EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sábado, 10 de dezembro de 2011

Liturgia: Reflexão para o 3º Domingo do Advento

Leituras: Isaías 61, 1-2ª.10-11; Lucas 1,46-48.49-50.53-54 (R/. Is 61, 10b; Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 6, 6-24; João 1, 6-8.19-28.

 Cada domingo, dia da Ressurreição, deveria estar impregnado de alegria! Alegria marcada de modo especial, neste terceiro Domingo do Advento, quando somos convidados a ser testemunhas e seguidores de Jesus, como nos fala o homem chamado João, enviado por Deus, “para dar testemunho da luz”, e de tornar presente, para todos a proposta libertadora de Jesus. Por tradição, o terceiro domingo do Advento é denominado “Domingo Gaudete”, que significa “Domingo da Alegria”. Isso, porque a antífona de entrada começa com esta expressão: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (em latim “Gaudete in Domino sempre” – cf. Graduale Romanum). Esta, portanto, será chave para compreensão dos textos bíblico-litúrgicos, assim como dos ritos e símbolos do terceiro domingo.
Esperai! Tende coragem, não temais: Aí está o vosso Deus. Ele próprio vem salvar-vos.
(Acende-se a 3a. vela da Coroa do Advento, cor-de-rosa)
A alegria de que trata a Liturgia deste domingo liga-se à proximidade da festa da Natividade do Senhor. A percepção de que já atravessamos mais da metade do caminho rumo à noite Santa do Natal ilumina a celebração da comunidade de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário