EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Caminho Neocatecumenal transmitiu o Anúncio do Advento.


Comunidades do Caminho Neocatecumenal receberam nesta quinta-feira, 04 o Anúncio do Advento. Todos os anos este Anúncio prepara as comunidades para viverem o tempo do Advento e o Natal do Senhor. A equipe de catequistas (Vila Hortolândia) da primeira comunidade do Retiro  transmitiram o Anúncio.
Na oportunidade, comunidades vindas de outras paróquias (Santa Rita/Cecap e Santo Antonio/Anhagabaú) vieram para também receberem o Anúncio.
Também nesta oportunidade, foi transmitido o vídeo  a cerimônia de Ereção do Seminário Redemptoris Mater de Belém, presidida pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira em Agosto deste ano que trata-se de uma bela notícia. O Seminário Redemptoris Mater de Belém é um núcleo Católico formativo para a evangelização da Amazônia e aberto a todo o mundo.
Dom Alberto ressaltou a importância do Caminho Neocatecumenal para a formação de novos sacerdotes. “Todas as realidades suscitadas pelo Senhor na Igreja têm uma grande importância e o Caminho Neocatecumenal nasceu como uma experiência muito positiva na linha da evangelização, na formação de comunidades, daí a sua importância e o seu lugar essencial para a vida da Igreja”,disse.
Nesta ocasião foi lido um trecho da 2ª Carta de São Paulo aos Tessalonicenses que nos mostrou uma realidade 

que não deve ser novidade em nosso tempo. Mas alguns custam a enxergar ou a entender “o mistério da iniqüidade” a que Paulo se refere. E quando o descobrem, pensam que a questão é atual e não um processo histórico. Daí a tentação de dizer que os dias de hoje nunca foram tão difíceis e nunca houve tanta apostasia, tanto pecado, tanta maldade.Necessário se faz a vigilância.
Destacou-se também três personagens importantíssimas neste Advento:  Isaías: figura de espera pela Salvação.João Batista: figura de preparação e Maria: Virgem da esperança e Mãe do Salvador.
Foi  apresentado uma carta do Santo Padre o Papa Paulo VI do ano de 1977 onde dedica a audiência geral para elogiar este caminho após o batismo: “É aqui o renascimento do nome catecumenato que, certamente não quer invalidar nem diminuir a importância da disciplina batismal vigente, pelo contrario, quer aplicá-lo como um método de evangelização gradual e intensivo, relembrando e renovando de certa forma o catecumenato dos outros tempos.”.Os catequistas finalizaram falando da importância da oração das laudes na Igreja e de um dos símbolos do Natal que é a montagem do presépio em família falando com os filhos e netos sobre o seu significado.
                                                                                                             por Márcio Neves-Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário