EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Visita de Nossa Senhora a Santa Isabel



Caríssimos,
Com esta festa, encerramos o Mês de maio. Um mês especial na vida da Igreja.
Também conhecida como a Festa do Magnificat. A Visitação prolonga e irradia a alegria messiânica da Salvação, Maria, Arca da Nova Aliança, é teófora (portadora de Deus), e saudada por Isabel como Mãe do senhor. O calendário litúrgico leva em conta a narração evangélica que coloca a Visitação no período dos três meses entre a Anunciação e o nascimento de João Batista.
A festa da Visitação, de origem franciscana, que os frades menores já a celebravam em 1263, era celebrada a dois de julho, isto é, ao término da visita de Maria.
A festa foi depois estendida a toda a Igreja Latina pelo papa Urbano VI (1378-1389) para propiciar com a intercessão de Maria a paz e a unidade dos cristãos divididos pelo grande cisma do Ocidente no século 14.
O atual calendário litúrgico abandonou a data tradicional de 2 de julho para fixar-lhe a memória no último dia de maio, como coroação do mês que a devoção popular consagra ao culto particular da Virgem.
Fonte pesquisa: Igreja em oração-CNBB


Nenhum comentário:

Postar um comentário