junho de 1895. Seu corpo foi deixado em exposição por quatro dias, sem que desse o menor sinal de decomposição, permitindo assim aos numerosos fiéis, que vieram de todos os lugares, despedir-se dela. Exposta para as exéquias na Igreja Matriz de Baependi, foi então levada sobre os ombros por um grupo de moças até a Capela construída por ela, onde foi sepultada.Em 1999 foi efetuado o reconhecimento canônico de sua sepultura e seus restos mortais foram colocados no mesmo lugar em um sarcófago feito de granito.A espiritualidade da Venerável teve uma conotação profundamente evangélica. Baseou-se unicamente no amor de Deus e do próximo.

CONVITE - CERCO DE JERICÓ 2012

Na próxima segunda-feira dia 2 de Julho, 
tem início o Cerco de Jericó no Parque da Uva com o TEMA:
"APASCENTA AS MINHAS OVELHAS"
Caríssimos irmãos e irmas,

Com o coração confiante e agradecido a Deus estamos encerrando o mes de junho.Iniciemos o mês de julho com a Solenidade de São Pedro e São Paulo. Uma celebração que nos coloca diante da realidade desafiadora da nova evangelização, no mundo de hoje. Como Pedro e Paulo, sentimos o peso da fragilidade, mas confiamos que o Senhor está ao nosso lado e nos fortalece com sua presença.Fixemos nosso olhar para figura destes santos "pregadores por natureza" que carregam em si a missão da Igreja que também é confiado a cada um de nós. Nunca esquecendo-se oportunamente neste tempo de festa junina do sermão de Santo Antonio que diz: "Quem está repleto do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos sobre Cristo, a saber: a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência; falamos estas línguas quando os outros as vêem em nós mesmos. A palavra é viva quando são as obras que falam. Cessem, portanto, os discursos e falem as obras. Estamos saturados de palavras, mas vazios de obras..." e ainda: “Há uma lei para o pregador: que faça o que prega”. Em vão pregará o conhecimento da lei quem destrói a doutrina por suas obras..."
Caminhemos irmãos, com bom ânimo e coragem. Neste final de semana, estaremos rezando pelo nosso Seminário Diocesano e todos os seminaristas para que Deus possa conifmar sempre a vocação dos que lá estão e suscitar mais vocacionados para o sacerdócio. Nunca esquecendo de rezar também por todos os nossos sacerdotes. Saibamos buscar no Senhor força para superar os desafios e contratempos. Como sabemos, nesta semana tivemos a perca do jovem: Giovani Morini filho do Mário (Nene) e Cristina o qual confiamos nossas orações para que Deus os conforte neste momento difícel. Comemoramos no final de semana passada o aniversário de nosso pároco Pe. João Batista o qual também o colocamos em nossas orações. Muitas são as atividades para este mes de julho. Encontro de Jovens, Formação de novas comunidades do Caminho, Encontro de casais com Cristo (ECC) e muito mais. Tudo estaremos entregando nas mãs de Deus e é claro não dispensando a colaboração de cada um de nós, membros fiéis do projeto a Ação Evangelizadora. A pastoral da Comunicação sonha e deseja crescer mais e ser tornar uma realidade palpável, divulgando a vida e os acontecimentos de nossa paráquia e diocese. Contamos com o apoio de todas as pastorais e movimentos para tornar este espaço (Blog) mais dinâmico e prático. Abraço frateno e que a paz esteja com todos!
 



        Márcio Neves (Pastoral da Comunicação)

Avisos para o final de semana (30/06 e 01/07)

Avisos

 Estão abertas as inscrições para: Crisma e 1ºEucaristia  para crianças, jovens e adultos;


  A partir do dia 02 de Julho, não haverá expediente nas segundas-feiras até o final do mês nas secretarias;


  No dia 07 de Julho próximo sábado haverá o Bazar da Pastoral do Menor a partir das 08:00 no centro pastoral ao lado do supermercado Boa;


  Encontro para Jovens dias 13, 14 e 15 de Julho, os interessados procurar a secretaria;


  Também nos dias 13, 14 e 15 de Julho acontecerá a Jornada Diocesana da Juventude em Santana do Parnaíba, as inscrições serão R$ 10,00 mais um kilo de alimento não perecível;


 Encontro de Casais dias 20, 21 e 22 de Julho, os interessados procurar a secretaria.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vem aí... o 23º Encontro de Casais com Cristo (ECC)-Dias: 20,21 e 22 de julho. Aguardem!!! 

Aniversário do padre João Batista

Soprou as velinhas,neste sábado,23/06 o nosso pároco padre João Batista. Recebeu felicitações de todas as comunidades e é claro as orações pela sua saúde e seu sacerdócio. Fato marcante aconteceu na celebração do sábado a noite,onde padre João foi presenteado pelas crianças. Um momento muito bonito!
Crianças presenteiam o Padre
Para o Padre João um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido.É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.

Comemorando Bodas de Prata

É com alegria  que cumprimentamos e festejamos o veneráveis casais pela passagem de suas Bodas de Ouro. Que Deus abençoe a todos da família por tão significativa data. Que o amor, a paz e a harmonia perdurem em seu lar em companhia de seus filhos. Felicidades!!!
Eduardo e Jeane(Comunidade São Jose Operário)
Manoel (baiano)e Dirce (Comunidade Cristo Rei)

Caminho Neocatecumenal-Visita dos Catequistas

A comunidade 3 do Jardim Guanabara recebeu no domingo,24/06 a visita dos catequistas que evangelizam esta comunidade. Liderados pelo casal Iuca e Célia, a equipe esteve toda presente e passaram o domingo ouvindo a maioria das pessoas. O encontro iniciou-se com a celebração das Laudes, seguida de catequese. A equipe de catequistas  visita periodicamente as comunidades (por exemplo, para os anúncios dos tempos litúrgicos e as passagens de etapa) e acompanha seu desenvolvimento, mas a comunidade caminha sozinha.Como nada é coincidência e sim tudo providência, comemoramos neste dia a Festa da Natividade de São João Batista. Muito foi falado sobre a vida de São João pricipalmente da simplicidade da missão. A visita dos catequistas revigora o ânimo da comunidade, pois em geral em nossa fragilidade olhamos mais para a nossa desgraça do que para a graça. A exemplo de São João que carregou em si a missão da Igreja os membros da comunidade 3 são chamados a carregar a tradição da Igreja com a vida.Na Traditio, os catecúmenos são enviados, dois a dois, a pregar nas casas, anunciando o amor de Deus presente em suas vidas. Ser rejeitado, experimentar um pouco do que Jesus passou é uma maneira de não abrirmos mãos dos dons que Deus nos deu.
Muitas vocações sacerdotais e religiosas surgem dentro do Caminho, que já promoveu a criação de mais de 40 seminários no mundo inteiro. São os seminários Redemptoris Mater, que pertencem à Diocese e formam padres para a diocese, mas cuja orientação e metodologia de formação são de responsabilidade do Caminho (existe dois no Brasil, em Brasília e São Paulo). São seminários missionários, que reúnem seminaristas de diversas nacionalidades e preparam padres prontos a ir para qualquer parte do mundo. Alguns integram equipes de catequistas itinerantes ou acompanham as famílias em missão. Todos os seminaristas fazem o Caminho e realizam uma experiência na itinerância, como parte de sua formação. Na comunidade 3 é a comunidade de origem do Padre Fernando atualmente pertencente a Paróquia Cristo Rei em Ceilândia,DF. Atualmente na paróquia São José Operário está em andamento as catequeses para formação de novas comunidades.

sábado, 23 de junho de 2012

O Sacramento da Confirmação

Um pouco mais sobre a crisma...
Ao afirmarmos na crisma que aceitamos os dons do Espírito Santo, realizamos a promessa que devemos ser cristãos de atitude. Alias o nosso maior desafio, pois o nosso tempo nem sempre condiz com o que fazemos, se o nosso relógio tivesse 30 horas, com certeza pediríamos 40 horas diárias. Mas não devemos culpar o nosso tempo, porque se o culparmos é melhor que apontemos o dedo para nós mesmos, que não sabemos com lidar com ele. Estar disponível é graça de Deus, maior ainda quando colocamos nossa disponibilidade à serviços dos irmãos. Após na Crisma, normalmente a primeira tarefa do jovem é ingressar em um grupo de jovens de sua comunidade, para que ali, ele encontre responsabilidades e amor ao serviço da Igreja, e quando isso acontece o jovem sempre vai querer mais ajudar. Depois de um período à frente com os jovens, o jovem, não mais “verde” na igreja, com experiência espírito de liderança, poderá “avançar para as águas mais profundas”. Encontrar-se com  melhor pastoral que se identifique é sempre a melhor opção. Procure reavivar seus dons nela, para que o Espírito de Deus aja em seu coração, e que possa levar a palavra de Deus em todo lugar. Eis alguns exemplos de pastorais:
- Pastoral da Catequese (Primeira Comunhão)
- Pastoral do Crisma
- Pastoral da Juventude (Grupo de Jovens)
- Pastoral dos Enfermos
- Pastoral Carcerária
- Pastoral da Família
- Pastoral Litúrgica
- entre outros.....
Procure se informar em sua comunidade, qual está disponível, e comece desde já, a sua presença é indispensável. Você sempre tem algo para pôr em serviço. Deus escolheu sempre os que pouco tinham ou nada possuíam para segui-Lo, os seus apóstolos são prova disso. “Pouco são os chamados, mas muitos são os escolhidos”
Jovens sejam perseverantes!
Avisos
 * A partir do dia 30 estarão abertas as inscrições para o Crisma para jovens e adultos. 
* Nesse próximo sábado dia 30, não haverá expediente na secretaria.
* A partir do dia 02 de Julho, não haverá expediente nas segundas-feiras até o final do mês nas secretarias.

Palavra do Pastor - Dom Vicente Costa

MINISTÉRIOS MUSICAÍS


Nós católicos praticantes, acostumados a participar de todas as celebrações Não podemos esquecer dos ministérios musicais, pois sabemos que “Quem Canta reza duas vezes”.À mais de quinze anos todos os Domingos às 10h00 um casal muito querido que todos participam das celebrações da capela nossa Senhora Aparecida Do clube uirapuru se encantam com o Martins e Ângela seus repertórios Muito bem selecionados conforme as datas religiosas em nossa paróquia na Comunidade São Gabriel Arcanjo e outro casal muito jovem mais com o Talento de veteranos recebem nossos elogios Tiago e Aninha

Um presente de Deus para nós, não vamos esquecer de
 Domingos e Maria também da comunidade São Gabriel em nossa orações não vamos esquecer De vocês muita força e vitória 

CELEBRAÇÃO DO CRISMA 2012


Aconteceu no último 
Domingo dia 17 de junho a celebração do Crisma na paróquia São José Operário presidida pelo nosso Bispo diocesano Dom Vicente Costa.Conforme a informação da Coordenadora Cristina foram crismados 60 jovens de nossa paróquia .
Um jovem padre conhecido nosso em uma celebração com mais de 4 mil fieis em sua homilia disse da importância de ser voluntário na Igreja. Precisando ser mais voluntariosos,
faltam catequistas,ostiárias,acolhimentos, vicentinos,e em muitos movimentos paroquiais.Vejam o trabalho da Cristina e demais catequistas, uma benção para todos que podem gerar frutos muito importantes para dar continuidade em nossa igreja‘’
Catequistas não recebem bens materiais, mais todas as graças de Deus.Parabéns Cristina e que Deus abençoe vocês e todas a sua equipe. Recebem o carinho de nossas comunidades, pastorais e movimentos de nossa paróquia e em especial da equipe do Blog Vicente Ferreira Jr., Márcio Neves,Vinícius Lima, Carlos Galafassi e Priscila.

Lançamento da oração oficial marcará início das comemorações pra um ano da JMJ RIO2013


Com o vigor de quem busca a vida plena, os jovens católicos do Rio de Janeiro estão preparando, para o dia 13 de julho, uma série de atividades para marcar essa expectativa. Será uma noite animada, com show, missa, procissão, vigília e o lançamento da oração oficial da Jornada.
"A oração é o fruto da experiência de amizade do homem com o Filho de Deus, que por meio do Espírito Santo nos impulsiona a pedir ao Pai pela Jornada Mundial da Juventude. Pedimos que todos continuem a oferecer diariamente, seus sacrifícios por amor a Deus pela Jornada. A oração oficial tem a intenção de ser mais um caminho de encontro com Aquele que nos anima e nos sustenta", explicou um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, padre Arnaldo Rodrigues.
Os jovens terão a chance de estarem ainda mais unidos nessa mesma intenção ao partilhar com o mundo inteiro a oração oficial. "Preparemos os nossos corações, para levarmos Jesus a todos que ainda não o conhecem e não o amam. E que a Jornada Mundial da Juventude, e toda sua preparação, seja o momento da Graça e conversão para a vida de cada um", exortou padre Arnaldo.
A Vigília dos Jovens Adoradores, em preparação para a Jornada, que vem sendo realizada todos os meses na Igreja de Sant'Ana, Santuário Nacional de Adoração Perpétua, vai ser precedida de um show com a banda Dominus, às 20h, no Largo da Carioca. Depois do show, está prevista uma missa presidida pelo presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani JoãoTempesta.
No final do mês de julho está previsto, entre outras atividades, um grande encontro no Maracanãzinho, em celebração pela proximidade da JMJ Rio2013. Também em julho terão início as tão esperadas inscrições para a Jornada.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Faleceu Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, grande defensor da vida.

"É com grande pesar que a Diocese de Guarulhos comunica que na manhã de quarta-feira, dia 13 de junho de 2012, às 4h05min, no Hospital Stella Maris, o Exmo. Sr. Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, Bispo Emérito de Guarulhos, entregou serenamente sua alma a Deus, após longo período de enfermidade.
A Diocese de Guarulhos agradece a Deus por todo o trabalho, dedicação e entrega generosa desse apóstolo que a apascentou por quase vinte anos, pautando seu ministério episcopal no anúncio incansável do Evangelho, tornando o Cristo mais conhecido e amado, conforme seu lema episcopal: “Oportet illum crescere” (É necessário que ele cresça – Jo 3,30)

Dom Joaquim Justino Carreira - Bispo Diocesano de Guarulhos"

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mãe Peregrina forma grupo de Liturgia da Palavra


Na Comunidade Cristo Rei todo terceiro domingo de cada mês ocorre a celebração da Mãe Peregrina. Um forte momento de evangelização e comunhão para todas famílias.Especialmente neste domingo,17/06 crianças da comunidade que integram a Infanto Juvenil e Jovem prepararam e animaram a liturgia. Assim como na parábola contada por Jesus a semente foi lançada, germinada e agora começa processo de frutificação e com a graça de Deus tem tudo para dar certo. A equipe está super motivada. Não resta dúvida de que a comunidade ganha muito com esse trabalho pois se renova a cada dia, ganha novo ânimo.O Movimento tem por objetivo evangelizar as famílias com a Mãe Peregrina, dando testemunho de fé, pela participação na comunidade, na liturgia dominical e nas celebrações. O movimento visita às famílias, numa atitude de respeito, de acolhida, de escuta, ajudando-as a superar suas dificuldades; é presença nos momentos de dor e alegria e cuida da imagem para que seja passada pontualmente no dia certo, mantendo a corrente de oração diária.

sábado, 16 de junho de 2012

Palavra do Pastor - Dom Vicente Costa

Bispos e Padres rezam pela santificação dos sacerdotes


Por ocasião da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e da Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, na Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, em Salto, no dia 15 de junho, o Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, presidiu missa tendo como concelebrantes o presbitério da diocese.Em sua homilia o bispo falou que “a humanidade só será renovada quando buscar entender o mistério de amor que brota do coração aberto de Jesus”. Dirigindo-se especificamente aos padres disse: “A Igreja caminha com os pés dos padres, por isto, precisamos ser santos buscando uma profunda intimidade com o coração de Jesus”.Antes da bênção final, dada com o Santíssimo Sacramento, os padres receberam a “Carta aos Sacerdotes” redigida pela Congregação para o Clero e em sinal de unidade confraternizaram-se com um almoço 

TURISMO DA FÉ


Nossa querida Ana, conhecida pelos amigos como " AnaTur  ", comunica aos interessados que ainda tem passagens
para o "Pai Eterno" em Caldas Novas-SP para os dias 28 de Julho à 1° de Agosto de 2012. Reservas pelo
TELEFONE (011) 4582-9309 - poucas vagas

P.H.N. 2012


A propósta P.H.N. é um propósta desafiadora recheada com muita criatividades e musicalidade coisas que atrae jovens de todo o Brasil e paises vizinhos. O fato de um jovem saber que estará num local onde outros cento e ciquenta mil já estaram é um atrativo pois ele vai ver gente, conhecer gente e compartilhar suas experiências.Da paróquia São José Operário Jundiai-SP partiram dois onibus que já estão lotados. O tema desse ano será "Amigos pra voltar a amar"

Padre Wagner - Deus cuida de mim

CERCO DE JERICÓ 2012



Na última quinta-feira dia 14 de junho, 4°Dia de pregações do cerco de Jericó da paróquia São João Boscocom o tema " Ao tocar no manto recebereis a força de Cristo " MARCOS 5:25-34com a presença de 2.000 pessoas em dois ambientes. Vibrantes e cheias de fé. Aconteceu um emprevisto com o Padre Anderson devido um assalto em sua paróquia para sua
pregação era esperada por todos mais Padre Leandro rápidamente convidou o " Padre Wagner Lopes Ruivo", com 29anos de idade e quatro anos de sacerdócio, paróco da paróquia São José Operário de Sorocaba-SP, que nos presenteou com uma pregação digna de granderes pastores parabéns ao Padre Leandro Megetto com apenas dois anos de sacerdócio esta se tornando um grande líder em nossa diocese
EQUIPE DO BLOG

domingo, 10 de junho de 2012

CAMINHO NEOCATECUMENAL-BRASILIA 2012

  ENCONTRO VOCACIONAL
Uma belíssima  oportunidade de relembrar Madri 2011, ainda muito presente, e ao mesmo tempo começar a experimentar o que nos espera na JMJ Rio 2013! É isso que podemos esperar dessa peregrinação à Brasília no próximo mês de Julho mais precisamente dia 30. Os preparativos estão a todo vapor, precisamos agora que aquele peregrino que ainda não fez o acerto de sua inscrição com seus responsáveis/catequistas (Lia e Nil), faça o quanto antes. Comecem seus preparativos para esta nova oportunidade de encontrar-se com Jesus Cristo, reunam-se, mobilizem-se, organizem-se, mas acima de tudo rezem para que o Espírito Santo lhes dê o verdadeiro espírito do peregrino, vivam a peregrinação desde já! Procurem vossos catequistas!
 
Avisos
*Sensacional Festa Junina na comunidade São Gabriel Arcanjo, dias 9 e 16 de junho após a celebração.
* No dia 17 de Junho na missa das 09:30 haverá a celebração do Crisma, por isso a missa será um pouco mais longa do o normal.
  *No dia 17 de Junho haverá a 13º feijoada de Santa Cruz na comunidade Santa Cruz das 11:30 as 14:00 o valor do convite é R$ 20,00.

5o° Congresso Eucarístico Internacional

De 10 a 17 de junho acontece na Irlanda o 50º Congresso Eucarístico Internacional, com o tema: “Eucaristia, comunhão com Cristo e entre nós”.Ocasião para que esse evento seja lembrado nas celebrações de nossas comunidades, seja na Missa desse 10º Domingo do TC, seja nas celebrações e orações no decorrer dessa semana.

Novidade no Calendário Litúrgico

Bento XVI anuncia proclamação de dois novos Doutores da Igreja
A próxima Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar em Roma no mês de outubro, vai ser marcada pela proclamação de dois novos doutores da Igreja Católica, São João d’Ávila e Santa Hildegarda de Bingen.
Santa Hildegarda, nascida em Bermershein, na Alemanha, em 1098, assumiu o carisma beneditino no meio da cultura medieval, foi uma autêntica professora da teologia e estudou ciência natural e a música.
São João d’Ávila, padre católico espanhol, nascido em 1500, participou e trabalhou na renovação cultural e religiosa da Igreja e na configuração da sociedade na transição para a modernidade.
A 12ª assembleia geral do Sínodo dos Bispos vai decorrer entre 7 e 28 de Outubro deste ano, tendo como tema «A nova evangelização para a transmissão da fé cristã».
Para o Vaticano, existe a necessidade de identificar “novas expressões de evangelização para ser Igreja dentro dos contextos sociais e culturais actuais” em mutação.
“É preciso que a prática cristã guie a reflexão num progressivo trabalho de construção dum novo modelo de ser Igreja, que evite as armadilhas do sectarismo e da «religião civil» e permita, num contexto pós ideológico como o do presente, continuar a manter a forma de uma Igreja missionária”, indica o texto.
O documento apela também ao “encontro e o diálogo com as grandes tradições religiosas, especialmente as orientais”, considerados como “uma óptima ocasião para conhecer e comparar a forma e as linguagens da questão religiosa tal como se apresenta nas outras experiências”
fonte:http://www.agencia.ecclesia.pt
 

sábado, 9 de junho de 2012

Palavra do Pastor - Dom Vicente Costa

Padres diocesanos participam de reunião geral


Os padres da Diocese de Jundiaí encontram-se reunidos nesta terça-feira, 5 de junho, no Centro de Convivência “Mãe do Bom Conselho” (Casa das Irmãs Agostinianas), em Jundiaí, para reunião geral com o Bispo Dom Vicente. Entre inúmeras outras atividades, os presbíteros da diocese vão refletir sobre os “Desafios Canônicos do Sacramento do Matrimônio na vida diocesana”, Projetos do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora e os preparativos para a 28ª Jornada Mundial da Juventude.

Corpus Christi 2012 - Confecção do tapete - Paróquia São João Bosco - Jundiaí-SP


UM ANO DE FALECIMENTO - Agradecimentos



"Sei que vocês me amam portanto não sofram, conservo ainda
todo o meu afeto por vocês agora estou sendo absorvida pelo encontro
com Deus"
A família de Lenita Ferreira agradece a todas as pessoas que compareceram a mais esse ato de fé e amizade para as celebrações das missas de aniversário de falecimento no dia 6 na Comunidade São Gabriel Arcanjo e no dia 8 na Matriz de São José Operário que Deus abençoe à todos.

 VICENTE E FAMÍLIA.





MÃOS À OBRA

Está nascendo o Centro Catequético São Gabriel. Após meses de trabalho no solo com estaqueamentos, blocos de concreto e baldrames que são bases de sustentação do prédio já deram início a segunda fases da obra com a montagem dos pilares e vigas de amarração e sustentação da lage do piso superior. Este investimento conforme engenheiro responsável pela obra chegará ao custo aproximadamente à de R$ 700.000,00. Pedimos à Deus que abençoe a comissão de obras: Pascoal , Domingos, Joel e todos voluntários que participaram dos mutirões. Além das obras que são muito importantes vamos precisar de voluntários para a catequese em todas as comunidades. Estamos esperando até o final do ano mais de 8 mil novos moradores nos condomínios que estão sendo construídos em torno de nossa paróquia. Vamos mais uma vez convocar nossos jovens para se unirem nessa jornada pois virão muitos jovens que deveram ser acolhidos por vocês na pastoral da juventude e que Deus nos de saúde,paz e sabedoria nesta caminhada.
EQUIPE DO BLOG

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Avisos

* Nesta terça-feira dia 05 de Junho, reunião do clero, o Padre não irá atender.
* Na Quinta Feira dia 07 de Junho Corpus Christi a missa será as 09:00 somente aqui na São José Operário.
* No dia 17 de Junho haverá a 13º feijoada de Santa Cruz na comunidade Santa Cruz das 11:30 as 14:00 o valor do convite é R$ 20,00.
* Grupos de Reflexão favor retirar material na secretaria.

JMJ na Paróquia- Na escola de João Paulo II

No domingo, 03 Maio 2012, os jovens de nossa paróquia participaram da perscrutação da Palavra em preparação para Jornada Mundial da Juventude.
Cerca de 92 jovens estiveram reunidos no salão da comunidade São José Operário. Os catequistas, indicaram a importância da Palavra de Deus para o crescimento da fé e os participantes puderam partilhar com todos aquilo que a palavra lhes indicou.Trata-se de um momento muito importante à tradição espiritual da Igreja. A palavra de Deus, diz Santo Ambrósio, é o sustento vital de nosso espírito, ela o alimenta e governa; não há outra coisa que possa fazer viver o espírito do homem mais que a palavra de Deus. É tão grande a força e a virtude da palavra de Deus -- acrescenta a Dei Verbum -- que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual. Este encontro, faz parte dos preparativos para a JMJ.Ainda estão previstos vários outros eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e peregrinações (próxima prevista para Brasília).
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. A sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio do Janeiro.O eventou foi encerrado com um Ágape preparado pelas comunidades do caminho neocatecumenal.

sábado, 2 de junho de 2012

Palavra do Pastor - Dom Vicente Costa

Seis anos sem Dom Amaury


A Diocese de Jundiaí recorda neste sábado, 2 de junho, os seis anos de  falecimento de Dom Amaury Castanho, terceiro Bispo Diocesano de Jundiaí. Ele faleceu no dia 1 de junho de 2006, no Hospital Paulo Sacramento em Jundiaí, vítima de falência múltipla de órgãos causada por um câncer em estado generalizado.
Natural de Sousas, município de Campinas, em 19 de setembro de 1927, Dom Amaury foi Bispo Coadjutor de Jundiaí, entre os anos de 1989 a 1996, durante o governo episcopal de Dom Roberto Pinarello de Almeida. Em 2 de outubro do mesmo ano, tomou posse como terceiro Bispo Diocesano de Jundiaí, distinguindo-se por sua criatividade e zelo pastoral.
Ao completar 75 anos, em 19 de setembro de 2002, apresentou Carta de Renúncia ao Papa João Paulo II. Em janeiro de 2004, foi nomeado seu sucessor, Dom Gil Antônio Moreira.
Em setembro de 2005 passou por delicada cirurgia que o privou de parte do intestino e detectou a presença de um tumor maligno. Após meses de tratamento faleceu no dia 2 de junho de 2006, no Hospital Paulo Sacramento em Jundiaí.
O corpo de Dom Amaury foi sepultado na cripta da Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí.

Comunidades em Ação - CONVITES

COMUNIDADE SÃO GABRIEL ARCANJO
convida a todos a participarem de sua tradicional Festa Junina. 
Os festejos serão nos dias 9 e 16 de junho após as celebração da missa.
Convide seus vizinhos e amigos e venham participar
desse grande momento de confraternização. Ambiente saudável, seguro e
famíliar. PARTICIPEM:

FEIJOADA SANTA CRUZ
A Comunidade Santa Cruz como sempre promove sua tradicional feijoada
que será no dia 17 de junho PARTICIPEM



PARÓQUIA SÃO JOÃO BOSCO
convida à todos a participarem do 
CERCO DE JERICÓ

Esporte é Saúde

A  Campanha da Fraternidade de 2012 nos alertou de um problema muito sério
que é como cuidar da saúde. As escolas,academias, parques e clubes em
conjunto de uma maneira geral abrirão espaços para que todos pratique seus
esportes preferidos. O clube uirapurú promoveu no último mês de maio
dois campeonatos com as categorias Masters e Veteranos com a participação
de um grande número de paróquianos conhecidos e amigos nossos  que mostraram
suas habilidades com o futebol. Ainda no Uirapurú esta em andamento a "Copa
Jubileu de Ouro da Liga Jundiaiense de Futebol de Salão" com as categorias de base
sub-9 , sub-11,sub-13 , sub-15 e sub-17. E a Copa Uirapurú de Fut-Sal para os mais
experientes. De uma maneira geral esta surtindo efeito o que a " C.N.B.B." propôs
que todos cuidem bem de sua saúde.
Tema da Fraternidade de 2012. " QUE A SAÚDE SE DIFUNDE SOBRE A TERRA"
Veja as fotos da premiação dos atletas: